Entenda qual a validade do contrato eletrônico e os cuidados ao assinar

Entenda qual a validade do contrato eletrônico e os cuidados ao assinar

Você sabe qual é a validade do contrato eletrônico para o mercado imobiliário? Esse tipo de documento digital exclui a necessidade de reunir aquela papelada e de se deslocar para que o contrato seja lido e assinado. No entanto, para que ele tenha validade jurídica, é preciso atender a alguns requisitos. O primeiro e mais

Você sabe qual é a validade do contrato eletrônico para o mercado imobiliário? Esse tipo de documento digital exclui a necessidade de reunir aquela papelada e de se deslocar para que o contrato seja lido e assinado. No entanto, para que ele tenha validade jurídica, é preciso atender a alguns requisitos.

O primeiro e mais importante é que todos os envolvidos tenham uma assinatura eletrônica — também chamado de certificado digital —, que deve ser registrada em uma unidade certificadora, credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), segundo a MP 2.200-2.

Apesar de a digitalização e informatização deixar algumas pessoas receosas, os contratos digitais são seguros, além de mais flexíveis e econômicos. Para ter essa agilidade e segurança, e garantir a validade dos contratos eletrônicos, veja alguns outros pontos em que você precisa ficar de olho antes de assinar qualquer documento.

Leia com calma

Muitos problemas com o corretor ou locatário podem ser evitados quando se lê o contrato com calma e atenção, inclusive as famosas letrinhas pequenas. Ao assinar um contrato, você está atestando que concorda com tudo o que está escrito.

Por isso, e para que não tenha contratempos em relação à validade do contrato eletrônico, não tenha pressa em assiná-lo. Mesmo com a ansiedade da mudança, busque ler e conferir todos os documentos com calma e sempre faça isso quando estiver com tempo.

Atente-se às cláusulas

Além de ler com calma todo o contrato, é imprescindível ficar de olho em todas as cláusulas. Verifique se todos os pontos do contrato estão em conforme com o que foi combinado em palavra ou se há algo com que você não concorda ou não consegue cumprir.

Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert

Sempre tenha em mente que o momento de questionar ou tentar negociar valores, condições e prazos é antes de assinar o contrato, seja ele eletrônico ou não. Por isso, a sua assinatura somente deve ser feita quando tudo estiver acordado entre todas as partes.

Observe se as informações estão corretas

Errar e se confundir é humano! E no contrato eletrônico não é diferente. Então, verifique se o seu nome e demais dados estão corretos e peça para que todas as outras partes envolvidas também verifiquem os seus dados e acordos que foram feitos.

Também é importante que você entenda que a validade do contrato eletrônico é jurídica quando tudo está de acordo e que as cláusulas e demais composições desse documento são iguais aos de papel. Por isso, é importante ler e entender cada linha para verificar os mínimos detalhes.

O contrato eletrônico não é perigoso ou facilmente violável, como algumas pessoas acreditam. A tecnologia é um grande recurso para se ter mais segurança, economia e agilidade. Para ter toda essa proteção, é importante contar com ajuda profissional para encontrar pessoas e imóveis confiáveis.

O ImovelWeb é um portal que conecta imobiliárias aos clientes. Você pode contar com filtros para encontrar mais rápido o imóvel que deseja e conta com imobiliárias e profissionais confiáveis.

A validade do contrato eletrônico está prevista em lei e pode substituir totalmente o documento físico. No entanto, para não ter problemas e dores de cabeça, leia e confira todas as partes, letrinhas pequenas e dados antes de assinar.

Precisando encontrar o imóvel ideal com segurança e tranquilidade? Acesse o Portal ImovelWeb e confira todas as oportunidades e preços!

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos
Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert