Você sabe qual é a validade do contrato eletrônico para o mercado imobiliário? Esse tipo de documento digital exclui a necessidade de reunir aquela papelada e de se deslocar para que o contrato seja lido e assinado. No entanto, para que ele tenha validade jurídica, é preciso atender a alguns requisitos. O primeiro e mais
Você sabe qual é a validade do contrato eletrônico para o mercado imobiliário? Esse tipo de documento digital exclui a necessidade de reunir aquela papelada e de se deslocar para que o contrato seja lido e assinado. No entanto, para que ele tenha validade jurídica, é preciso atender a alguns requisitos.
O primeiro e mais importante é que todos os envolvidos tenham uma assinatura eletrônica — também chamado de certificado digital —, que deve ser registrada em uma unidade certificadora, credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), segundo a MP 2.200-2.
Apesar de a digitalização e informatização deixar algumas pessoas receosas, os contratos digitais são seguros, além de mais flexíveis e econômicos. Para ter essa agilidade e segurança, e garantir a validade dos contratos eletrônicos, veja alguns outros pontos em que você precisa ficar de olho antes de assinar qualquer documento.
Leia com calma
Muitos problemas com o corretor ou locatário podem ser evitados quando se lê o contrato com calma e atenção, inclusive as famosas letrinhas pequenas. Ao assinar um contrato, você está atestando que concorda com tudo o que está escrito.
Por isso, e para que não tenha contratempos em relação à validade do contrato eletrônico, não tenha pressa em assiná-lo. Mesmo com a ansiedade da mudança, busque ler e conferir todos os documentos com calma e sempre faça isso quando estiver com tempo.
Atente-se às cláusulas
Além de ler com calma todo o contrato, é imprescindível ficar de olho em todas as cláusulas. Verifique se todos os pontos do contrato estão em conforme com o que foi combinado em palavra ou se há algo com que você não concorda ou não consegue cumprir.
Sempre tenha em mente que o momento de questionar ou tentar negociar valores, condições e prazos é antes de assinar o contrato, seja ele eletrônico ou não. Por isso, a sua assinatura somente deve ser feita quando tudo estiver acordado entre todas as partes.
Observe se as informações estão corretas
Errar e se confundir é humano! E no contrato eletrônico não é diferente. Então, verifique se o seu nome e demais dados estão corretos e peça para que todas as outras partes envolvidas também verifiquem os seus dados e acordos que foram feitos.
Também é importante que você entenda que a validade do contrato eletrônico é jurídica quando tudo está de acordo e que as cláusulas e demais composições desse documento são iguais aos de papel. Por isso, é importante ler e entender cada linha para verificar os mínimos detalhes.
O contrato eletrônico não é perigoso ou facilmente violável, como algumas pessoas acreditam. A tecnologia é um grande recurso para se ter mais segurança, economia e agilidade. Para ter toda essa proteção, é importante contar com ajuda profissional para encontrar pessoas e imóveis confiáveis.
O ImovelWeb é um portal que conecta imobiliárias aos clientes. Você pode contar com filtros para encontrar mais rápido o imóvel que deseja e conta com imobiliárias e profissionais confiáveis.
A validade do contrato eletrônico está prevista em lei e pode substituir totalmente o documento físico. No entanto, para não ter problemas e dores de cabeça, leia e confira todas as partes, letrinhas pequenas e dados antes de assinar.
Precisando encontrar o imóvel ideal com segurança e tranquilidade? Acesse o Portal ImovelWeb e confira todas as oportunidades e preços!