O que é transformação digital e como impacta o setor imobiliário?

O que é transformação digital e como impacta o setor imobiliário?

Acompanhe o post e fique por dentro das principais tendências digitais no ramo imobiliário e as mudanças que elas proporcionam!

A queda na demanda por imóveis durante o período de pandemia tem sido motivo de grande preocupação para construtoras e incorporadoras. Quando se pensa no setor imobiliário, essa inquietação é ainda maior, considerando a instabilidade gerada pela nova situação que se apresenta. Nesse contexto, é essencial entender o que é transformação digital e como isso pode ser relevante para o setor imobiliário.

O que é transformação digital no mercado imobiliário?

O termo transformação digital não deve ser reduzido à simples disponibilização dos inúmeros serviços digitais presentes em aplicativos, plataformas e sites, nem à informatização do trabalho dentro das organizações. Essa transformação é muito mais que isso, é um fenômeno social que afeta a todos.

A tecnologia da comunicação evoluiu rapidamente e transformou o modo como as pessoas interagem, deixando tudo mais eficiente, dinâmico e instantâneo. Hoje, é possível fazer negócio com pessoas de qualquer parte do mundo, em tempo real e sem excessos burocráticos. Isso inclui os contratos imobiliários, já plenamente amparados por diversas ferramentas que dispensam cartório e a presença física das partes interessadas, durante as tratativas.

Agora o consumidor ganhou muito mais mobilidade e autonomia para pesquisar, avaliar e buscar suas próprias oportunidades de investimento em qualquer setor, tudo graças à internet e aos smartphones com sua ilimitada capacidade de fornecer informações. Isso viabiliza a troca de dados e experiências o tempo todo por meio de redes sociais e canais especializados em reclamações, com depoimentos, elogios e críticas expostos.

Com esse cenário, as imobiliárias estão vendo suas estratégias de alugar e vender imóveis totalmente afetada em aspectos pontuais, como o surgimento dos portais imobiliários, que já absorveram os tradicionais classificados de jornal. Contudo, esse foi apenas o começo de algo muito mais amplo, que ainda não sinaliza dificuldades de adaptação muito impactantes — o que pode acontecer se as imobiliárias não se atentarem para as próximas inovações.

Quais são as principais tendências para o mercado imobiliário?

Para que a transformação digital no setor imobiliário seja viável, é necessário envolver as pessoas no alcance dos objetivos estratégicos do segmento. Assim, a tecnologia deve ser introduzida com a finalidade de gerar um valor significativo ao consumidor, aumentando assim a competitividade baseada na solução de problemas.

Partindo desse princípio, a tecnologia surge como ferramenta para dar esse suporte. Assim, já temos identificadas as principais tendências do setor imobiliário e que descrevemos brevemente a seguir.

Assinaturas digitais

A assinatura digital já vinha sendo usada em muitas operações como forma de agilizar e conferir mais segurança aos processos no setor imobiliário. No entanto, agora está muito mais sofisticada e inclusiva. Por isso, para facilitar a vida dos clientes e de quem trabalha no ramo imobiliário, as assinaturas digitais chegaram para ficar.

Hoje, a crise da pandemia exige distanciamento social, e esse mecanismo é mais do que bem-vindo para ajudar o fechamento de um contrato de locação ou compra e venda de forma totalmente online. Isso é bom para todos os envolvidos nas transações, já que elimina todo um trâmite burocrático desnecessário e já ultrapassado.

Smart contracts

São softwares que executam as regras contratuais automaticamente. Você pode programá-los para verificar se houve liberação de imóvel para o cliente, atualizar a administração de um condomínio a respeito dos dados de um novo morador e checar se houve pagamento de uma caução.

E também todas as demais operações pertinentes a contratos imobiliários.

Aplicativos e redes sociais

Há uma variedade de aplicativos que funcionam com aliados valiosos para a boa gestão das imobiliárias. Podemos citar o WhatsApp Business, com o qual você pode manter contato com os seus clientes, com mais proximidade, por meio de suas variadas funcionalidades.

Porém, é sempre bom lembrar-se de que é importante manter um número de telefone especialmente para atendimento em horário comercial e evitar misturar os contatos de trabalho com os pessoais.

Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert

Além do WhatsApp, as redes sociais, como Facebook e Instagram, são ótimas opções para divulgar imóveis e disseminar conteúdo relevante para o público de interesse. Considerando a quantidade de usuários conectados a essas redes, as suas chances de atrair sua atenção aumentam muito. É mais uma oportunidade de conexão e de fazer um bom marketing digital como suporte para o seu negócio imobiliário.

CRM

O Customer Relantionship Management (CRM) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente muito usada por empresas que costumam se preocupar em oferecer o melhor para o consumidor.

Ela foi desenvolvida para automatizar as atividades de contato com as pessoas e captar novos leads, o que ajuda as empresas a otimizarem seus processos, impulsionando as vendas e fidelizando o público.

Isso acontece por meio da coleta de informações dos clientes, com as quais é possível investigar o perfil do consumidor de maneira mais assertiva e oferecer o que ele realmente precisa. Trata-se de uma excelente estratégia para alcance e retenção de clientes.

Atualmente, o mercado dispõe de uma ampla gama de softwares de CRM especialmente projetados para promover a gestão de relacionamento de imobiliárias com seu público, e você pode escolher a que melhor se encaixa com o seu negócio.

Realidade virtual

Em um mundo de contínua transformação, cada vez mais veloz, as empresas devem procurar andar lado a lado com as inovações. Isso, sem dúvida, inclui os negócios imobiliários — e agora estamos falando de realidade virtual e seus acessórios incríveis.

Os óculos de realidade virtual ainda não ganharam seu espaço definitivo, porém, conforme a tecnologia avança, a tendência é que eles passem a integrar o dia a dia de clientes interessados em visitar imóveis de seu interesse sem precisar se deslocar.

Já está cada dia mais provável visualizar um futuro comprador ou locatário entrando no site da sua imobiliária para selecionar a versão virtual.

Com essa tecnologia, é possível visitar todo o local com uma sensação equivalente à de estar no próprio ambiente. É algo muito superior à visualização de fotos, que não conseguem transmitir todos os aspetos sensoriais necessários para se ter uma boa noção dos detalhes. E mais: com a presença virtual do corretor fazendo o devido acompanhamento. Trata-se de algo já disponível e que cumpre muito bem seu papel, mas que depende apenas de um pouco mais de tempo para se popularizar.

Inteligência artificial

A inteligência artificial já mexeu com o imaginário de muita gente, a ponto de criar algumas expectativas negativas sobre um futuro sombrio, dominado por máquinas humanoides vingativas. Entretanto, queremos pontuar suas qualidades, incrivelmente positivas. Ela permite a análise de inúmeros dados em poucos segundos, além da automatização dos atendimentos, identificação de fraudes e a execução de tarefas variadas.

Dentre suas diversas aplicações possíveis no ramo imobiliário, a inteligência artificial exerce uma competência vital para analisar riscos, crédito e aprovação de cadastros. Tudo pode ser feito por meio de algoritmos avançados que aprovam crédito com muita agilidade e segurança, usando critérios inalcançáveis pelos meios convencionais.

Diante de todas essas vantagens e possibilidades atuais, é fundamental para as imobiliárias passarem a entender mais sobre o que é transformação digital em toda sua profundidade e aplicá-la no dia a dia. Quanto mais cedo implementarem recursos tecnológicos inovadores, mais chances terão no mercado frente à concorrência.

E você, o que tem visto no mercado em relação à atuação das imobiliárias nesse novo cenário digital? Aproveite e compartilhe essas ideias com seus contatos! Essa é uma forma de perceber como as pessoas estão se movimentando nesse novo mercado.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos
Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert