O que o mercado imobiliário pode oferecer para a geração Z?

O que o mercado imobiliário pode oferecer para a geração Z?

Os corretores precisam acompanhar as tendências para se relacionar melhor com esses clientes

Eles são nativos digitais, absorvem a informação instantaneamente, fazem várias coisas ao mesmo tempo e são desapegados a marcas. Essa é a geração Z, formada por jovens nascidos entre a metade dos anos 1990 e o início dos anos 2000 e que já são parte ativa no mercado de consumo. Mas como pode haver um relacionamento vantajoso entre mercado imobiliário e geração z?

Nem sempre é fácil conversar com esse público. O primeiro ponto é entender que a geração Z já nasceu conectada e a tecnologia não é apenas mais um item em suas vidas, mas sim algo fundamental para se comunicarem com o mundo.

“Além disso, são pessoas que não focam em algo por muito tempo e perdem o interesse rapidamente. É a geração do zapear”, explica o palestrante e consultor corporativo Gilberto Wiesel.

Ele destaca algumas características que construtoras, imobiliárias e corretores devem considerar para se relacionar melhor com esses clientes. Veja agora tudo o que o mercado de imóveis pode oferecer a eles!

Presença online é fundamental

Não há como escapar disso. Hoje, toda e qualquer empresa deve estar presente na internet. Seja nas redes sociais, no site institucional ou abrindo canais de comunicação, é essencial que a geração z se perceba ouvida por você por meio da internet.

Hoje em dia, desde a busca até o pós-compra é resolvido por chat, WhatsApp e, menos comum, o e-mail. Para atender a essa demanda, disponibilize formas diversas de contato e faça com que sua empresa e seus profissionais sejam facilmente contatados.

Além disso, nas ações de divulgação, use vídeos, visto que esse formato é uma das principais maneiras de a geração z consumir conteúdo.

Imóvel pequeno é uma tendência que veio para ficar

Independentemente de as cidades estarem cada vez maiores e os empreendimentos estarem surgindo em cada esquina, a busca por imóveis pequenos vai além das exigências do crescimento populacional.

Atualmente, a geração z não se vê mais morando em grandes casas e apartamentos. Não somente porque as pessoas estão se casando mais tarde e, portanto, morando sozinhas, mas porque passam muito tempo fora de casa aproveitando o tempo livre.

Espaços comuns são cada vez mais valorizados pela geração z

Falamos acima de imóveis pequenos, mas é importante que o mercado imobiliário tenha em mente que isso nada tem a ver com ausência de comodidade. Mesmo preferindo metragens mais modestas, o luxo e a infraestrutura são prioridades para esses clientes.

Ter bons serviços e espaços de convivência que facilitam a vida é muito importante para essa geração, que precisa economizar cada vez mais tempo. Academias no condomínio podem ser ótimos atrativos e ter um bicicletário, por exemplo, pode ser mais prioritário do que uma vaga na garagem. Além disso, as questões ambientais e a mobilidade urbana facilitada estão cada vez mais em alta.

Boa localização é essencial para manter o conforto

Outra demanda para o mercado imobiliário é a boa localização dos imóveis. Visto que essa geração está sempre em movimento e precisa se deslocar para vários lugares, é essencial, para eles, morar em áreas bem servidas e próximas aos principais bairros. A regra, aqui, é facilidade e qualidade de vida.

Apartamentos centrais e que tenham fácil acesso a mercados, padarias, shoppings centers, farmácias e restaurantes costumam sair na frente da preferência. Da mesma forma, é preciso ter opções de lazer na região para garantir o conforto dessa geração, que é tão exigente e desprendida.

Experiências positivas valem mais do que a valorização

A geração z não está preocupada em acumular patrimônio e garantir rentabilidade no futuro. O futuro, aliás, é agora. Esses clientes priorizam imóveis que lhes ofereçam boas e novas experiências de moradia.

Empreendimentos com espaços gourmet, jardim e outros espaços que favoreçam os bons momentos podem ser mais procurados por essa geração. O mesmo vale para locais que oferecem academia e espaço para co-working.

Desprendimento é característica forte da geração z

Não adianta: os clientes que pertencem à geração z são desprendidos de bens materiais e do luxo desnecessário. O ideal, portanto, é que o mercado imobiliário ofereça opções que não prendam os clientes ao imóvel por muito tempo.

É possível oferecer aluguéis por contratos mais curtos e evitar bater na tecla de que ele poderá lucrar com um bom preço de revenda. Na verdade, essa geração quer viajar, morar fora e acumular novas experiências de vida.

Inclusive, tenha em mente que esses jovens não gostam de burocracia. Querem poder se mudar sem dores de cabeça e de forma rápida. Por isso, é importante simplificar os processos o máximo possível e deixar claro que sua imobiliária visa a desburocratização e a agilidade do negócio que está sendo feito.

Sustentabilidade é prioridade

Os clientes da geração z estão cada vez mais ligados a alternativas ambientalmente corretas e ligadas à sustentabilidade. A preocupação com o futuro e a vida das novas gerações é real e isso se estende, inclusive, na hora de escolher os imóveis que serão negociados.

O mercado imobiliário precisa estar atento a essa tendência e oferecer opções comprometidas com a natureza. Formas renováveis de geração de energia, economia de água, telhados verdes e manutenção econômica dos espaços podem aproximar cada vez mais o mercado imobiliário da geração z.

Estar atento às mudanças que a sociedade impõe é essencial para que o mercado se mantenha e prospere. Por isso, se você deseja atrair o interesse da geração z, analise como você pode atender às necessidades dessa clientela tão exigente.

Agora que você já sabe como mercado imobiliário e geração z podem conversar e render boas experiências para todos os envolvidos, que tal descobrir as maiores tendências do setor? Leia agora agora mesmo o artigo “Mercado imobiliário: 4 tendências para você seguir e se modernizar”.

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos