6 estratégias para captar clientes para sua imobiliária

6 estratégias para captar clientes para sua imobiliária

Neste artigo, descubra as estratégias mais eficientes para a captação de clientes e como implantá-las na sua imobiliária.

Qual é a diferença entre uma imobiliária que aumenta a sua base de clientes e outra que não consegue o mesmo resultado? Podemos dizer que a elaboração de estratégias eficientes para a atração de consumidores é um dos segredos das organizações mais bem-sucedidas. Em resumo, assim como a isca certa atrai o peixe desejado, a estratégia correta ajuda a captar clientes para imobiliária.

Quer conhecer as melhores técnicas para converter mais consumidores para o seu negócio de imóveis? Neste artigo, separamos algumas delas. Acompanhe!

Qual a importância de utilizar as estratégias corretas para captar clientes?

O mercado imobiliário sempre foi concorrido. No entanto, o novo modelo de negócios que tem como base o marketing digital e o business intelligence tornou a disputa por clientes ainda mais acirrada.

Se antes os empresários do setor aprendiam estratégias em livros e cursos para depois tentar aplicá-las nas suas imobiliárias, hoje as tecnologias para captação de clientes realizam essa tarefa com extrema perícia. Sendo assim, a imobiliária que não possui uma tática voltada para a conversão do público-alvo corre o risco de “ficar à deriva” no mercado imobiliário.

Essa realidade é expressa em uma citação de Sun Tzu, autor do livro “A arte da Guerra”. Ele disse, em outras palavras, que uma estratégia sem tática é uma rota mais demorada para a vitória. Já uma tática sem estratégia beira a derrota. De fato, atrair a atenção de novos clientes é uma questão de sobrevivência.

Quais são as melhores maneiras de atrair o seu público-alvo?

No livro “Presença digital — estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web”, o autor Tércio Strutzel, definiu muito bem o conceito de marketing. Ele revela que uma divulgação que atraia os consumidores precisa ser embasada na identificação das necessidades deles e no desenvolvimento de ações personalizadas.

Diante disso, elencaremos, a seguir, algumas estratégias de marketing muito eficientes para captar clientes para imobiliária.

1. Invista em mídias

Uma tática de captação de clientes que surge muito efeito são as mídias. Por exemplo, o Facebook Ads tem funcionalidades que permitem a segmentação de público por interesse, idade, região e outras características relevantes. Dessa forma, a imobiliária consegue produzir anúncios que atingirão as pessoas certas.

Uma alternativa interessante e muito efetiva é o Google AdWords. Com essa ferramenta, é possível coletar palavras-chaves para inserir em conteúdos ou anúncios de imóveis. Sendo assim, quando um internauta utilizar uma palavra-chave escolhida pela imobiliária, o site ou a oferta da empresa aparecerá nas primeiras posições das páginas de buscas.

Saindo das mídias pagas, há as redes sociais que são uma excelente “vitrine” para os imóveis de uma imobiliária. A divulgação feita nesses espaços virtuais é gratuita. Por exemplo, postagens com imagens de imóveis no Instagram tem um apelo visual muito forte. Junto com a imagem, pode-se incluir um link para o site da imobiliária que tem maiores informações sobre a moradia.

2. Reative antigas oportunidades

Sabe aquele cliente que comprou ou alugou um imóvel, mas nunca voltou a contatar a imobiliária? Que tal reatar os vínculos afetivos com ele? Fica mais fácil captar esses consumidores por que já conhecem os produtos e serviços do negócio. No entanto, antes de contatar esses clientes é importante estudá-los.

Seria interessante relembrar o seu perfil de consumo, que tipo de negócio foi realizado e as estratégias de vendas utilizadas pela equipe interna. Em seguida, para reiniciar a interação, pode-se enviar um e-mail com um título questionador, como: “Você ainda procura por um imóvel?” ou “Faz tempo que não conversamos. Seu gosto por imóveis de alto padrão mudou?”

Junto com o e-mail, envie todos os canais de contato com a imobiliária. Em especial, os das redes sociais. Se o antigo cliente seguir a imobiliária nessas mídias, será um forte indicativo de que uma reaproximação está acontecendo.

3. Utilize eventos

Determinados eventos anuais são verdadeiros “ganchos” para captar clientes. Por exemplo, imagine que próximo a um empreendimento da imobiliária, aconteça uma prova de vestibular em uma universidade. Normalmente, a maioria dos estudantes vem de outras cidades e costumam alugar apartamentos na região.

Sabendo disso, a imobiliária pode aproveitar para divulgar o seu portfólio de imóveis. Uma maneira é prospectar os estudantes com panfletos que contém informações sobre as moradias e a imobiliária. Caso a empresa tenha um aplicativo, seria muito bom ensinar os estudantes a baixá-lo nos seus dispositivos eletrônicos.

Com a devida permissão da instituição, é possível montar um stand de vendas para exibir os apartamentos e fechar contratos de locação. Essa facilidade agradará muitos alunos que estão em busca de um lugar para morar.

4. Produza conteúdo

Após descobrir as necessidades do seu público-alvo, elaborar conteúdos que os interessem é uma excelente estratégia para chamar a atenção deles. Uma sugestão é produzir artigos que falem sobre detalhes da região em que o imóvel está localizado. Dicas sobre serviços básicos, comércio e locais de lazer são muito apreciados por pessoas interessadas em comprar uma moradia em determinada localidade.

Outra opção é a produção de um e-book que apresente todos os tipos de imóveis oferecidos pela imobiliária. Na landing page de divulgação do material, perguntas, que revelem o perfil da pessoa interessada, serão excelentes direcionamentos para as campanhas de divulgação.

5. Peça feedbacks

Para fomentar ainda mais o relacionamento com o público-alvo, a imobiliária pode utilizar os questionários online. Essa ferramenta deve conter perguntas simples e diretas sobre os desejos e a impressão que as pessoas têm sobre a empresa.

Uma técnica eficiente e que ajuda o questionário a ser mais prático é o Net Promoter Score (NPS) que um sistema de pontuação de 0-10 que revela o nível de satisfação do público-alvo em relação aos produtos e serviços da imobiliária. Com base nessas informações, a empresa poderá melhorar seus processos para captar novos clientes.

6. Adote tecnologias

É indispensável o uso de recursos da internet para a atração de novos consumidores. Um exemplo é o portal de anúncios ImovelWeb que conecta a imobiliária ao cliente que deseja alugar ou comprar um imóvel. Esse é muito mais do que um site de anúncios imobiliários com mais de cinco milhões de usuários, pois há também serviços que otimizam a captação de clientes.

Um deles é o smart lead que apresenta o perfil de busca dos usuários ajudando a imobiliária a fazer ofertas personalizadas. Além disso, o recurso “mídia” automatiza o envio de email marketing. Já os filtros do portal refinam as buscas dos usuários e permite encontrar imóveis com mais facilidade.

Sendo assim, aumentar a base de clientes não é fruto do acaso, mas de estratégias bem estudadas. Seguindo as sugestões dadas neste artigo, as chances de sucesso com a conquista de novos consumidores serão enormes.

O que achou de nosso artigo? Conheceu as melhores estratégias para captar clientes para imobiliária? Deixe que os profissionais do ImovelWeb ajudem nesse processo! Acesse o nosso portal e conheça os nossos serviços.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos