índice de conteúdo
É muito comum as pessoas confundirem lotes e terrenos, pensando ser a mesma coisa. Mas, apesar de estarem relacionados, não possuem a mesma definição. Conhecer mais sobre cada um deles ajuda a encontrar a melhor alternativa para iniciar sua construção, seja para moradia ou investimento.
Os imóveis tendem a valorizam com o tempo. Com as escolhas certas, você consegue aproveitar as melhores oportunidades da região. No entanto, é preciso ter determinados cuidados antes de assinar um contrato. Pensando nisso, organizamos um guia completo sobre como diferenciar lotes e terrenos, além de apresentar dicas sobre como escolher o seu. Quer saber mais? Então, siga a leitura e acompanhe!
Sumário
O que são lotes e terrenos?
Terrenos são um pedaço de terra, urbano ou rural, sendo reservados para a construção de imóveis. Esse espaço pode ser vendido por inteiro ou dividido em várias partes, como em condomínios residenciais. Então, esses trechos de terra, que costumam ser do mesmo tamanho, são chamados de lotes.
Aqui, é válido ressaltar ainda um terceiro termo: gleba. Basicamente, gleba é a terra crua, sem qualquer adequação às leis brasileiras. A falta de regulamentos é o que diferencia glebas e lotes. Ao se servirem de infraestrutura básica, atendendo a todos os requisitos e conformidades exigidas pelas leis regionais e nacionais, passam a ser chamadas de lote.
Qual a diferença?
A principal diferença entre terreno e lote está na preparação. Por exemplo, um terreno é uma área delimitada, mas sem uma destinação específica. Assim, ele pode ser grande ou pequeno, estando desenvolvido ou não. Também não tem regras bem estabelecidas sobre urbanização. É algo mais bruto, por assim dizer.
Já os lotes são a subdivisão do terreno. Geralmente, eles estão em um planejamento, aprovado pela prefeitura, que transforma o terreno original em diversos lotes menores, com documentações e infraestruturas prontas para comercialização e construção. Ou seja, o lote é a parte acabada do terreno, bem dividida e legalizada.
Como fazer terrenos em loteamentos?
Como são tipos de imóveis diferentes, os valores de lotes e terrenos podem variar bastante, uma vez que são vendidos separadamente. Alguns proprietários se interessam em dividir grandes espaços em pequenos loteamentos para atribuir um preço a cada um, totalizando um valor que será superior à venda do local inteiro. Contudo, existem regras para tal divisão.
A fim de transformar um terreno em um loteamento, o proprietário deve seguir algumas etapas essenciais para garantir que o processo seja realizado legalmente, permitindo sua comercialização. No caso de terrenos em áreas rurais, é necessário primeiro convertê-los em urbanos, o que envolve uma audiência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o pagamento do IPTU.
Segundo o ordenamento jurídico vigente, após a divisão de um terreno, os lotes devem ter no mínimo 125 metros quadrados. Além disso, 5% da área total deve ser destinada a obras públicas, 20% para lazer e 10% para o sistema viário, incluindo calçadas, ruas e avenidas, conforme determinado pela Lei nº 6.766.
Para condomínios, as regras podem ser diferentes, exigindo lotes e recuos maiores do que o mínimo legal. Portanto, vale a pena checar o regulamento do empreendimento antes de seguir com a compra, pois lá estão delimitados todos esses valores de referência.
Por que as pessoas investem em lotes?
Por serem uma subdivisão do terreno e pedaços de terras menores, os preços dos lotes costumam ser mais acessíveis. Além disso, a segurança e a liberdade são outros dois motivos pelos quais as pessoas optam por esse investimento.
Mesmo em uma economia instável, os lotes não se desvalorizam. É uma das melhores aplicações no mercado imobiliário, pois se trata de algo materializado, não apenas de um capital na poupança. Com os documentos em mãos, a pessoa sempre garantirá os direitos sobre o imóvel. Outro ponto importante é que as despesas e burocracias para manter um lote são menores.
Por último, a aquisição de um lote permite muitas possibilidades de uso. Seja qual for o plano para o terreno — construção, venda ou simplesmente aguardar a valorização do bem —, as melhorias na infraestrutura da região tendem a aumentar os valores no setor imobiliário, garantindo que o imóvel não sofra depreciação.
Quais são os principais cuidados ao comprar lotes ou terrenos?
O primeiro passo para comprar um lote ou terreno é averiguar se há registro do loteamento. É importante verificar diversos aspectos, como a aprovação do projeto, a concessão das licenças para a edificação, entre outros. Se houver qualquer impedimento ou irregularidade, evite assinar o contrato. Observe abaixo outros cuidados que merecem a sua atenção!
Qualidade do solo
Confira a qualidade do solo antes de comprar o seu terreno ou lote. Se a terra não for apropriada para a construção, será necessário fazer novos investimentos no futuro para prepará-la antes de edificar. Um lote em declive ou acidentado precisará ser aplainado para que os pedreiros consigam construir. A presença de nascentes, córregos ou árvores nativas também pode ser prejudicial.
Ao observar a topografia pessoalmente, será fácil perceber se a área trará custos não previstos no contrato de compra e venda. Reflita se o empreendimento imobiliário planejado para o local poderá ser adaptado ao solo se ele tiver aclives. Procure um profissional licenciado para definir esses pontos e para reunir todos os dados sobre o terreno.
Posição do terreno
Avalie a posição do terreno e não invista sem fazer uma visita prévia. A proposta pode ser irresistível, mas certos fatores são relevantes para a edificação posterior e a valorização futura. Analise a facilidade de acesso ao local, a segurança da região, a distância do centro da cidade e os projetos futuros, como a construção de universidades ou shoppings.
Outro fator que deve ser observado para comprar apartamento ou terreno é a incidência de luz solar na área. Esse cuidado pode evitar diversos gastos com o loteamento e a construção, pois um lote com pouca iluminação natural exigirá adaptações estruturais. O imóvel pode precisar de luminárias especiais, claraboias e janelas maiores para compensar a falta de luz natural, o que eleva os custos.
Valorização promissora
A compra de um lote é considerada pelos investidores como um investimento que oferece um retorno mais vantajoso a longo prazo, em comparação com outras opções disponíveis no mercado. O custo inicial pode ser mais baixo em determinados períodos; no entanto, os lotes tendem a valorizar consideravelmente ao longo do tempo, especialmente quando localizados em áreas com boa infraestrutura.
Você poderá fazer a compra do lote e depois construir galpões, pontos comerciais, apartamentos ou casas para alugar. Assim, essa aquisição será uma excelente oportunidade para a obtenção de uma fonte de renda. Destaca-se que a possibilidade de valorização influencia diretamente o sucesso no lançamento dos loteamentos urbanos. Portanto, veja se o entorno da área oferece serviços essenciais, como escolas, farmácias, mercados etc.
Histórico da empresa vendedora
É indicado também analisar o histórico da empresa vendedora, do vendedor do imóvel ou do responsável pelo loteamento. Peça referências sobre outros lançamentos de loteamentos anteriores e visite-os para obter informações. Assegure-se da idoneidade de quem está vendendo o terreno, pois existem pessoas mal-intencionadas que causam prejuízos aos compradores.
Além disso, consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), o órgão responsável por verificar a confiabilidade da empresa vendedora e zelar pela sua reputação no mercado. Também é recomendável buscar o auxílio de um profissional para o fechamento do contrato, garantindo que você não caia em golpes aplicados por criminosos. Faça uma compra segura, para ter a certeza de obter os benefícios esperados.
Zoneamento da cidade
Os empreendimentos imobiliários dependem do zoneamento da cidade para serem construídos, assim como das permissões do que pode ser edificado em cada área. Por isso, é aconselhável avaliar se há indústrias, comércios ou residências no entorno. Não compre um lote para construir uma casa se o município só permitir edificações industriais.
Informe-se sobre o fornecimento de água, energia elétrica, coleta de lixo, pavimentação e outros serviços essenciais. Efetue a compra se a localidade tiver estrutura e ruas que possibilitem o acesso ao imóvel. Caso contrário, você precisará abrir vias que custarão tempo e dinheiro para que o seu empreendimento traga retornos financeiros.
Como escolher a opção ideal?
Na hora de fazer a sua escolha por um terreno ou lote, é fundamental ter atenção a alguns pontos relevantes que simplificam a seleção da melhor alternativa para os seus planos. A seguir, explicamos os principais:
- orçamento — para evitar complicações financeiras, avalie o quanto de dinheiro você tem disponível para esse fim. Em geral, os lotes costumam ter um metro quadrado mais caro, devido à infraestrutura disponibilizada, mas os terrenos exigem maiores investimentos futuros;
- localização — também é comum que os lotes em áreas urbanizadas já estejam prontos para começar a construir, enquanto os terrenos em locais menos desenvolvidos demandam um tempo maior para começar as obras;
- objetivo — para quem quer construir rapidamente, os lotes costumam ser uma alternativa melhor. Para os que desejam investir em grandes projetos com potencial de valorização, os terrenos tendem a ser mais vantajosos.
Vale observar ainda as regulamentações locais para entender as exigências, além de estabelecer o tipo de empreendimento em que você vai investir. Lembre-se também de que contar com o Imovelweb é uma ótima forma de encontrar terrenos e lotes adequados para os seus objetivos. Por isso, não deixe de consultar nosso site.
Agora você já sabe qual é a diferença entre lotes e terrenos, bem como conhece os cuidados que precisa tomar na hora de negociar. Converse com a Prefeitura Municipal onde está situado o imóvel e solicite informações sobre o loteamento. Cada município tem o seu próprio plano diretor e faz a definição das metragens mínimas.
Quer obter mais informações sobre lotes e terrenos? Então, entre em contato com nossa equipe e veja as opções disponíveis agora mesmo!