Saiba o que são os lead para corretores de imóveis e aprenda 7 estratégias para gerenciá-los

Saiba o que são os lead para corretores de imóveis e aprenda 7 estratégias para gerenciá-los

A conversão de leads para corretores de imóveis demanda um trabalho de profissionalização e melhor especialização quando se pretende criar estratégias de vendas e marketing de imóveis. Mesmo em se tratando de um objetivo evidente, nem todos os corretores conhecem a melhor forma de transformar seus contatos em possibilidades reais de vendas. Pensando nisso, selecionamos

A conversão de leads para corretores de imóveis demanda um trabalho de profissionalização e melhor especialização quando se pretende criar estratégias de vendas e marketing de imóveis. Mesmo em se tratando de um objetivo evidente, nem todos os corretores conhecem a melhor forma de transformar seus contatos em possibilidades reais de vendas.

Pensando nisso, selecionamos 7 das melhores estratégias para tornar isso possível. Mas, antes, acompanhe o texto e saiba qual é o conceito de lead e sua importância no mercado imobiliário.

O que é lead?

Um lead pode ser definido como a oportunidade de negócios para os corretores de imóveis e para as imobiliárias, ou seja, o lead é o cliente em potencial. Mas, para assim considerá-lo, é preciso extrair alguma informação específica dele, como nome, e-mail ou outro dado que viabilize o seu planejamento de marketing.

Qual é a importância da geração de leads no setor de imóveis?

Normalmente, esse cliente em potencial é alguém que já demonstrou algum interesse nos imóveis que você disponibiliza na sua plataforma ou site. Ele já procurou informações e, provavelmente, busca mais detalhes. É nessa hora que a sua chance de abordá-lo aparece. Assim, por meio das ferramentas adequadas, é possível rastrear seus interesses: arquitetura, decoração, mercado financeiro, financiamentos e outros. Com isso, você oferece o que ele procura.

As ações, portanto, consistem em trabalhar esse relacionamento, educando e transformando os contatos em oportunidades de negócio, momento no qual entram em cena os corretores e vendedores. Gerar leads passa, então, a se tornar uma das mais importantes táticas dos corretores e das imobiliárias na construção de uma base de potenciais clientes. E o que fazer, na prática? Quais são essas ações de captação? Saiba mais a seguir!

7 estratégias de geração de leads para corretores de imóveis

1. Conheça o seu público-alvo

Antes de pensar em qualquer estratégia de marketing, a primeira coisa a fazer é definir quem é a sua persona, estudando seu comportamento nas etapas de compra. No ramo imobiliário, suas características são específicas (como em qualquer outro segmento), o que exige um mapeamento de sua jornada ao longo do processo de busca pelo imóvel ideal.

Ao mapear essa jornada, você consegue estudar o perfil do seu público de interesse e entender suas dores, necessidades e dúvidas mais frequentes. Tendo em mãos esses dados, fica muito mais fácil elaborar a melhor estratégia de conteúdo e, assim, atrair e gerar os leads. Tudo isso implica, também, na delimitação e no direcionamento das ações de marketing para as pessoas certas, o que contribui com um investimento mais assertivo para chamar a atenção do público que realmente importa.

2. Invista em um bom conteúdo

Se você já ouviu falar em inbound marketing, sabe que o marketing de conteúdo é o seu centro, portanto, é o principal motor para geração de leads. Assim sendo, uma boa estratégia de marketing de conteúdo deve levar em conta os interesses do seu público-alvo em todas as etapas da jornada de compra.

As informações devem ser sempre atualizadas e originais, gerando valor e de forma consistente, com assuntos variados. Basta pensar que, ainda que o seu segmento seja o mercado imobiliário, esse universo não se restringe às questões de preços e taxas. Você pode, tranquilamente, explorar temas sobre decoração, arquitetura, paisagismo, bem-estar, mercado financeiro, investimento e muitas outras coisas relacionadas ao mundo imobiliário.

Com isso, você enriquece e diversifica o seu negócio, criando um relacionamento com os clientes baseado em empatia, que pode convertê-lo de lead a cliente fiel. Quanto mais informações colher, mais fácil se tornará a tarefa de qualificação dos leads, de maneira a levar até eles o conteúdo adequado a cada perfil e em determinados estágios da jornada de compra.

Invista, então, em blogs, videomarketing e outros tipos de conteúdos criativos e interativos nas mídias sociais, que podem impulsionar ainda mais os resultados da imobiliária.

3. Não deixe um lead sem contato

Seus leads não podem ser esquecidos. Lembre-se de que se algum usuário disponibilizou um telefone ou um e-mail, é porque está autorizando seu contato. No entanto, isso não significa ficar importunando-o com ligações constantes.

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A atitude mais correta é usar ferramentas de marketing digital. Assim, é possível criar newsletters com ofertas, e-mails marketing com conteúdo relevante, além de se colocar à disposição para esclarecer qualquer dúvida nos seus diversos canais de comunicação.

4. Continue apostando em ações tradicionais

Hoje, está cada vez mais clara a importância de se cuidar tanto das estratégias online quanto offline. Por outro lado, ainda é muito expressivo o público que privilegia as ações de outbound e as tradicionais. Então, da mesma forma que você se dedica aos conteúdos digitais, é fundamental entender que as duas maneiras de abordagem são significativas. Então, o uso conjugado dessas estratégias de marketing podem ser muito favoráveis para corretores e imobiliárias.

Para exemplificar melhor, basta pensar em uma exposições de imóveis ou no patrocínio de eventos realizados pela sua imobiliária, em que existe a possibilidade de usar o QR Code ou outras táticas similares para captar leads e trocar por descontos ou outras ofertas. Dessa forma, você cria a chance de desenvolver um trabalho de relacionamento e qualificação desses leads, levando informações e assistência a eles até a finalização da compra.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia está transformando o mercado como um todo, e no setor imobiliário isso não é diferente. Para facilitar a geração de leads, vale adotar recursos como aplicativos, chatbots, inteligência artificial, realidade virtual e outras formas de inovação que podem ser usadas de maneira criativa nas mais variadas ações off e online.

Ao ampliar as suas possibilidades e mudar o mindset, você pode revolucionar os seus negócios e se destacar da concorrência, gerando cada vez mais leads.

6. Aposte em campanhas de performance

Nas campanhas de mídia paga, você pode usufruir de ferramentas e estratégias para otimizá-las e, com isso, melhorar a performance das ações. Dessa forma, é possível testar as variáveis dentro das campanhas de Social Ads, como Instagram Ads, Facebook Ads, Google Ads e outras, e verificar que aspectos têm resultados melhores.

Algumas ferramentas permitem a realização de testes com variáveis como texto, imagem, segmentações, CTA, públicos personalizados, entre muitas outras funcionalidades, além de emitir relatórios avançados relativos às métricas de resultados. É assim que imobiliárias e corretores de imóveis conseguem entender onde se situam as maiores taxas de geração de leads por um custo menor.

7. Use as redes sociais

As redes sociais já deixaram de ser apenas canais de relacionamento há muito tempo. Elas são, hoje, canais muito poderosos de fortalecimento das marcas, uma vez que geram leads com muita facilidade.

Depois de estudar o comportamento da persona, você terá elementos suficientes para saber quais são as redes sociais mais usadas pelo seu público. Depois, é só elaborar as melhores estratégias direcionadas e divulgar de forma paga ou orgânica, com material relevante.

Um bom exemplo é o LinkedIn, que se posicionou como a maior rede de networking e profissionais ao redor do mundo. Lá, é possível publicar artigos que podem funcionar como estratégia para captar leads. Além disso, a plataforma dispõe de uma ferramenta avançada de pesquisa para identificar contatos favoráveis para o seu mercado de atuação. Com isso, você pode interagir com grupos do seu interesse e compartilhar conteúdos relevantes.

A busca pela geração de leads para corretores de imóveis também não tem limites quando o assunto é criatividade. Use e abuse desse recurso juntamente com as melhores ferramentas e estratégias de marketing que o mercado oferece. Assim, o seu negócio só tem a progredir.

Para ficar por dentro de mais detalhes, continue navegando em nosso blog ou entre em contato com a nossa equipe, que está mais que preparada para sanar todas as suas dúvidas!

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