Veja 7 dicas para gerar leads no mercado imobiliário

Veja 7 dicas para gerar leads no mercado imobiliário

A geração de leads no mercado imobiliário é uma estratégia feita para colher informações de consumidores que têm potencial em adquirir um imóvel. A partir disso, você passa a nutrir contato com a pessoa interessada, estreitando o relacionamento até a venda. Considerando que esse mercado tem crescido, a concorrência também é grande, concorda? Sendo assim,

A geração de leads no mercado imobiliário é uma estratégia feita para colher informações de consumidores que têm potencial em adquirir um imóvel. A partir disso, você passa a nutrir contato com a pessoa interessada, estreitando o relacionamento até a venda.

Considerando que esse mercado tem crescido, a concorrência também é grande, concorda? Sendo assim, ao criar uma estratégia como essa, você investe tempo em contatos com potencial de compra e passa a fazer uma abordagem personalizada.

Então, veja neste artigo as 7 dicas para gerar leads no mercado imobiliário para aumentar suas vendas!

1. Trace o perfil do lead

Cada cliente tem perfil diferente com base nas suas características, personalidade e comportamento, e isso influencia no tipo de empreendimento que ele busca. Portanto, ter esse entendimento é fundamental para apresentar o que ele precisa e se preparar para uma abordagem eficiente.

Por isso, você precisa entender qual cliente seria ideal para o tipo de empreendimento que você trabalha. Por exemplo: se são casais em busca do primeiro imóvel, pessoas que buscam lucrar com o mercado ou até mesmo aposentados com maior poder de compra.

Essas informações podem ser pesquisadas fazendo um histórico dos seus melhores clientes e encontrando interesses e circunstâncias em comum.

2. Entenda o que o lead procura

Considerando que cada lead pode buscar coisas diferentes no mercado imobiliário, você precisa se aprofundar no interesse de compra de cada perfil. Sendo assim, colha informações que te ajude a identificar detalhes como se quer alugar ou comprar, quanto pretende investir e o que ele considera um bom imóvel.

Essas informações estão relacionadas às motivações e preferências que o consumidor deseja. Elas podem ser influenciadas por uma série de fatores e permitem que você crie ofertas e abordagens personalizadas.

Além disso, quanto mais você entende as dores e necessidades do lead, mais consegue proporcionar uma experiência única. Assim, é possível deixar o cliente à vontade e demonstrar cuidado e transparência durante a negociação.

3. Desenvolva sua jornada de compra

A jornada de compra serve para ilustrar o caminho que o lead percorre até o fechamento da venda. Ao mapear essa jornada, você consegue entender em que momento o potencial cliente está e o que falta para se decidir pela aquisição do imóvel.

De forma geral, a jornada pode ser dividida em 3 fases:

  • Topo do funil: nesse primeiro momento, o potencial cliente está visitando anúncios e obtendo informações do mercado, mas ainda não tem intenção de fecha.
  • Meio de funil: agora que ele já sabe o tipo de imóvel que procura, está considerando aquele que se encaixa com suas necessidades. É nessa fase que ele se torna um lead.
  • Fundo de funil: aqui o lead já está decidido a fazer negócio, mas ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção. Então, esse é o momento da busca ativa que o levará à decisão final.

4. Ofereça conteúdo relevante

A criação de conteúdo é uma estratégia que tem sido utilizada para diversos fins. Mas principalmente para gerar leads no mercado imobiliário. Ele pode transmitir informações, atualizações sobre o mercado, responder as dúvidas mais comuns, educar o leitor e até trazer entretenimento.

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São inúmeras possibilidades. Além do conteúdo criar conexão entre você e seu potencial cliente — que passa a te ver como autoridade e referência —, você pode utilizá-lo como isca digital. Na prática, para consumir o material, o lead precisa informar dados de contato, como e-mail e telefone, por exemplo.

Essa estratégia funciona bem para clientes que estão no meio e no fundo de funil. Alguns exemplos de materiais podem ser e-books que o ajude a identificar o tipo de imóvel ideal, tour virtual 360º de um empreendimento e um dispositivo de realidade aumentada com a planta do imóvel.

5. Tenha formulários inteligentes

Para conhecer as características do potencial cliente e o tipo de imóvel que ele procura, os formulários inteligentes são uma ótima opção. Por isso, as perguntas são objetivas, mas diretas ao ponto do que se espera descobrir.

Com base nisso, além de você gerar dados também conseguirá qualificar o lead no mercado imobiliário. É como se criasse um roteiro de abordagem, porém adaptado para um formulário curto, sucinto e bastante eficiente.

Além disso, formulários digitais, de modo geral, podem reduzir tempo no processo ao identificar leads que têm potencial de fechar negócio. É uma ótima forma de otimizar a relação entre cliente, corretor e imobiliária na hora da venda.

6. Invista em canais digitais

Outra forma de atrair leads no mercado imobiliário é utilizar todos os recursos que os canais digitais podem oferecer. Afinal, ao entrar em contato com sua marca, o potencial cliente está dando a entender que pode ter interesse nos seus empreendimentos.

Com as redes sociais, por exemplo, você pode criar estratégias de anúncios pagos para divulgar seus imóveis para o público que procura algo semelhante e colher dados do usuário. Já um site profissional, é possível convidar o usuário a entrar em contato e até oferecer as iscas digitais que mencionamos.

Portais integrados fica ainda mais fácil, pois você consegue gerar o lead por meio de publicações no mercado imobiliário. Na prática, esse tipo de canal atrai o potencial cliente e o conecta direto com o corretor e a imobiliária ao compartilhar informações de contato.

7. Use a tecnologia a seu favor

É cada vez mais comum que as imobiliárias investam em tecnologia. Segundo uma pesquisa feita pela Canter Real Estate Group, 92% dos consumidores usam a internet para comprar ou alugar um imóvel. E o uso de ferramentas tecnológicas pode potencializar ainda mais esse processo.

O CRM (Customer Relationship Manager), por exemplo, é um sistema que reúne dados do cliente e gera relatórios baseados em histórico e preferências de compra. Já a realidade virtual permite criar plantas em 3D e fazer tour virtual.

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode colaborar neste mercado. Portanto, vale a pena conhecer essa tendência e investir nela.

Percebe como a geração de leads no mercado imobiliário é fundamental para criar oportunidades de negócio? O uso da tecnologia pode facilitar esse processo e alcançar ainda mais contatos. Então, não perca tempo e coloque essas dicas em prática o quanto antes!

Agora que você já sabe como essas ferramentas podem aumentar suas vendas, aproveite e siga a nossa página do Facebook. Estamos sempre publicando outros conteúdos por lá!

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