Entenda a importância da gestão de facilities no mercado imobiliário

Entenda a importância da gestão de facilities no mercado imobiliário

Facilities são serviços que envolvem a limpeza, a manutenção e a segurança dos imóveis. Por isso, no mercado imobiliário, a gestão de facilities está relacionada à imagem do seu negócio e da satisfação dos clientes. Afinal, esse é um serviço responsável por conservar as propriedades.  Garantir o funcionamento e o cuidado com a infraestrutura faz

Facilities são serviços que envolvem a limpeza, a manutenção e a segurança dos imóveis. Por isso, no mercado imobiliário, a gestão de facilities está relacionada à imagem do seu negócio e da satisfação dos clientes. Afinal, esse é um serviço responsável por conservar as propriedades. 

Garantir o funcionamento e o cuidado com a infraestrutura faz parte do dia a dia de uma imobiliária. Afinal, não basta somente divulgar os imóveis se a manutenção não é feita. Além disso, o mercado imobiliário — com a crescente necessidade de ter equipes mais alinhadas e produtivas — precisa de processos relacionados à gestão de facilities para padronizar tarefas relacionadas à conservação dos imóveis. 

Você tem enfrentado problemas nesse tipo de gerenciamento? Confira o nosso post e veja por que e como fazer a gestão de facilities na sua imobiliária. Acompanhe! 

A importância da gestão de facilities no mercado imobiliário

Se você não tem uma gestão de facilities alinhada e eficiente, terá custos elevados e perderá clientes. Isso acontece porque os facilities estão relacionados à conservação de casas, apartamentos e lotes. Então, se não preza por limpeza, manutenções e segurança, você terá problemas com a depreciação e danos ao imóvel. 

Com isso, quando for vendê-los, terá problemas com a imagem da sua imobiliária ou altos custos para reparar esses problemas. A principal função da gestão de facilities é oferecer qualidade nesse tipo de serviço e melhorar a produção das equipes de facilities. Assim, é possível obter um melhor uso do tempo e a elaboração de um cronograma para as manutenções.

É necessário manter o imóvel em bom estado e, para isso, é preciso prezar pela manutenção preventiva. Afinal, as manutenções e prevenções saem mais baratas do que reformas, certo? Lembrando que é muito comum a terceirização desses serviços no mercado imobiliário.

Agora, confira algumas das principais tarefas da boa gestão de facilities! 

Limpeza e organização 

A limpeza e a organização dos imóveis envolvem a manutenção do jardim, o recolhimento diário de lixo e outros resíduos e a verificação do estado da casa. Imagine que essa é aquela limpeza diária que você faz na sua casa para manter tudo em ordem e limpo. 

Além dessa manutenção da limpeza, é preciso fazer aquela faxina pesada periodicamente. Nesses casos, é verificada a necessidade de pinturas, trocas (maçanetas, canos e outros) ou dedetização para eliminação ou prevenção de insetos, roedores e outras pragas. 

Vale lembrar que se o imóvel estiver alugado, é importante pedir pela colaboração dos moradores para manter a limpeza e a organização. 

Manutenções elétrica e hidráulica

Para o bom funcionamento, a manutenção elétrica é essencial em qualquer edifício, independentemente do imóvel ser novo ou não. No entanto, quanto maior for a construção, maiores serão os problemas caso a manutenção elétrica não seja realizada periodicamente. 

Além disso, problemas elétricos podem levar a acidentes graves, como curto-circuitos que desencadeiam incêndios e explosões. Então, seguem alguns itens da manutenção preventiva: 

  • conferir se o dimensionamento está coerente com a necessidade da instalação;   
  • analisar o consumo dos equipamentos, principalmente do ar-condicionado;
  • inspecionar as instalações para que não ocorra sobrecarga na rede;
  • verificar sempre o estado de conservação de cabos e fios, dos plugues e dos interruptores e outras partes da instalação;  
  • verificar os equipamentos quanto a vida útil e providenciar a troca quando necessário.

Já as instalações hidráulicas são um sistema complexo, pois envolve muitos componentes. Por isso, a atenção deve ser redobrada quanto: 

Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
  • higienização das caixas d’água;
  • inspeção das bombas hidráulicas;
  • manter filtros e tubulações em perfeito funcionamento;
  • inspecionar as calhas de água pluvial;
  • limpeza das caixas de gordura, dos ralos e sifões;
  • eliminar todo foco de água parada.

Segurança

Para não expor o local e os usuários em risco, a segurança é um serviço essencial para o imóvel. Isso também vale para imóveis vazios, já que pode haver depredações e invasões. 

Além disso, a segurança tem sido um dos principais itens de seleção quando um cliente busca por um imóvel. Portanto, preze pelas seguintes tarefas na gestão de facilities: 

  • manter em funcionamento a portaria eletrônica;
  • verificar os elevadores quanto a segurança para seus usuários;
  • examinar o funcionamento de cercas elétricas como também das câmeras de vigilância.

Benefícios da gestão de facilities 

As vantagens da gestão de facilities são de importância para todos os outros setores da sua imobiliária, inclusive o financeiro. Separamos as principais delas, veja só! 

Promove a redução nos custos 

O pessoal qualificado em facilities tem treinamento sobre as melhores práticas de organização e como utilizar os recursos de forma eficiente. Quase que imediatamente, é notável uma redução nos custos. Uma vez que é realizado um uso racional dos materiais de limpeza e dos itens para reparos — ou seja, para evitar o desperdício. 

Ao terceirizar, a empresa também economiza, pois assim não precisa assumir os encargos e os direitos trabalhistas que impactam a folha de pagamento. Além de outros custos, como espaço físico para os funcionários. 

Aumenta a satisfação 

Se um cliente da sua imobiliária chega para olhar um imóvel e percebe que a manutenção não está em dia, provavelmente você não fechará negócio. A gestão de facilities mantém a limpeza e a manutenção em dia, ou seja, aspectos primordiais para a imagem da sua imobiliária. 

Melhora da manutenção 

A manutenção preventiva reduz a necessidade de arcar com reformas. Por isso, a gestão de facilities melhora a manutenção uma vez que os imóveis permanecem conservados, organizados e limpos por longos anos. 

Os desafios do setor de facilities

A gestão de facilities é o processo responsável por coordenar as equipes de limpeza, manutenção e segurança dos imóveis. Aliás, o trabalho de um gerente de facilities é bastante complicado, já que envolve diferentes solicitações a todo momento. Exatamente por isso que é preciso ter uma estratégia organizada e uma equipe treinada. 

Se na sua imobiliária não tiver a equipe necessária para a gestão de facilities, não hesite em terceirizar esses serviços. Caso contrário, as perdas — financeiras e de imagem — sairão mais caras. Sendo assim, um dos principais desafios da gestão de facilities é exatamente esse. Ter equipes alinhadas e qualificadas para esse tipo de serviço. 

Gestão de facilities no imóvel vazio

Em algumas edificações vazias, a única equipe que existe é a de vigilância. Isso para evitar problemas com furtos e depredações. No entanto, para seguir assim, é necessário que as manutenções preventivas sejam realizadas para manter o prédio em funcionamento para evitar grandes problemas e custos.

Já imaginou um cliente fazendo uma visita ao imóvel e não conseguir utilizar o elevador para chegar ao 10º andar, por exemplo? Por essa razão, um serviço especializado de facilities é importante para manter tudo organizado e funcionando perfeitamente, mesmo vazio.

A gestão de facilities diminui os erros e os retrabalhos, melhora o controle dos serviços. As fotos nos anúncios de locação ou venda são fotografadas, às vezes, quando o imóvel está disponível e em excelentes condições, tanto externa quanto internamente.

É possível atingir mais eficiência operacional e minorar os riscos inesperados com uma gestão de facilities eficiente. Então, monte uma equipe bem treinada ou considere a terceirização. O que não pode é deixar os imóveis sem essa manutenção. 

E você, como você vem executando a gestão de facilities na sua imobiliária? Conte para a gente aqui nos comentários!

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos
Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert