Como fazer contrato eletrônico corretamente no mercado imobiliário?

Como fazer contrato eletrônico corretamente no mercado imobiliário?

O contrato eletrônico é mais um exemplo de como a tecnologia vem sendo empregada no setor imobiliário e como ela gera mais segurança e agilidade às negociações. Algumas pessoas ficam com o pé atrás de assinar algo ou fechar um contrato por meio digital. No entanto, com a modernização dos meios digitais, esse processo tornou-se

O contrato eletrônico é mais um exemplo de como a tecnologia vem sendo empregada no setor imobiliário e como ela gera mais segurança e agilidade às negociações. Algumas pessoas ficam com o pé atrás de assinar algo ou fechar um contrato por meio digital.

No entanto, com a modernização dos meios digitais, esse processo tornou-se comum e muito seguro tanto para quem compra quanto para quem vende ou aluga um imóvel. Com a rotina corrida que todos têm nos dias de hoje é necessário buscar por maneiras de agilizar a nossa vida, sendo o contrato eletrônico uma delas.

Acompanhe este post e entenda o que é o contrato eletrônico vantagens e como elaborar essa ferramenta para imobiliárias que trará mais agilidade e segurança aos seus negócios.

O que é um contrato eletrônico?

Um contrato eletrônico é um documento com validade jurídica que substitui toda aquela papelada na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. A elaboração desse documento é feita por meio de uma plataforma e cada assinatura precisa ter um certificado digital.

Essa é maneira de comprovar a segurança e que determinada assinatura ou chave de assinatura é realmente sua. Também chamado de contrato digital, todas as assinaturas precisam de um certificado emitido por uma Autoridade Certificadora — empresas credenciadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Quais são as vantagens de um contrato eletrônico?

A principal vantagem do contrato eletrônico é a agilidade. Você não precisa se deslocar até cartórios, por exemplo, para comprar ou alugar um imóvel. Além disso, também não há mais necessidade de imprimir e assinar uma pilha de papéis.

A segurança também é outro ponto a favor desse tipo de contrato. Esse documento tem validade jurídica e utilizada a tecnologia de criptografia, que é praticamente inviolável. Dessa forma, além de terceiros não terem acesso aos seus documentos e informações pessoais, todo o acesso é guiado por chaves certificadoras e por uma assinatura digital.

Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert

Também podemos destacar a redução de custos gerada por esse tipo de contrato. Afinal, o deslocamento, a autenticação de documentos e impressão de contratos pode ficar caro.

Como fazer um contrato eletrônico?

Para que o seu contrato eletrônico tenha validade jurídica e garanta segurança aos envolvidos, é importante atentar aos passos de elaboração. O primeiro deles é identificar as partes e os objetivos do contrato, ou seja, quem está vendendo ou alugando o imóvel, o comprador, o corretor e as testemunhas.

Na sequência, é preciso especificar as cláusulas sobre os direitos e os deveres de cada uma das partes envolvidas, como o prazo para entrega do imóvel e como proceder em caso de alguma incoerência com o contrato.

Também é necessário determinar os prazos e as condições para o cancelamento do contrato. Lembrando que algumas dessas cláusulas são de comum acordo entre as partes, mas outras é necessário seguir as normas cabíveis.

Além de preencher e identificar as partes envolvidas e detalhes sobre a negociação, é de muita importância que conte com uma boa e segura plataforma para criar o seu contrato.

O contrato eletrônico é uma maneira tecnologia, moderna e segura que vem sendo amplamente utilizada em negociações de imóveis. No entanto, é importante contar com uma plataforma segura e que garante o suporte necessário antes, durante e após a elaboração desse documento.

Agora que você já está por dentro do que é um contrato eletrônico, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais notícias sobre o mercado imobiliário! 

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos
Inspira Materiais Mercado Imobiliário ImovelwebPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Tecnologia do Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert
Inspira Imovelweb Mercado ImobiliárioPowered by Rock Convert