Leads para imóveis: aprenda a importância e como gerar

Leads para imóveis: aprenda a importância e como gerar

O que você entende sobre gerar leads para imóveis? Trata-se de uma competência básica para quem pretende fazer negócios no contexto atual — principalmente, quando o produto em questão é um bem que demanda um alto investimento. Na prática, a geração de leads para o setor imobiliário possibilita atrair potenciais clientes e fechar mais negócios.

O que você entende sobre gerar leads para imóveis? Trata-se de uma competência básica para quem pretende fazer negócios no contexto atual — principalmente, quando o produto em questão é um bem que demanda um alto investimento.

Na prática, a geração de leads para o setor imobiliário possibilita atrair potenciais clientes e fechar mais negócios. A estratégia permite ao corretor entender o perfil do cliente e, consequentemente, ter argumentos para ser mais assertivo durante a negociação.

Quer saber como gerar leads qualificados de maneira simples? Neste post, mostramos as melhores estratégias para conseguir!

Qual é a importância de gerar leads para imóveis?

Um lead nada mais é do que um cliente em potencial, uma pessoa que já demonstrou estar interessada nos seus produtos ou serviços. Assim, gerar leads para imóveis é importante para potencializar as oportunidades de negócios, sejam para venda ou aluguel, tanto de unidades residenciais como comerciais.

Um lead é considerado qualificado quando tem real interesse em saber mais sobre um determinado imóvel da sua carteira. Portanto, gerar leads para imóveis permite que, em vez de focar seus esforços em pessoas que estão “apenas olhando”, você use seu tempo para atender quem deseja fechar negócio ou ao menos tenha interesse em ouvi-lo para efetivar a compra em um momento mais oportuna.

Quais são as melhores estratégias para gerar leads?

A geração de leads é uma ferramenta de marketing digital. Seu objetivo é coletar dados que permitam identificar com quais pessoas há mais chances de a negociação deslanchar, em vez de prospectar clientes aleatoriamente.

Como isso é feito com base nos interesses dos próprios clientes, as chances de as informações obtidas corresponderem a realidade é bem alta. A seguir, conheça as estratégias para gerar leads qualificados!

Encontre formas de conhecer seus clientes

Saber se o cliente prefere casa ou apartamento, em qual região, bem como em qual faixa de preço, não basta. Essas informações, apesar de essenciais, são insuficientes para conhecê-lo.

Saber ao certo a demanda de cada lead permite que, mesmo que você não tenha produtos adequados para ele no momento, quando surgirem opções compatíveis seu contato poderá ser efetivo. Dito de outra maneira, você não se torna um vendedor inconveniente, mas um consultor valorizado.

Esteja presente em portais especializados

Portais especializados oferecem conteúdos de qualidade, que educam, tiram dúvidas, resolvem problemas e, assim, atraem potenciais clientes. Além disso, esses espaços disponibilizam diversas formas de o lead entrar em contato. Muitas vezes, é assim que se iniciam as conversas que levam à efetivação dos negócios.

No Imovelweb, portal que une interessados em imóveis a anunciantes, o comportamento do usuário é rastreado por meio de uma ferramenta chamada SmartLeads. Depois, as informações obtidas são passadas para os corretores, aumentando as chances de sucesso nas negociações.

Marque presença nas redes sociais

Use as redes sociais para divulgar seus materiais, seja de modo orgânico ou patrocinado. Além de serem uma ótima maneira de aumentar seus contatos, elas revelam informações importantes para gerar leads qualificados.

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Afinal, pessoas que interagem (curtem, comentam ou compartilham) a determinados conteúdos demonstram interesses que não podem ser ignorados. Por exemplo: marcar o cônjuge em um post sobre um apartamento na praia pode dar sinais de que existe o interesse em adquirir um imóvel no litoral. Para essa pessoa, pode ser interessante receber uma mensagem com algum material sobre esse tipo de produto.

Ao mesmo tempo, as redes sociais são uma ótima maneira de aproveitar o marketing de indicação. Nesse caso, clientes satisfeitos recomendam seus serviços para amigos. Esse, aliás, é um dos motivos pelo qual o tratamento pós-venda é tão importante.

Cuide da sua lista de e-mail

Não ocupe a caixa de entrada de seus contatos com materiais irrelevantes. Do contrário, corre-se um alto risco de ser bloqueado. Mas você não só pode, como deve, manter um bom contato por e-mail — sem exagero e com conteúdo de qualidade. E sempre que tiver imóveis condizentes com as preferências do lead, vale a pena informá-lo.

No final do e-mail, disponibilize um campo para perguntar se ele continua interessado nesse padrão de imóvel e/ou se deseja ser avisado sobre outros tipos. Afinal, os interesses podem mudar e você não pode perder o timing dos clientes.

Promova encontros, mesmo que virtuais

Em tempos de isolamento social, por conta da pandemia de Covid-19, encontros virtuais são indispensáveis. Um evento online, como um tour virtual (transmitido em tempo real) a um imóvel em exposição, pode ser uma ótima maneira para identificar quem tem interesse verdadeiro no produto em questão.

Ao mesmo tempo, esse tipo de ação permite colher informações sobre pessoas que possam gostar de outros estilos de imóveis. Para isso, basta ter os olhos e ouvidos abertos e ficar atento a cada reação. Só não esqueça de, antes de iniciar o evento, disponibilizar um formulário de contato — o mais detalhado possível.

Faça contatos telefônicos, mas salve as informações

Um telefonema bem feito pode ser muito assertivo. O melhor é que mesmo que o cliente não tenha interesse no produto apresentado, ele pode fornecer uma série de informações relevantes para futuros contatos.

Dica: para não perder o foco anotando o que está sendo dito, vale a pena usar um software de call tracking. Dessa forma, é possível gravar a ligação (informando, previamente), analisar os dados calmamente e fazer um bom gerenciamento do lead.

O que fazer após a captação de leads?

Após o processo de atração e captação de leads, analise os dados obtidos e mensure os resultados das abordagens. Para isso, considere de onde partiram os clientes (preenchimento de formulários, contato telefônico ou via WhatsApp e mensagens em redes sociais) e invista no relacionamento por meio desses canais ou por onde o lead achar mais conveniente.

O passo seguinte é a conversão, ou seja, o caminho para fechar negócio. O percurso até a decisão ainda pode ser longo, pois depende de qual estágio na jornada de compra ele se encontra. Porém, o importante é que você está dedicando seu tempo e esforço para quem, realmente, tem interesse.

Entendeu por que é tão importante gerar leads para imóveis? O setor imobiliário, pela complexidade do produto oferecido, é um dos que mais necessita dessa ferramenta. Conhecer o cliente e realmente entender suas necessidades é a melhor forma de otimizar o processo de vendas em um ramo tão competitivo, além de aumentar as chances de fidelizá-lo para futuras oportunidades.

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