Saiba como se tornar um consultor imobiliário

Saiba como se tornar um consultor imobiliário

Você sabe o que faz um consultor imobiliário? Separamos neste artigo todas as informações importantes que você precisa para saber mais sobre o assunto

O consultor imobiliário é hoje a extensão do profissional que vende imóveis. Além de vender, ele é o responsável por compreender os desejos do cliente a fim de direcionar o que há de melhor para suprir as necessidades de cada comprador. Tornar-se consultor exige ainda mais dedicação, porque é preciso dominar tudo que envolve um processo de compra, venda e locação para responder a todos os questionamentos que o cliente tiver ao longo do percurso. Saiba um pouco mais sobre a diferença entre um corretor e um consultor de imóveis.

Aqui no Brasil existem mais de 10 universidades com formação superior e especialização em Gestão de Negócios Imobiliários, com tempo de conclusão variável de 12 a 24 meses. As disciplinas tratam das mais variadas matérias que ajudam a formar o ambiente do mercado imobiliário, como gestão empresarial, matemática financeira, direito e legislação, economia e mercado, vendas e marketing, planejamento, negócios, avaliação e gestão de imóveis, sustentabilidade e responsabilidade social, entre outros assuntos pertinentes ao dia a dia do consultor de imóveis.

O mercado tem se tornado cada dia mais exigente, cobrando dos profissionais da área maior qualificação para falar sobre o assunto. A junção de todas essas disciplinas aplicadas no curso de gestão imobiliária tem como objetivo tornar o consultor mais completo, preparado para lidar com diversas situações recorrentes da rotina de quem trabalha no setor. Toda essa combinação de especializações ajuda a formar consultores eficientes e preparados para negociar com segurança no seu trabalho.

É importante para quem deseja tornar-se consultor se preparar e investir tempo e dinheiro nas especializações necessárias para atuar na área com maior credibilidade. O consultor tem a função de buscar soluções e analisar mais a fundo os problemas que os clientes trouxerem. Ter visão estratégica da situação é a chave de ouro para conquistar o seu espaço como consultor e gerar confiança no seu trabalho.

O consultor tem como cliente não só o consumidor final que vai fazer uso do imóvel, mas também as construtoras. É através da avaliação de um profissional como o consultor imobiliário que a empresa vai decidir se é uma boa ideia construir em determinada região ou investir em determinado mercado. O consultor é quem faz o diagnóstico da situação e indica o melhor caminho a seguir para obter êxito no negócio, tendo a menor perda possível no meio do caminho.

É através de muita pesquisa e conhecimento sobre as regiões que o consultor vai conseguir detalhar em um relatório toda a análise que ele fez e oferecer as soluções adequadas para o cliente específico. Tenha sempre que possível mais de uma sugestão disponível para validar com ele a melhor delas com base nos pontos altos e baixos de cada uma. Apresentar mais de uma perspectiva da situação vai ter garantir maior credibilidade com o cliente, mas conhecimento técnico não é a única coisa importante.

Outro fator que ajuda a tornar as negociações mais rápidas é a habilidade de negociar. A forma como o consultor se porta deve ser sempre assertiva para gerar confiança desde o início. Falar de forma clara, com objetividade e se posicionar sempre com transparência são formas de conquistar a atenção que você necessita para falar sobre o que é importante. Atente-se a sua oratória e perceba os pontos em que pode melhorar para praticar mais, falar bem é essencial nas negociações. Algumas empresas oferecem workshops especializados nesse aspecto e podem ser uma alternativa para aprimorar suas habilidades.

Por fim, esteja sempre antenado ao mercado, de olho no que é relevante para o seu negócio e que pode te ajudar com os clientes que você tem. O networking feito em eventos e feiras imobiliárias é ótimo para aprender mais sobre o setor, entender a situação de outros profissionais e gerar análises mais realistas para seus potenciais investidores.

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