O que é INCC e como calcular?

O que é INCC e como calcular?

Poucas pessoas sabem o que é o INCC e como calculá-lo. Confira aqui todos os detalhes.

Quando financiamos um imóvel já pré-calculamos todo o gasto que teremos com as parcelas, não é mesmo? Mas sabe quando aparece uma parcela mais cara do que as demais? O susto é certo, ninguém quer pagar a mais por algo que já tinha um valor estipulado. Mas isso ocorre para aqueles que não têm muito conhecimento com o mercado imobiliário e seus assuntos. Essa parcela mais cara aparece por causa do índice do INCC. Poucas pessoas sabem o que é o INCC e como calculá-lo.

incc

O que é INCC

Antes de entendermos o que é o INCC temos que descobrir o que significa sua sigla. INCC significa Índice Nacional de Custos da Construção. Esse índice vai medir toda mudança dos preços de toda a matéria prima da obra, a mão de obra e os preços dos materiais utilizados na obra.

O INCC é calculado todo mês pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Toda variação, todo reajuste nos preços dos imóveis habitacionais que estão sendo construídos é a base do INCC. Assim ele vai acompanhando o aumento do preço de tudo o que falamos anteriormente, basicamente tudo o que envolve a construção do imóvel financiado durante toda a obra.

É bom ressaltar que o INCC será utilizado em casos onde o imóvel foi financiamento. Se o comprador fez a negociação pagando à vista, o valor não sofrerá nenhum tipo de ajuste.

Quando o contrato é assinado, um valor é definido, mas no montante final o valor será diferente por causa desse reajuste e assim muitas pessoas são pegas de surpresa. Por isso é sempre importante ficar atento a cada parcela do financiamento.

Como calcular o INCC

Mês de pagamento do imóvel: janeiro/2017
Mês do INCC: novembro/2016
Valor do imóvel: R$ 400.000,00
Valor pago na entrada: R$ 100.000,00

Como vimos acima, utilizaremos o INCC no mês de novembro do ano de 2016. Falta para pagar 300 mil reais, que foram financiados. Vamos fingir que serão pagos 300 parcelas de 1000 reais. O INCC desse mês fechou em 0,35%, por exemplo. Assim o saldo devedor vai subir para 300.500 reais e as parcelas irão subir para 1003,50.

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos