O que é gamificação e como impacta os corretores de imóveis

O que é gamificação e como impacta os corretores de imóveis

Você já ouviu falar sobre o que é gamificação? Sabe o quanto este formato pode impactar no treinamento de vendas para corretores de imóveis?

É indiscutível que o corretor de imóveis precisa ser capacitado. Afinal, este profissional precisa bater metas e quanto mais preparado estiver, mais vendas irá realizar.

Porém, é importante pensar em como será esse treinamento. Como fazer para que os participantes tirem o máximo de proveito possível do aprendizado que receberão? Vamos explicar o que é gamificação e você vai entender mais sobre os impactos desse formato a partir de agora.

O que é gamificação?

Gamificação significa utilizar os recursos dos jogos em determinada situação. No caso dos treinamentos, se refere a trazer as mecânicas dos games para motivar, engajar e promover a aprendizagem dos participantes.

O objetivo é tornar o aprendizado mais divertido e acessível, para que os alunos prestem mais atenção e possam reter as informações recebidas. Manter o foco dos participantes não é uma das tarefas mais simples, ainda mais hoje em dia.

Sendo assim, esta é uma estratégia que funciona bastante, já que prende a atenção do aluno. Além disso, estudos apontam que o nosso cérebro tende a guardar mais os conhecimentos que recebem de acordo com as experiências que o indivíduo vivencia. Se for em um momento de descontração, a possibilidade desse conteúdo ficar gravado é maior.

Como a gamificação impacta os corretores de imóveis?

A melhor forma de definir o que é gamificação é listando alguns dos benefícios que esse formato traz para os corretores de imóveis. Confira:

1 – Motivação

Por se tratar de um momento descontraído, os profissionais irão se divertir enquanto aprendem, o que os deixará mais motivados. Também há o fato de que se sentirão mais valorizados pela empresa, uma vez que receberão um treinamento que ajudará no desenvolvimento de suas carreiras.

2 – Trabalho em equipe

O jogo pode se tornar um jeito eficiente de induzir o trabalho em equipe, por meio de desafios que busquem o envolvimento dos profissionais para alcançar determinado objetivo. Assim, eles poderão atuar juntos e desenvolver mais essa habilidade.

3 – Competição saudável

Por ser um game que envolve pontuação e ranking, a busca pelo primeiro lugar será intensa, o que irá proporcionar uma competição saudável entre eles e fará com que todos queiram aprender cada vez mais. Se houver a possibilidade de oferecer premiações aos vencedores, melhor ainda.

4 – Feedback instantâneo

Sendo uma gamificação no formato de quiz, o corretor que errar saberá na hora e, de quebra, receberá a resposta certa. É uma forma eficiente de erro e aprendizado instantâneo, o qual ajuda bastante a reter o conhecimento.

5 –  Gestão de tempo

Com um prazo específico e pré-estabelecido, o treinamento gamificado ajuda os participantes a atingir um objetivo no menor prazo possível, o que irá ensinar e proporcionar uma melhor gestão de tempo no desenvolvimento de suas atividades diárias.

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Joice Santos
COLUNISTA
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