A importância do corretor de imóveis

A importância do corretor de imóveis

Vai comprar ou vender imóvel? Não abra mão do corretor de imóveis para fazer a intermediação

Comprar ou vender imóvel pode parecer uma decisão fácil, mas na prática é complicado tomar decisões que envolvam grandes somas em dinheiro e a realização de sonhos. São pequenos aspectos que abrangem financiamento imobiliário, avaliação, legislação específica, contratos e pequenos detalhes que, no final das contas, podem acabar acarretando diversos problemas.

Por isso, ter a presença de um especialista é fundamental. Afinal, é preciso experiência e muito conhecimento para lidar com todos os detalhes que compõem as transações imobiliárias. Se você está vivendo uma dessas situações agora, continue com a leitura do post e entenda por que contar com um corretor de imóveis é tão importante.

O corretor de imóveis é o único habilitado diante da lei

Antes de mais nada, é interessante saber não só que a profissão de corretor de imóveis é regulamentada, como que, em todo o Brasil, ele é o único autorizado a intermediar transações imobiliárias.

No entanto, quem pensa que essa é apenas uma questão de proteção da categoria, está, na verdade, deixando aspectos muito importantes de fora — entre eles, a própria proteção do cliente, seja ele vendedor ou comprador.

E é bastante simples entender por que, basta fazer algumas perguntas. Além de o corretor estudar muito para ter seu registro e conhecimentos específicos, de quantos imóveis disponíveis uma pessoa fora do ramo pode ter conhecimento sem entrar em um site ou portal imobiliário?

Quem garante que aquele imóvel está ou não dentro de uma faixa razoável de preço? Quem sabe calcular a possível valorização do imóvel nos próximos cinco anos? Quem conhece todos os trâmites dos financiamentos imobiliários? Quem conhece de perto e sabe como evitar todos os riscos de uma transação imobiliária?

Esses são apenas alguns dos muitos aspectos que a lei visa para garantir para que o cliente tenha a melhor experiência de compra/venda e não seja enganado por pessoas de má-fé sem conhecimento ou código de ética.

Couple meeting real-estate agent to buy property

Corretor de imóveis: o que faz na prática

Apesar da popularidade da profissão e do aumento do número de corretores presentes no mercado, as suas atribuições ainda são pouco conhecidas. No entanto, esse profissional se destaca no processo de compra e venda de imóveis por ser o principal aliado na hora de realizar um bom negócio. Pensando nisso, separamos a seguir algumas atribuições do corretor de imóveis.

Divulgação

Uma das principais atribuições de um corretor de imóveis é a divulgação dos imóveis com que trabalha. A maioria dos profissionais, inclusive, utiliza todos os recursos necessários para que as propriedades presentes em sua carteira sejam conhecidas pelo máximo possível pessoas. Afinal, a renda deles está condicionada pela comissão referente às vendas ou aluguéis de imóveis. Assim, a busca e atração de compradores é uma prioridade para os corretores.

Avaliação do valor do imóvel

Devido à sua experiência de mercado e formação técnica, o corretor conta com as ferramentas necessárias para avaliar as principais características de um imóvel e, com isso, estipular um valor que seja adequado. Essa etapa garante segurança tanto ao comprador, que terá a garantia de não estar adquirindo um bem superfaturado, quanto para o vendedor, que poderá ter a certeza de receber um valor justo pela sua propriedade.

Avaliação do estado da propriedade

Além de avaliar o valor do imóvel, o corretor também conta com o conhecimento necessário para atestar o estado da propriedade. Ele realiza uma analise detalhada dos componentes da estrutura — instalações hidráulicas e elétricas, pintura, piso e contrapiso, portas, janelas, fechaduras etc — e identifica possíveis defeitos e problemas que deverão ser resolvidos antes de realizar a negociação do imóvel. Isso beneficia principalmente o comprador, já que ele receberá uma casa ou apartameto em melhor estado.

Conferência da documentação

Uma etapa fundamental durante a negociação de um imóvel é a conferência da documentação. Por se tratar de uma atribuição relativamente técnica, a atuação do corretor é fundamental para evitar erros e garantir um processo tranquilo e preciso.

Redução da exposição do cliente

O corretor de imóveis também atua de modo a reduzir a exposição do cliente, evitando, assim, que ele lide com situações estressantes. Isso porque o profissional é o responsável por lidar com as negociações e realizar as visitas no imóvel, garantindo que o cliente possa ficar mais tranquilo durante esse processo.

Responsabilidade sobre os resultados do negócio

O corretor de imóveis é, por lei, responsável pelos resultados do negócio, estando sujeito a responder judicialmente caso algumas das partes seja lesada. Além disso, ele também poderá ser penalizado nos casos em que houver prejuízos decorrentes de negligência ou imperícia durante sua atuação.

O principal objetivo do corretor de imóveis

O principal objetivo de todo corretor de imóveis é ajudar o cliente a realizar o melhor negócio, apontando as melhores oportunidades e afastando-o das piores condições de pagamento.

É ele por exemplo, quem dará as principais orientações sobre os financiamentos imobiliários e poderá ajudá-lo a tirar certidões e documentos necessários em todos os cartórios. O corretor de imóveis deve acompanhar o cliente desde a escolha dos imóveis a serem visitados até o pós-venda.

Além disso, duas características que definem esse profissional são a segurança para realizar o melhor negócio e a disponibilidade para atender ao cliente nas mais variadas horas. Entenda melhor a seguir!

Confiança de estar fazendo o melhor negócio

Com a grande cartela de imóveis que o corretor tem disponível e seu conhecimento no mercado, ele é a pessoa mais habilitada a encontrar o imóvel que melhor atende às necessidades de cada cliente.

É responsabilidade dele, também, averiguar toda a documentação e garantir que a transação seja regida pelos termos da legislação regente.

Disponibilidade de atendimento a qualquer hora

Outro ponto a favor da contratação de um corretor é que ele dispõe de total disponibilidade para atender a um cliente. Isso significa que, até a concretização do negócio, o profissional estará à sua disposição. Dessa forma, vender imóvel torna-se uma tarefa mais ágil, com ações certeiras, gerando mais resultados positivos.

Os riscos de fazer negócio com pessoas não habilitadas

A inexperiência de determinados aspectos pode chegar a invalidar uma negociação que já parecia fechada. Pontos mal-amarrados, falta de documentação ou cláusulas abusivas podem trazer prejuízos futuros, tanto materiais quanto emocionais.

Para não cair nas mãos de pessoas de má-fé, é fundamental avaliar se a imobiliária ou o corretor possuem registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), se está constituída formalmente com CNPJ e se a imobiliária tem respaldo jurídico.

É fundamental entender sobre o trabalho do corretor de imóveis, o que faz esse profissional e qual a sua importância para ter segurança e tranquilidade durante o processo de negociação de um imóvel, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Além disso, há algumas particularidades referentes ao trabalho desse profissional que o tornam único. Para entender quais são, veja o que diferencia um corretor de imóveis de outros vendedores!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos