Como construir um ambiente para home office com crianças

Como construir um ambiente para home office com crianças

Home office é uma realidade para muitas pessoas, seja de maneira temporária ou definitiva. É certo que existem dicas de como manter o foco no trabalho e como organizar seu espaço.

Porém, quem tem crianças em casa, sabe que essas dicas, muitas vezes, não funcionam.

Sendo assim, qual é a melhor forma de fazer home office e cuidar das crianças ao mesmo tempo? Veja abaixo:

Defina o seu local de trabalho

O mais indicado para quem trabalha em casa, é escolher um local de trabalho vazio e tranquilo. Como sabemos que em uma casa com crianças, essas palavras não existem, a dica é escolher um lugar (seja mesa da sala, sofá, escrivaninha) que seja seu posto de trabalho.

Tenha em mente que todo momento que você estiver neste local, suas tarefas serão as da vida profissional. Assim que levantar, sua vida pessoal entra em foco. Vale lembrar de, se possível, avisar as crianças de que aquele local não é para brincar ou mexer, sabendo diferenciar o que pode ou não pode fazer.

Crie uma rotina

Trabalhar em casa é, constantemente, misturar vida particular e profissional. Por isso, saiba separar as duas partes, a fim que não entrem em conflito. Para isso, a dica é criar um cronograma a ser seguido, colocando os horários de trabalho, brincadeira com as crianças, almoço e outros afazeres.

Tente ao máximo seguir esse cronograma e com o tempo virará uma rotina. Para não perder o foco no trabalho, crie metas diárias e tente alcança-las.

As crianças também precisam de rotina

Em épocas de férias ou naqueles momentos em que todos precisam ficar em casa, é necessário pensar nos pequenos também. Afinal, eles precisam de uma rotina saudável também. Planeje atividades para eles fazerem durante o dia, assim você consegue ter mais tempo para trabalhar sem interrupções.

Quebra-cabeças, jogos e livros são ótimos para o desenvolvimento deles e ocupam uma boa parte do tempo.

Diálogo e compreensão são essenciais

Por mais que você siga todas as dicas, é importante ter em mente que: crianças são crianças. Portanto, tente relevar quando ficarem entediados ou tentarem atrapalhar o seu trabalho. Nessas horas vale a pena ter uma conversa franca com eles e tentar encontrar uma maneira de diverti-los também. Afinal, ninguém gosta de ficar trancado em casa, certo?

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos