O que avaliar na vistoria do apartamento novo?

O que avaliar na vistoria do apartamento novo?

00Se está procurando um lar ideal, talvez se preocupe com a possibilidade de acabar se mudando para um imóvel problemático. Acontece que essa preocupação não precisa impedir você de realizar seu sonho, desde que seja feita uma vistoria no apartamento novo que está nos seus planos. Adquirir um imóvel é um passo muito importante na

00Se está procurando um lar ideal, talvez se preocupe com a possibilidade de acabar se mudando para um imóvel problemático. Acontece que essa preocupação não precisa impedir você de realizar seu sonho, desde que seja feita uma vistoria no apartamento novo que está nos seus planos.

Adquirir um imóvel é um passo muito importante na vida e é preciso ser criterioso para evitar problemas futuros. Nesse sentido, a vistoria se trata de uma verificação cuidadosa que deve ser feita no apartamento, a fim de documentar as condições em que ele está. Assim você se protegerá de defeitos estruturais e inconsistências na documentação.

Sendo assim, continue a leitura para entender quais são alguns dos itens que devem ser avaliados durante a vistoria de um apartamento novo.

Sistema hidráulico

Essa parte da vistoria inclui verificar todas as torneiras, bem como confirmar se os chuveiros e descargas estão funcionando corretamente. Também é preciso examinar o funcionamento dos ralos, para ver se a água escorre para eles ou fica empoçada em alguma região. Além disso, ela deve escoar sem dificuldades para o esgoto.

Sistema elétrico

Ao inspecionar a parte elétrica da residência, verifique se há fios expostos e se todos os interruptores e tomadas funcionam corretamente. Veja também o quadro de distribuição de energia e confirme se todos os disjuntores estão funcionando de forma adequada. Procure saber se há fio terra no imóvel, o que é essencial para evitar danos em caso de sobrecarga elétrica.

Acabamentos

Verifique se há rachaduras nas paredes e se todos os pisos e azulejos estão em boas condições, ou seja, sem rachaduras ou variações na tonalidade. No chão, confirme se há peças soltas, riscos, manchas ou outras grandes imperfeições.

Bater levemente com a ponta de um cabo de vassoura no chão pode ajudar você a encontrar regiões em que a argamassa não foi bem distribuída, já que nessas áreas o som produzido deixa claro que há um espaço oco embaixo do piso.

Esquadrias

Verifique as condições das portas e janelas, o que inclui a qualidade da pintura e da afixação das peças de vidro, se for o caso. A movimentação delas deve ser suave, de forma que abram e fechem sem dificuldades. Além disso, analise se os trincos, as maçanetas e as chaves estão funcionando bem.

Documentação

Confira a situação do imóvel no cartório, a fim de confirmar se ele está devidamente registrado. Você pode solicitar certidões negativas para verificar se existem pendências que possam causar dificuldades no processo de compra.

Embora a vistoria em um apartamento novo seja feita por um dos profissionais da imobiliária, é importante que você esteja presente para acompanhar a verificação. Enquanto ela é feita, dê atenção a todos esses itens que apresentamos, de forma que não restem dúvidas na hora de fechar o negócio, certo?

Já que você está considerando a possibilidade de alugar ou comprar o imóvel ideal, que tal se informar mais um pouco sobre isso? Confira agora mesmo o artigo em que explicamos quais são os documentos necessários para alugar um imóvel.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos