Entenda os desafios e prazeres de morar sozinho

Entenda os desafios e prazeres de morar sozinho

Ter um lugar para chamar de seu, onde você exerça toda sua autonomia sobre a própria vida, sem interferências. Esse verdadeiro sonho de liberdade parece perfeito, não é mesmo? Afinal, não precisar dividir o espaço com outras pessoas tem várias vantagens. Mas, nem só de alegrias é feita a vida de quem decide morar sozinho.

Ter um lugar para chamar de seu, onde você exerça toda sua autonomia sobre a própria vida, sem interferências. Esse verdadeiro sonho de liberdade parece perfeito, não é mesmo? Afinal, não precisar dividir o espaço com outras pessoas tem várias vantagens. Mas, nem só de alegrias é feita a vida de quem decide morar sozinho. Sem querer jogar nenhum balde de água fria na sua animação, trazemos, aqui, os dois lados da vida em carreira solo.

Acompanhe a leitura e descubra os prazeres e desafios de morar só!

Primeiro vêm os prazeres

Em vez de apresentar primeiro as obrigações, depois as diversões, decidimos começar por elencar os prazeres da vida só. Assim, trazemos abaixo as vantagens que você terá ao encontrar um cantinho só seu.

Aproveitar todo o espaço

Tudo seu: a pedida é aproveitar as possibilidades de morar sozinho, que significam ter um imóvel inteiro de vantagens. Sim, seja um imóvel compacto ou outra configuração a eleita para sua moradia, o espaço estará todo ao seu dispor.

Isso significa poder mobiliar como bem entender, decorar do seu jeito e usar os ambientes como achar melhor.

Receber seus amigos sempre que quiser

Quando se compartilha a moradia, ter visitas pode ser um problema, dependendo do dia e da hora. Mas no lugar só seu, juntar o pessoal só depende da sua vontade — e de conciliar as agendas, claro.

Dá até para acomodar aqueles amigos que moram em bairros mais distantes, quando o passeio for até mais tarde. Ou convidar aquelas pessoas queridas que vivem em outras cidades para passarem o tempo que você quiser na sua casa.

Ter total autonomia sobre as regras e horários

Sua casa, suas regras, isso soa muito bem, não é mesmo? E essa parece ser a resposta para a maior parte das questões do dia a dia. Pois bem, isso é verdade, se você vive às voltas de ter que dar satisfações do que faz — ou deixa de fazer.

Também os horários de entrar e sair vão ficar a seu critério, já que não terá ninguém controlando o ritmo da sua vida.

Agora vêm os desafios

Nada que vale a pena tem um lado só, por isso, mesmo no auge da empolgação com morar sozinho, mantenha os pés no chão. Pois com eles fincados na realidade vai ser mais simples lidar com as dificuldades. Veja quais são, logo a seguir, mas lembre-se de não desanimar!

Assumir inteira responsabilidade sobre todas as contas e boletos

As contas do aluguel, água, luz e internet são responsabilidades suas quando você mora sozinho. Isso pode significar ter de alterar seu padrão de consumo, se antes você dividia esse tipo de obrigação.

Precisar providenciar a limpeza e manutenção do imóvel

Aqui, seja você limpar, ou contatar ajuda profissional, a demanda de manter o apartamento ou a casa limpa é toda sua. Os reparos e manutenções são mais tarefas com as quais terá de lidar, quando preciso.

Então, prepare a agenda para liberar um espaço no qual encaixar a faxina e os eventuais consertos. Ou deixe à mão os contatos a quem recorrer para manter a sua moradia sempre em ordem.

Veja que esses transtornos de morar sozinho são mais fáceis de contornar quando se tem um bom planejamento. Então, ao pensar em se mudar, já busque meios de se organizar, inclusive quanto às suas finanças. Caso seja necessário comprar móveis e utensílios, fazer isso com antecedência evita o acúmulo de despesas. E, claro, encontrar o lar ideal, que acomode o seu estilo de vida também é fundamental. Com esses cuidados, a experiência de viver por conta própria pode ser tão feliz quanto você imagina.

Fique por dentro de mais dicas instigantes, siga o Imovelweb no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos