Livro dá dicas para facilitar a rotina doméstica

O seu dia a dia em relação às tarefas domésticas não precisa ser cansativo e rotineiro

Young Boy Being Tutored by His TeacherIndependente do tamanho da moradia ou do número de moradores, administrar a rotina doméstica é uma tarefa da qual ninguém consegue se ver livre. Essa afirmativa foi o ponto de partida para que Maria Eugenia Sahagoff escrevesse “Rotina com Purpurina”, que está sendo lançado pela Editora Marco Zero.

Em forma de um manual prático, o livro orienta no planejamento e na organização das diversas atividades que envolvem a manutenção da casa. A autora, com fluência e senso de humor, reúne conselhos, histórias divertidas e experiências pessoais, que costumavam ser transmitidas exclusivamente dentro da família, de mãe para filhos. “Quando meus filhos tomaram cada um o seu rumo, perceberam o que era tomar conta do próprio ninho. Pediram-me conselhos e fui repassando cópias de minhas anotações. Constatei que o método funcionava e resolvi organizar essa experiência sob a forma de um manual prático para que outras pessoas também pudessem dele se servir”, afirma a autora.

As lições de sobrevivência incluem lista de compras, a maneira certa de lavar as roupas, com a tradução dos símbolos das etiquetas, o tempo de validade dos alimentos (na despensa e abertos na geladeira) e até dicas para a economia doméstica, com truques para substituir produtos de limpeza industrializados.

Por ser advogada, Maria Eugenia Sahagoff escreve, também, orientações valiosas sobre seleção de pessoal doméstico e direito trabalhista, inclusive de diaristas, incluindo modelo de contrato de experiência, recibo de pagamento e de entrega de vale-transporte, comunicado de aviso prévio e carta de convocação no caso de abandono de emprego.

Dentre as dicas de “Rotina com Purpurina”, lançado pela Editora Marco Zero, estão:

1 – Não se precipite na contratação. Não deixe de apurar a veracidade das referências e lembre-se que, quanto maior o número de dados disponíveis sobre a pessoa que terá acesso a sua intimidade, melhor. Solicite atestado de antecedentes e foto recente. Em caso de necessidade, ao invés de ficar descrevendo a pessoa, você terá condições de identificá-la pela foto.

2 – As primeiras impressões são importantíssimas. Observe também a maneira como a candidata se traja. Seja pobre ou rica, uma coisa é fundamental: limpeza.

3 – Em uma casa com crianças e bichos, certifique-se que o empregado a ser contratado goste de conviver com eles.

4 – Se você passa a maior parte do dia fora de casa, deixe seus telefones de contato num papel plastificado, colado na parede, perto do telefone mais próximo da cozinha. Se deixar solto sumirá.

5 – Não dá para fazer faxina tudo em todos os dias. Casa limpa pressupõe organização e programação das tarefas de limpeza. Faça uma relação de tarefas a serem feitas e as divida pelos dias da semana. Se estabelecer um esquema, aos poucos a rotina entra nos eixos e tudo fica mais limpo e organizado.

6 – Uma sugestão para quem tem animais dentro de casa. Não compre material de limpeza que contenha óleo de pinho, que por ser um fenol acaba intoxicando.

7 – Antes de oferecer um jantar procure adequar o cardápio ao estilo dos convidados. Treine e teste tudo antes. Nada de experimentar receitas novas. Se algo pode sair errado, evite.

8 – Álcool, clara de ovo e água quente ajudam na remoção de manchas de café na roupa. Riscos de caneta saem se esfregados com leite. Para colarinhos amarelados faça uma pasta de vinagre branco e bicarbonato de sódio , deixando descansar por pelo menos uma hora antes de colocar a camisa na máquina de lavar.

9 – O vinagre de álcool ou de vinho branco é muito útil para tirar as gorduras e o mofo dos objetos. Colocado em uma xícara ao lado do fogão, serve para absorver o mau cheiro do cozimento de algumas comidas, como o repolho, que empesteia a casa.

10 – Use sal na bucha, na falta de saponáceo, como pasta par limpar. Aproveite-o também diluído na água de enxágüe das roupas de cor, evitando que elas manchem e preservando os tons.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos