Vale a pena alugar uma kitnet mobiliada? Descubra agora!

Vale a pena alugar uma kitnet mobiliada? Descubra agora!

Um imóvel considerado perfeito para uma pessoa pode não ser para outra. Afinal, tudo depende do perfil e das necessidades de cada um. Quem está em busca do primeiro apartamento e pretende morar sozinho ou, no máximo, com mais uma pessoa, pode achar uma kitnet mobiliada uma opção bastante apropriada. Porém, quem não abre mão

Um imóvel considerado perfeito para uma pessoa pode não ser para outra. Afinal, tudo depende do perfil e das necessidades de cada um. Quem está em busca do primeiro apartamento e pretende morar sozinho ou, no máximo, com mais uma pessoa, pode achar uma kitnet mobiliada uma opção bastante apropriada. Porém, quem não abre mão de imprimir seu estilo à decoração, preferirá que o imóvel esteja vazio.

Para facilitar a escolha, reunimos os prós e contras de alugar um apê compacto e completo, com móveis, eletrodomésticos e demais objetos inclusos. Analise os diferentes aspectos com calma, considere sua rotina e, só então, tome sua decisão sem medo de se arrepender!

Quais são as vantagens de morar em uma kitnet?

Nos últimos tempos, apartamentos com poucos metros quadrados e ambientes integrados se transformaram em uma das principais tendências do mercado imobiliário. Entre elas, as kitnets apresentam ótimo custo-benefício.

Mobiliada ou vazio, há inúmeras vantagens de morar nesse tipo de imóvel. Primeiramente, destaca-se a economia, pois a metragem reduzida influencia o valor do aluguel, inclusive em bairros centrais ou em regiões mais valorizadas.

Além disso, os custos fixos (como condomínio, IPTU e contas de água e luz) e, até mesmo, os gastos inesperados (como com manutenções e reparos) costumam ser menores em kitnets do que em apartamentos mais amplos. Isso sem falar na facilidade na hora da arrumação e da limpeza.

Outro aspecto favorável às kitnets: elas são ótimas para pessoas com propensão ao consumismo ou à acumulação de objetos sem utilidade. Como nos cômodos não há espaço para excessos, os moradores são obrigados a se tornar mais práticos e conscientes. Tem coisa melhor?

Quando vale a pena alugar uma kitnet mobiliada?

No exterior, é bastante comum encontrar imóveis para locação com mobiliário, eletrodomésticos e objetos de decoração inclusos. No Brasil, isso ainda não é tão comum — porém, de uns tempos para cá, a prática vem se tornando cada vez mais frequente.

Quer saber quando vale a pena alugar uma kitnet mobiliada? Então, confira os pontos listados a seguir:

  • se você tem uma rotina semanal corrida, que lhe obrigue a passar a maior parte do dia fora de casa, entre os locais de trabalho, estudo, academia de ginástica etc.;
  • se você pretende morar sozinho ou se for recém-casado, mas ainda não tiver filhos (crianças precisam de espaço);
  • se você é estudante ou está em início de carreira e precisa ter mobilidade em relação a mudanças de cidades ou regiões, por conta de exigências acadêmicas ou profissionais;
  • se você ainda não tem móveis e eletrodomésticos, mas não quer viver em um lar sem essas comodidades, com apenas um colchão e malas para todos os lados;
  • se você quer economizar com a montagem do apartamento atual, guardando dinheiro para caprichar na decoração quando for se mudar para um local definitivo, no futuro;
  • se você gosta de praticidade, pois nesse tipo de imóvel a marcenaria costuma ser planejada, para otimizar os espaços;
  • se você acha que terminar a arrumação e a limpeza rapidamente lhe permitirá aproveitar mais os momentos livres da forma que quiser;
  • se você tem pressa para se mudar, pois imóveis mobiliados geralmente estão prontos para o inquilino entrar;
  • se você é cuidadoso para zelar pela conservação e bom funcionamento dos eletrodomésticos e mobílias do proprietário;
  • se você é uma pessoa organizada, capaz de manter tudo no seu devido lugar — algo indispensável em projetos com poucas paredes.

No mais, valem os mesmos cuidados adotados ao procurar qualquer imóvel. Observe a localização, a infraestrutura da região, a rede de comércios e serviços nas proximidades, a qualidade da iluminação pública, entre outros aspectos essenciais.

Avalie também a quantidade de unidades existentes por andar. Geralmente, quanto mais moradores no prédio, mais baixa é a taxa condominial.

Além disso, informe-se sobre a área de lazer e os espaços de uso comum do condomínio. Curtir uma piscina ou se exercitar ao ar livre, sem precisar se deslocar, é importante para os momentos em que você esteja se sentindo confinado.

Converse, ainda, sobre aspectos dos quais você não abre mão, independentemente de o imóvel ser alugado. A maioria das pessoas prefere uma pintura clara, por exemplo. Caso a cor das paredes lhe desagrade, é possível negociar a mudança de tom com o proprietário.

Quais são as desvantagens desse tipo de imóvel?

Ainda que existam inúmeros benefícios, também há desvantagens em relação à locação de kitnets mobiliadas. Entre elas, podemos citar:

  • a impossibilidade de decorar o imóvel com o estilo do morador — o que, no entanto, pode ser amenizado com a colocação de quadros, porta-retratos e outros acessórios pequenos, mas que deixam a decoração de apartamentos compactos cheia de personalidade;
  • o preço do aluguel um pouco mais alto do que em um imóvel semelhante e vazio — mas, como mostrado, o custo-benefício compensa, pois não é preciso gastar com a compra, além do transporte, serviço de montagem e instalação desses itens;
  • a falta de espaço para acomodar os próprios pertences, no caso de quem já tinha móveis e eletrodomésticos — e, consequentemente, a necessidade de vendê-los ou armazená-los em guarda-volumes (boxes para locação) existentes na cidade;
  • a dificuldade para receber convidados, seja por algumas horas, em ocasiões especiais, ou para passar alguns dias, por conta da falta de espaço;
  • a necessidade de tomar o máximo de cuidado para preservar a integridade dos itens existentes no imóvel — os quais precisam, impreterivelmente, ser vistoriados e listados antes de assinar o contrato de locação, para que o inquilino não seja injustamente responsabilizado por possíveis avarias.

Assim, alugar uma kitnet mobiliada vale a pena, principalmente, para quem mora sozinho ou para casais sem filhos que estejam em busca do primeiro apartamento. Melhor ainda se o morador — ou moradores — for estudante ou estiver em início de carreira. Afinal, ao mesmo tempo em que ter um lar equipado, prático e pequeno facilita o dia a dia, a metragem reduzida ajuda a economizar nos gastos domésticos.

Seja qual for sua preferência, mobiliada ou vazia, o importante é comparar valores e benefícios de diferentes propostas de locação. No site do Imovelweb, você certamente encontrará a kitnet que tem tudo a ver com o que você procura!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos