Descubra agora quais as melhores cidades próximas a SP para morar

Descubra agora quais as melhores cidades próximas a SP para morar

Se você busca uma qualidade de vida melhor para a sua família, mas gostaria de manter ao seu alcance todo o conforto e os recursos dos grandes centros urbanos, uma boa ideia é procurar cidades próximas a SP para morar. O interior está se tornando o refúgio preferido daqueles que procuram tranquilidade, um custo de

Se você busca uma qualidade de vida melhor para a sua família, mas gostaria de manter ao seu alcance todo o conforto e os recursos dos grandes centros urbanos, uma boa ideia é procurar cidades próximas a SP para morar. O interior está se tornando o refúgio preferido daqueles que procuram tranquilidade, um custo de vida mais baixo, segurança, ar puro e lazer mais próximo à natureza.

No entanto, quando falamos em cidades do interior, isso não significa que você ficará no meio do mato denso. Estamos nos referindo a locais com estrutura bem-organizada, porém, com um ritmo mais desacelerado e voltado ao bem-estar como uma das prioridades.

Para quem pretende mudar o jeito de viver, vale saber um pouco sobre algumas das cidades do interior paulista, que podem oferecer todo o conforto de um grande centro urbano, aliado à paz e à serenidade tão necessárias para se ter harmonia e saúde. Fique com a gente e confira!

Americana

A cidade está localizada na macrorregião de Campinas e é considerada uma das campeãs em qualidade de vida no interior do Estado. Americana já tem mais de 200 mil habitantes e uma economia predominantemente ligada ao setor de serviços.

Além disso, o comércio é forte e conta com grandes marcas dos segmentos automobilístico e agropecuário. Com um porte suficiente para oferecer segurança, infraestrutura e alternativas de trabalho e estudo em toda a região, você tem tudo que o mundo moderno pode proporcionar sem precisar da agitação desordenada das metrópoles.

Lá você encontra uma calmaria e um ritmo de vida alentador. Em Americana, dá para andar à noite pelas praças sentindo segurança para usufruir dos melhores momentos em companhia da família e dos amigos.

Campinas

Campinas também encabeça o posto de uma das cidades com maior índice de qualidade de vida do estado de São Paulo, segundo a ONU, especialmente em razão dos níveis educacionais e de expectativa de vida. Os mais de um milhão de habitantes são privilegiados com as praticidades e multiplicidades de escolha de uma capital, com todas as vantagens de uma cidade interiorana.

Fica a menos de 100 km da capital paulista e o Aeroporto Internacional de Viracopos garante acesso rápido e fácil para todos os lugares. Abriga inúmeras atividades culturais e de lazer, como a lagoa do Taquaral, onde você pode praticar exercícios ao ar livre e desfrutar de quadras esportivas.

Tem, ainda, a Concha Acústica e o Planetário, atividades destinadas ao público infantil — parquinhos, pedalinhos e caravela. É um local ideal para reuniões e passeios nos finais de semana para toda a família.

Seu polo de negócios e pesquisas também disponibiliza ótimas oportunidades para empresas de todo porte, além de centros de educação de ponta, como a Unicamp. Com tudo isso, Campinas ostenta altos índices nos quesitos de educação e longevidade.

São Bernardo do Campo

Essa cidade é tida como uma das mais importantes para a região da grande São Paulo, além de ser vital para a economia do país. O motivo é a quantidade de montadoras de carros lá situadas.

Hoje, calcula-se que a população já tenha ultrapassado 800 mil habitantes. Para quem aprecia finais de semana ou feriados fora da cidade, a localização é perfeita: São Bernardo está entre o litoral e a capital paulista.

São José do Rio Preto

Com uma economia fortemente ligada à indústria e à agricultura, São José do Rio Preto foi eleita como uma das mais promissoras cidades do país quando o assunto é desenvolvimento profissional, segundo a Revista Você S/A.

Sua localização é a noroeste do estado de São Paulo, conta com mais de 400 mil habitantes e está pronta para oferecer um estilo de vida tranquilo, lazer, segurança e educação para seus moradores.

São Caetano do Sul

São Caetano do Sul faz parte do ABC Paulista e está pertinho da capital, cotada entre os municípios detentores do maior índice de desenvolvimento humano do país.

É uma cidade perfeita para quem está em busca de boas escolas e universidades, tendo em vista o ensino de qualidade ofertado por essas instituições. Além disso, está expandindo rapidamente, enquanto mantém os melhores salários aos seus trabalhados fora dos domínios da capital paulista.

Jundiaí

É uma cidade cerca de 60 km distante de São Paulo, com uma população de menos de 500 mil habitantes. Muitas pessoas estão escolhendo Jundiaí para mudar o ritmo de vida, deslocando-se para lá definitivamente ou utilizando-a como uma cidade dormitório, com a opção de continuar trabalhando na capital.

Uma virtude muito interessante da cidade é o fato de ser considerada uma das mais seguras do país. Além disso, mantém parques e prédios antigos preservados, que constituem uma atração à parte, como é possível observar na arquitetura da Catedral da Nossa Senhora do Desterro.

Jundiaí está entre as melhores cidades próximas a sp para morar por ser um lugar bem estruturado, capaz de oferecer tudo o que os moradores precisam, mas preserva o encanto e o sossego de uma cidade do interior.

Limeira

Localizada a apenas 2 horas de São Paulo, Limeira é uma ótima escolha para empresários que mantêm negócios em cidades maiores e próximas, como a própria capital.

No entanto, uma das ótimas qualidades da cidade é o baixo custo de vida, se compararmos com cidades maiores. Outra vantagem que está valendo ouro ultimamente é o clima pacífico e calmo de suas ruas, tipicamente interioranas. Para quem está em busca de paz e tempo de sobra para viver a vida, é uma boa ideia trocar o tumulto dos grandes centros por um pouco de silêncio e mansidão.

Rio Claro

Esse município também é tido como um dos melhores locais para se viver no estado de São Paulo e localiza-se a 173 km da capital, com aproximadamente 265 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE.

Rio Claro está na 19ª posição no ranking estadual em termos de Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e oferece variados tipos de empreendimentos com conforto e qualidade. Para quem pretende fugir da agitação das grandes cidades, esse lugar é perfeito.

Valinhos

Mais uma cidade com um dos melhores IDHs do Brasil. É a capital do figo roxo e fica entre as maiores produtoras de goiaba do país. Sua localização é na região metropolitana de Campinas e atrai muita gente jovem.

Valinhos tem 120 mil habitantes e destina quase 7% do seu território à proteção ambiental. Por isso, tem fama de manter a qualidade do ar como uma das melhores do interior do Estado. Para quem gosta de proximidade com a natureza, essa é uma escolha perfeita. Trata-se de uma típica cidade onde todos se conhecem.

Como vimos, s cidades próximas a SP para morar contam com uma infraestrutura que não deixa nada a desejar para as grandes capitais. São dotadas de universidades, indústrias, áreas verdes, comércio abundante, lazer e cultura. A diferença marcante é a possibilidade de desfrutar uma tranquilidade que não se vê mais em grandes cidades, além da mobilidade que permite à população aproveitar bem o tempo longe do trânsito congestionado.

E você, já considerou a hipótese de morar em uma cidade menor, mais pacífica e agradável? Então, conte com um portal de anúncios imobiliários para ajudar na escolha ideal de um imóvel na cidade mais atraente para você!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos