Mulher no mercado imobiliário: saiba como elas conquistaram esse espaço!

 Mulher no mercado imobiliário: saiba como elas conquistaram esse espaço!

O mês de março é propício para lembrarmos da luta feminina por seu espaço na sociedade como um todo. Esse período foi eleito para fazermos reflexões sobre as conquistas das mulheres e toda sua evolução ao longo das últimas décadas. Aproveitamos a oportunidade para discorrer um pouco sobre o posicionamento da mulher no mercado imobiliário.

O mês de março é propício para lembrarmos da luta feminina por seu espaço na sociedade como um todo. Esse período foi eleito para fazermos reflexões sobre as conquistas das mulheres e toda sua evolução ao longo das últimas décadas. Aproveitamos a oportunidade para discorrer um pouco sobre o posicionamento da mulher no mercado imobiliário.

Sabemos que nem sempre a atuação feminina foi bem aceita nesse ramo. Houve um tempo em que a mulher era proibida de ocupar esse espaço, o que durou até o ano de 1958. A proibição era prevista pelo artigo 37 da Lei nº 556, de 25 de julho de 1850 (Código Comercial Brasileiro), que foi revogado, abrindo caminho para o exercício da profissão no Brasil.

Contudo, muitas adversidades persistem, mas são aos poucos derrubadas. Os resultados práticos têm demonstrado o quanto a participação da mulher no mercado imobiliário é significativo e importante. Neste post, você confere esse cenário!

Os principais desafios enfrentados pelas mulheres corretoras

A presença feminina no setor imobiliário já é bastante expressiva. Segundo uma pesquisa realizada no Estado de Minas Gerais, em 2016, essa porcentagem chegava a 48%. Tal representatividade certamente resulta da luta diária e incansável pelos direitos que são inerentes a todo ser humano, independentemente da de sua condição.

Contudo, nada disso foi fácil. Os obstáculos sempre existiram e continuam desafiando o cotidiano de todas as mulheres, seja porque precisam conquistar algo ou porque já alcançaram uma posição cobiçada e de alta responsabilidade. Mas, quais são os principais desafios que ainda persistem nessa luta? Vejamos a seguir.

Dupla jornada

O que parece ser algo superado para algumas mulheres ainda é uma dura realidade para a maioria, mesmo aquelas que já detêm certa estabilidade financeira. A dupla jornada não é algo simples de lidar, muito menos de eliminar da rotina feminina.

Infelizmente, um número altíssimo de mulheres ainda precisa se preocupar, na maior parte do tempo, com a educação dos filhos e tudo que envolve essa missão, o cuidado com a casa, o marido e até a gestão das contas domésticas.

Isso sem falar daquelas que enfrentam um trânsito absurdo nas grandes cidades, dependem de transporte público lotado e chegam tarde em casa para começar uma nova etapa de trabalho, dessa vez, com os afazeres domésticos.

Preconceito

As mulheres corretoras de imóveis já sofreram preconceitos escancarados, inclusive, na própria lei, como citamos no início. No entanto, já é notório que essas barreiras vêm cedendo à medida que o tempo passa e a convivência entre homens e mulheres se torna mais igualitária.

É evidente que ainda há muito a ser feito. Não basta eliminar um artigo disposto em uma lei do século XIX. As principais atitudes e tomadas de consciência devem emergir do convívio social e da mudança dos costumes, o que está acontecendo, apesar de tantos casos inaceitáveis de agressão às mulheres que ganharam destaque ultimamente.

No mercado de trabalho, em especial no segmento imobiliário, é do conhecimento de todos que atuam nesse setor que a influência feminina é muito positiva e lucrativa para os negócios — embora ainda estejamos dando alguns tropeços, o pior em termos de preconceito já passou.

Como pode ser a atuação da mulher no mercado imobiliário

Diante de tantas lutas e desafios, preparar-se para enfrentar o mercado é uma saída razoável e segura. É importante ter capacitação e conhecimento, principalmente em como vencer as adversidades da profissão de corretora e conseguir destaque na área. Com base nisso, é interessante conferir algumas dicas que preparamos para ajudar a dar impulso ao sucesso da sua carreira!

Providencie um registro no CRECI

Para quem deseja se profissionalizar no ramo imobiliário, o primeiro passo é conseguir um registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), o que é fundamental para o exercício da ocupação de corretor. No entanto, é importante atentar para a condição do CRECI de cada Estado, já que a regularização pode ser diferente de região para região.

Desenvolva competências humanas

Muitas carreiras exigem habilidades específicas dos profissionais para lidar com os mais variados tipos de pessoas. No mercado imobiliário, isso é particularmente importante, tanto em relação aos clientes, quanto aos colegas de trabalho, o que exige jogo de cintura para enfrentar situações inesperadas a qualquer momento do dia.

Estamos falando de empatia e inteligência emocional. Sim, é um assunto que está em alta e muita gente discute sobre isso em todas as rodas de conversa. Não é para menos, afinal, trata-se de um tema sério, que faz toda a diferença nas relações interpessoais quando bem trabalhado.

Portanto, corretores imobiliários devem estar preparados para críticas e elogios e saber administrar as duas situações com a mesma ponderação. De qualquer maneira, existem algumas condutas que podem ser desenvolvidas e bem usadas para encantar os clientes e fechar negócios com mais facilidade, como proatividade, motivação, carisma, comprometimento e empatia.

Além dessas qualidades, o espírito de liderança também tem um peso muito grande em profissões como a de corretora de imóveis e, hoje em dia, muitas mulheres assumem funções de liderança com bastante desenvoltura.

Domine os conhecimentos técnicos da área

Conhecer as bases técnicas de qualquer profissão é uma condição indispensável. Na área imobiliária, não é diferente. Procure dominar o conhecimento técnico necessário para progredir e se destacar no seu ramo, afinal, é dessa forma que você conseguirá ter autoridade naquilo que atua.

Lembre-se de que a capacitação constante é vital para o sucesso de qualquer profissional e costuma ser levado muito a sério pelas mulheres. Aliás, foi dessa forma que muitas conseguiram ultrapassar a marca de homens bem-sucedidos no mercado de trabalho.

O alto nível de escolaridade feminino foi responsável por boa parte dessa superação. No setor imobiliário, isso também está presente, já que as mulheres costumam se preocupar mais profundamente com o perfil das pessoas, sobre o que elas sentem, pensam e esperam encontrar. Sendo assim, invista a fundo nesses quesitos.

Para complementar, faça cursos de aperfeiçoamento e considere a opção de investir em um software de gestão para melhorar o desempenho do seu trabalho e valorizar mais o tempo.

Seja organizada

Manter a agenda organizada é um requisito essencial para qualquer corretor de imóveis, logo, a dica é a mesma para as mulheres. Ter uma boa organização ajuda a cumprir as atividades com mais efetividade, além da pontualidade nos compromissos e nas reuniões de equipe. A eficiência da gestão da carteira de clientes também é um ponto crucial, uma vez que auxilia no entendimento de cada uma das etapas do atendimento.

O dinamismo é outra característica que dá bastante suporte na organização diária, já que a adaptação às diferentes circunstâncias é constantemente exigida nesse segmento de atuação.

Aposte na tecnologia

No ramo de imóveis, investir em tecnologia se tornou primordial para ajudar a atrair mais clientes, melhorar os processos e ganhar tempo e visibilidade. A internet oferece diversas opções, entre sites, plataformas online, blogs, redes sociais e portais.

A chegada da era digital mudou drasticamente o comportamento de compra das pessoas, que passaram a pesquisar e adquirir serviços e produtos de todo tipo pela web. Hoje, é possível comprar absolutamente tudo pela internet, de forma cômoda (sem sair de casa), rápida e segura.

Para as mulheres corretoras, essa forma de apresentar seus imóveis também é um grande facilitador, uma vez que encurta caminhos e dá muito mais amplitude aos negócios. Para enriquecer a sua estratégia de marketing, mantenha um site bem elaborado e personalizado. Conecte-o a um blog, onde você poderá oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo e, assim, chamar a atenção dele para o que o seu negócio tem a oferecer. Um detalhe importante é que tudo isso pode ser feito por baixíssimo custo, por meio de templates gratuitos facilmente encontrados na web.

Vale também apostar em uma plataforma online para expor os imóveis com o máximo de descrições possível, fotos de qualidade e de maneira atrativa. O Imovelweb é uma excelente opção que pode exercer um papel importante na carreira da mulher no mercado imobiliário. Acesse e comece a exibir o seu catálogo o quanto antes!

Gostou do nosso artigo? Se você está começando a investir no marketing do seu negócio, entenda como começar na internet e ganhar mais chances de sucesso!

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos