6 benefícios do seguro fiança para realizar o contrato de aluguel sem fiador

6 benefícios do seguro fiança para realizar o contrato de aluguel sem fiador

A necessidade de encontrar um fiador pode tornar o processo de locação inviável para a maioria dos locadores. Afinal, é muito difícil encontrar um terceiro que esteja disposto a oferecer o próprio imóvel em garantia pelo pagamento do aluguel de outra pessoa. Por este motivo, existem locatários que contam com outras opções, por exemplo, o seguro fiança.

Neste artigo, vamos mostrar as principais opções para realizar o contrato de aluguel sem fiador com o seguro fiança e como isso pode viabilizar a locação para quem tem dificuldade em obter uma pessoa para realizar este processo. Por outro lado, explicaremos o que é o seguro fiança locatícia e os seus benefícios para o locador.

Gostaria de entender a importância de escolher os melhores locais para locação e que ofereçam essa opção? Conclua a leitura deste post!

Saiba o que é o seguro fiança locatícia

Seguro fiança é uma modalidade criada para assegurar o ressarcimento dos alugueis e seus encargos para o locatário caso o inquilino fique inadimplente. Ele ficará vigente enquanto durar o prazo do contrato de locação e pode ser contratado pelo inquilino que não tem um fiador. Essa opção é reconhecida pela Lei do Inquilinato, portanto, é válida.

O seguro fiança pode ser contratado na hora de firmar o contrato de locação e oferecer diversas vantagens para o contratante. Por exemplo, existem transportadoras que fazem convênios com as seguradoras e realizam as mudanças de um imóvel para o outro por preço acessível e com descontos. Assim o serviço de transporte custará menos para alugar um imóvel.

Entenda como o seguro fiança pode viabilizar a locação

A modalidade do seguro fiança viabiliza a locação quando o locatário não consegue um fiador que assine o contrato. O processo de contratação do seguro é muito rápido e sem burocracia. Após contratá-lo, o inquilino pode assinar o instrumento contratual e combinar a entrega das chaves para fazer a sua mudança de endereço.

Alguns modelos de seguros fazem parcerias com imobiliárias, oferecem instalações gratuitas e consertos emergenciais para o contratante. Caso uma torneira seja quebrada ou ocorra um problema na rede de energia elétrica, as dificuldades serão facilmente sanadas com a ajuda de um profissional especializado que será escolhido pela seguradora.

Além do mais, existem seguros que cobrem a conversão de gás e os serviços de pintura antes e depois da realização da mudança. Desse modo, o inquilino vai economizar o dinheiro que seria gasto com esses detalhes e não precisará se preocupar com a existência de vazamentos ou outras questões relacionadas às instalações da casa ou apartamento.

Compreenda os benefícios do seguro fiança para o locador

O seguro fiança permite o parcelamento de seus custos, visto que ele pode ser pago durante o ano e costuma custar aproximadamente o preço de uma parcela do aluguel e mais a metade de outra. O montante é diluído nas mensalidades e acaba custando mais barato do que o pagamento da caução que exige o depósito de 3 aluguéis em uma conta bancária.

1. Dispensa do fiador

Essa modalidade dispensa o fiador que deixa de ser necessário, visto que a seguradora vai garantir o contrato de aluguel. Localizar um terceiro que se encaixe nas exigências da imobiliária e que se responsabilize por uma dívida que não é dele pode ser uma tarefa desafiadora. As imobiliárias exigem que os fiadores tenham uma determinada renda mensal, bens imóveis para fazerem a análise.

Além de ser cansativo realizar esse procedimento, o fiador poderá ter problemas se algo der errado durante o prazo do contrato. O seguro fiança oferece a garantia para locadores e locatários de que os valores dos alugueis serão pagos dentro do prazo se houverem imprevistos. Dessa forma, é totalmente desnecessária a procura por fiadores.

2. Dispensa do seguro caução

O seguro caução é um valor exigido pelos locatários no ato da contratação do aluguel. Ele equivale a três vezes o valor de um mês de aluguel e precisa ser depositado em instituição bancária para garantir a satisfação do débito se o inquilino deixar de cumprir com as suas obrigações mensais. Essa modalidade não cobre todo o período do contrato.

Já o seguro fiança oferece cobertura enquanto durar o prazo do contrato de locação. Ele evita muitos constrangimentos para os locatários que teriam que procurar um fiador ou então utilizar um cartão de crédito para garantir os pagamentos das mensalidades. É menos incômodo e gera tranquilidade para ambas as partes contratantes.

Além disso, um fiador precisa ter pelo menos 2 imóveis registrados em seu nome e se for casado precisará da assinatura do cônjuge. Se for pessoa jurídica, o contrato social precisa autorizar que a empresa seja fiadora. Por este motivo, fica mais difícil fechar o contrato de locação precisando de fiadores e o caução compromete a renda do inquilino.

3. Economia financeira

Se você escolher o seguro fiança terá economia financeira por que essa modalidade oferece vários benefícios, além dos reparos no imóvel que já foram mencionados. Ele pode incluir cobertura extra, como assistência 24 horas, danos, multa por rescisão do contrato, pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e das taxas de condomínio.

4. Agilidade no processo de aprovação para locação

A agilidade no processo de aprovação da locação é outra vantagem dessa alternativa. Com ela, o locatário apresenta as informações e os documentos requeridos pela seguradora e aguarda a análise do crédito. Dentro de algumas horas será realizada a avaliação e o seguro fiança será aprovado se estiver tudo certo. A partir desse momento já é possível fechar a negociação.

5. Facilidade de pagamento

Em caso de atraso no pagamento de uma parcela do aluguel, o locatário aciona a seguradora que paga o montante imediatamente. Depois disso, pode negociar o valor pago e fazer um parcelamento para facilitar a quitação do débito. O custo não precisa ser pago de uma vez. Ele pode ser parcelado no cartão de crédito, débito em conta ou por meio de boletos.

6. Facilidade para diluir o valor e não sobrecarregar as finanças

O valor do seguro é diluído para não sobrecarregar as finanças do locatário. Já os locadores têm receio de não receber os pagamentos dos aluguéis. Mas se o inquilino assina um contrato de seguro fiança, eles ficam tranquilos e sabem que receberão os valores caso ocorra um evento inesperado. A modalidade cobre ainda encargos e multas.

Esses são os 6 benefícios do seguro fiança para realizar o contrato de aluguel sem fiador! Saiba que é importante escolher os melhores locais para a locação, que ofereçam essa opção para locadores e locatários. O Imovelweb tem parceria com a Ezze Seguros, que disponibiliza a «Fiança Fácil», opção que cobra a menor taxa e que cobre danos ao imóvel.

Quer saber como alugar com seguro fiança? contrato de aluguel sem fiador?Então acesse o site e descubra como é fácil fazer a contratação!

Imovelweb
ADMINISTRATOR
PROFILE

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos