Carta-fiança é opção de garantia para funcionários

Empresas em parceria com imobiliárias podem facilitar a locação do imóvel com ajuda da carta-fiança

cartaA falta do fiador parece ser um empecilho para quem deseja alugar um imóvel. Para amenizar, bancos e empresas privadas oferecem alternativas de garantia. São instituições especializadas no ramo ou que simplesmente facilitam o crédito a seus funcionários oferecendo, em parceria com as administradoras de imóveis, a carta-fiança locatícia.

«Grandes empresas já dispõem desta opção a seus colaboradores, que chegam na imobiliária convictos do tipo de garantia que optarão para a locação do imóvel», diz Carla Beck Fogaça, analista de cadastro da Auxiliadora Predial. «O valor da carta-fiança locatícia é calculado pelas regras da administradora, conforme o imóvel em negociação», explica Carla. Em geral, o valor da carta-fiança locatícia corresponde a cerca de 150% do valor do aluguel, mais encargos de condomínio e IPTU. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes.

O inquilino, pessoa física ou jurídica, deve verificar a disponibilidade de acesso à carta-fiança locatícia na empresa onde trabalha, ou escolher outra instituição que lhe dará o crédito. Depois da aprovação, basta apresentar a minuta da carta-fiança à administradora do imóvel, incluindo a documentação regular para análise cadastral (CPF, RG, comprovante de residência, três últimos contra-cheques, declaração de Imposto de Renda e carteira de trabalho).

Leia mais:
Conheça os tipos de garantias locatícias existentes no mercado

Imovelweb
ADMINISTRATOR
PROFILE

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos