Gestão de imobiliária: 4 dicas para aplicar e gerar mais lucro

Gestão de imobiliária: 4 dicas para aplicar e gerar mais lucro

Melhorar os processos dentro de uma imobiliária é essencial para o sucesso de sua empresa. Além de aumentar a produtividade, a gestão de imobiliária diminui os custos, aumenta o lucro e ainda é capaz de identificar os pontos que devem ser refinados nas suas transações. Mas como implementar as ações de melhoria de gestão na

Melhorar os processos dentro de uma imobiliária é essencial para o sucesso de sua empresa. Além de aumentar a produtividade, a gestão de imobiliária diminui os custos, aumenta o lucro e ainda é capaz de identificar os pontos que devem ser refinados nas suas transações.

Mas como implementar as ações de melhoria de gestão na sua organização? Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este post com 4 dicas incríveis. Confira e saiba como alavancar sua produção e ter mais controle sobre seu negócio!

1. Acompanhe as mudanças no seu caixa

Estar atento ao fluxo de caixa é essencial em qualquer negócio. A prática ajuda você a controlar as finanças e a conhecer como é a dinâmica da imobiliária.

Para fazer isso, faça a contabilização periódica dos valores que entram e saem do seu departamento financeiro. O ideal é que isso seja feito mensalmente, entretanto, para começar a entender como tudo funciona, você pode acompanhar as mudanças uma vez por semana.

Veja o quanto tem entrado e qual o saldo final, quando comparado às despesas. Isso é essencial para você entender se a empresa está sendo ou não lucrativa. Muitos empresários se esquecem de estar atentos ao fluxo de caixa e acabam se assustando ao final de um ano de trabalho.

É um trabalho de longo prazo para que você entenda a sazonalidade e se é frequente a saída de um montante de dinheiro maior do que a entrada. Com a ajuda de sua equipe, procure levantar os motivos das irregularidades e veja como os números podem melhorar.

2. Mapeie seus processos

Listar o funcionamento da imobiliária e seu fluxo de trabalho é muito importante para que você entenda o que falta para alcançar seus objetivos. Na prática, o mapeamento de processos é uma lista de atividades que apresentam como a empresa tem trabalhado.

“Desenhar” a dinâmica profissional da empresa mostra como a empresa está colocada no mercado e se há defasagem no seu funcionamento. Além disso, o mapeamento ainda é capaz de indicar gargalos e problemas nos processos de negociação.

Na prática, o ideal é que você faça um esquema gráfico com todas as atividades da empresa. Identifique os processos, seus clientes, as entradas e os componentes. Depois, liste as saídas e seus limites. Por fim, basta que você documente o processo atual.

Para analisar o workflow, reúna-se com seu time para que todos ajudem a elaborar um fluxo mais simplificado. Ouça seus corretores e veja quais os pontos de melhoria.

Esse esquema ajuda você a visualizar, de forma muito mais fácil, como sua organização trabalha e quais etapas devem ser aprimoradas.

3. Aposte na tecnologia

Hoje em dia existem diversas ferramentas tecnológicas que contribuem para a gestão financeira da imobiliária. Faça uma pesquisa a respeito de recursos que ajudem no controle financeiro e em softwares que facilitem sua vida.

Existem empresas que são capazes de fazer milagres no dia a dia do profissional. Além de economizar tempo, você terá maior controle sobre seus processos e ainda poderá ter sempre à mão os dados e informações mais importantes para uma gestão eficiente.

Não deixe, ainda, de adotar ferramentas de fluxo de trabalho. Elas mostram como andam as negociações, quais os responsáveis por etapa e há quanto tempo as tarefas estão sendo desempenhadas.

Fica muito mais fácil avaliar o que tem dado certo e o que pode ser a razão dos problemas que você busca solucionar há muito tempo.

4. Contrate um portal imobiliário

A internet é, hoje, o primeiro recurso utilizado na pesquisa por imóveis. Por isso, uma dica para melhorar sua gestão imobiliária é contar com um portal. Esses sites e aplicativos reúnem milhares de imóveis, fazendo com que sua empresa tenha mais visibilidade e alcance um maior número de clientes.

Além disso, uma parceria com um portal imobiliário ajuda o cliente a encontrar seu imóvel mais facilmente, aumento a rapidez na hora de fechar negócios.

Outra vantagem é que essas empresas disponibilizam recursos visuais atraentes e que permitem uma noção maior do que essas propriedades reservam aos clientes.

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