Visita online em imóvel: como ter uma ótima experiência

Visita online em imóvel: como ter uma ótima experiência

Uma etapa essencial da negociação de imóveis é a visitação. Principalmente por se tratar de uma transação que envolve quantias bastante elevadas de dinheiro e ter a possibilidade de verificar as condições da propriedade. Essas são algumas etapas obrigatórias para garantir a concretização da compra ou do aluguel. Entretanto muitas pessoas não contam com tempo

Uma etapa essencial da negociação de imóveis é a visitação. Principalmente por se tratar de uma transação que envolve quantias bastante elevadas de dinheiro e ter a possibilidade de verificar as condições da propriedade. Essas são algumas etapas obrigatórias para garantir a concretização da compra ou do aluguel.

Entretanto muitas pessoas não contam com tempo livre em suas agendas para vistoriar o imóvel em que têm interesse. Frente a esse empecilho, surgiu a modalidade de visita online, que permiti aos compradores visitar a propriedade sem ter que sequer sair de suas casas.

Você já havia considerado a possibilidade de realizar uma visita online ao imóvel que deseja comprar ou alugar? Se quiser saber como funciona essa modalidade, o que ela possibilita e quais perguntas é importante fazer ao corretor, basta continuar com a leitura. Vamos lá?

Como funciona a visita online em imóvel

Na verdade, trata-se de um processo um tanto simples, já que, normalmente, a visita é realizada por meio de vídeo e conduzida pelo corretor imobiliário responsável. Apesar de ser ministrada pelo profissional, o que dita o ritmo e a direção da chamada são as instruções ou questionamentos feitos pela pessoa interessada.

Assim, a tendência é que tudo funcione como um tour virtual, de modo que o cliente tenha uma experiência o mais próximo possível de uma visita presencial. Além disso, a presença do corretor garante mais segurança à negociação, pois há um profissional especializado pronto para sanar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Outra possibilidade é visualização de fotografias em 360º. Basicamente, o espaço é registrado com a ajuda de uma câmera especial. As imagens resultantes desse recurso permitem que o visitante ajuste o ângulo de visão, de modo a conseguir enxergar cada cantinho dos cômodos.

A desvantagem desse método em relação a visita online por videochamada é que não conta com a presença de um corretor. Ainda assim, pode ser uma ótima opção para quem prefere ter mais independência em sua pesquisa.

O que é possível fazer na visita online

Conforme já comentamos, a visita online soma a praticidade de não ter que se deslocar à segurança de contar com a presença de um corretor de imóveis. Essencialmente, a função dessa modalidade é garantir que interessados em uma determinada propriedade possam visualizá-la e sanar suas dúvidas como se estivessem em uma visita presencial.

Assim, é possível se certificar acerca das condições do imóvel. Além disso, há a possibilidade de requisitar ao corretor que faça testes demonstrando a integridade de sistemas elétricos, torneiras e até fechaduras.

A visita é conduzida com base nas dúvidas ou pedidos dos clientes. Isso garante que, ao final da chamada, eles tenham todos os dados necessários para prosseguir para a próxima etapa da negociação.

Quais perguntas fazer ao corretor

Mesmo em uma vistoria presencial, é comum que as pessoas fiquem um pouco inseguras quanto a quais perguntas devem fazer ao corretor, mas saiba que não se trata de algo assim tão complexo. Para ajudar com essa etapa, separamos alguns tópicos importantes a serem questionados. Veja!

Localização

O primeiro ponto a ser levado em consideração é a localização. Isso porque, ela condiciona uma série de fatores, que podem ser decisivos na hora de fechar negócio. Pergunte, por exemplo, sobre a infraestrutura do bairro — é importante saber se as ruas são bem iluminadas, como é a qualidade do serviço de saneamento e se há estabelecimentos próximos (como academias, supermercados, escolas, parques, etc.).

Fale também sobre a mobilidade, levando em consideração o fluxo de pessoas e veículos e o acesso às avenidas principais. Não se esqueça também de questionar sobre a disponibilidade de transporte público na região.

E, não menos importante, investigue sobre a vizinhança, já que hábitos muitos distintos dos seus podem gerar algum desconforto no futuro. Lembre-se ainda de tratar sobre a tendência de valorização da propriedade e de crescimento da região, pois esses pontos podem influenciar no caso de uma futura venda.

Estrutura do imóvel

Em seguida, é preciso conhecer melhor a estrutura do imóvel. Pergunte sobre quando foi feita a construção e sobre eventuais obras ou reformas já realizadas. Caso seja um apartamento, verifique se há vagas para garagem e quantas são. Fale também sobre a quantidade moradores, a fim de entender se a propriedade é adequada para você e sua família.

Outro aspecto que muita gente se esquece de comentar é sobre a posição solar do imóvel. Questione sobre a incidência do sol ao longo do dia, pois isso influenciará diretamente sobre a iluminação do ambiente, assim como determinará o conforto. Tenha em mente que, em regiões muito quentes, pode não ser uma boa opção receber o sol da tarde diretamente na sala de estar ou na janela do quarto.

Custos

É importante conhecer os gastos associados à propriedade. Custos fixos, como água e luz, podem variar de acordo com o tipo de imóvel, já que é comum em alguns condomínios o rateio desses serviços.

Outras obrigações, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as demais taxas de transferência do imóvel para o seu nome, também devem ser consideradas. Veja também se há algum gasto associado à documentação, assim como valores de multas ou contas pendentes.

Esse também pode ser um bom momento para tratar sobre o preço do imóvel e negociar possíveis benefícios.

Documentação

Uma das vantagens da visita online é que você poderá contar com a ajuda do corretor para entender melhor sobre a documentação exigida. Não hesite em perguntar sobre esse assunto e faça uma lista para não esquecer de nada importante. Certifique-se também de que não há nenhum documento da propriedade que está vencido, assim como qualquer pendência judicial.

Por meio da visita online é possível conhecer um imóvel sem a preocupação de se deslocar até o local. Além da agilidade no processo, você ainda conta com a segurança de ter o auxílio de um profissional experiente para sanar todas as suas dúvidas em tempo real.

Gostou do nosso post sobre visita online em imóvel? Então aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos