Decida entre comprar e alugar um apartamento nas suas metas de Ano Novo

Decida entre comprar e alugar um apartamento nas suas metas de Ano Novo

Mais um ano se inicia, e, com ele, novas metas. Influenciadas por esse período de mudanças, é comum que muitas pessoas tracem como um de seus objetivos conquistar o próprio imóvel. Isso também acontece porque o começo do ano é, geralmente, a época em que os jovens estão deixando as casas de seus pais e

Mais um ano se inicia, e, com ele, novas metas. Influenciadas por esse período de mudanças, é comum que muitas pessoas tracem como um de seus objetivos conquistar o próprio imóvel. Isso também acontece porque o começo do ano é, geralmente, a época em que os jovens estão deixando as casas de seus pais e buscando por seus próprios ideais.

Seja quem está começando a vida adulta ou quem está consolidado, uma dúvida é sempre comum na hora de escolher um apartamento: é melhor comprar ou alugar? Bom, isso vai depender de uma série de fatores. Logo, essa pergunta não tem uma resposta pronta.

Mas não se desespere! Nós preparamos este post para ajudar você a tomar a melhor decisão. Para isso, apresentaremos as vantagens e desvantagens de cada opção para que, no final, você decida qual a melhor solução para cumprir suas metas de Ano Novo. Vamos lá?

Alugar um apartamento

A decisão mais comum de quem está saindo de casa é alugar um apartamento. Isso se deve à praticidade que essa opção oferece. Mas, dependendo do seu caso, essa pode não ser a melhor a alternativa. Por isso, tenha atenção às vantagens e desvantagens a seguir.

Vantagens

O ponto-chave na hora de alugar um apartamento é a economia. Afinal, a depender do imóvel escolhido, o valor necessário para dar entrada não será muito elevado. Para facilitar o pagamento, é possível até mesmo dividir o apartamento com um colega e salvar o orçamento mensal.

Além disso, não é necessário fazer contratos muito longos, podendo ajustar isso junto com o corretor responsável pela propriedade. Essa possibilidade garante que, se você não gostar do apartamento, terá que permanecer no imóvel por pouco tempo até poder se mudar.

Outra vantagem é que, no caso de problemas estruturais ou descoberta de defeitos pré-existentes, os gastos com reformas e consertos são de responsabilidade do proprietário do imóvel.

No caso de apartamentos integrados a condomínios, os reparos que o inquilinos precise fazer por conta própria já estarão garantidos pelo pagamento da taxa mensal de condomínio.

Desvantagens

O principal ponto negativo com relação ao aluguel é a quantidade de restrições a que o inquilino está sujeito. Então é preciso ter bastante atenção durante as pesquisas para garantir que o imóvel escolhido atenda à maioria das suas necessidades. Há, por exemplo, apartamentos que não aceitam a entrada de animais ou mesmo crianças.

Ainda, é quase um padrão que o valor do aluguel possa sofrer acréscimos de acordo com a inflação, sendo essa uma cláusula presente na maioria dos contratos.

Também, caso haja a necessidade de deixar o imóvel antes do prazo acordado, serão devidas multas referentes ao rompimento do contrato. Nessas situações, é comum, inclusive, que o caução pago na entrada não seja devolvido.

Comprar um apartamento

Geralmente, nós crescemos sendo condicionados à ideia de que comprar um apartamento é uma grande conquista, já que as pessoas sempre contam como lutaram para conseguir comprar seu imóvel e o quanto isso significou para elas.

De fato, é uma aquisição muito importante. Porém, esse não deve ser o único fator norteador da sua decisão. É preciso conhecer também as vantagens e desvantagens de realizar esse negócio.

Vantagens

O primeiro dos benefícios de adquirir um imóvel próprio é ter liberdade para realizar todas as alterações que você desejar. Assim, personalizar a casa com pinturas, reformas e até mesmo modificações na planta — mediante aprovação técnica, obviamente — são vantagens que só um imóvel próprio proporciona.

Além disso, seguindo uma tendência comum do mercado imobiliário, a propriedade sofre valorizações com o tempo e pode ser uma boa fonte de lucro caso o dono decida vendê-la no futuro. Isso configura a compra de um apartamento como um bom investimento em longo prazo.

Outro benefício é a estabilidade que uma moradia fixa proporciona, sobretudo para famílias. Passar mais tempo em uma determinada região facilita a criação de laços com as pessoas próximas e permite ter mais conforto por conhecer melhor o lugar em que mora. Isso facilita, inclusive, a rotina dos moradores, já que se torna mais fácil planejar deslocamentos.

Desvantagens

O principal problema na hora de comprar um imóvel é com relação ao pagamento, já que se trata de um bem com valor bastante elevado. Por isso, o mais comum é que seja necessário financiar o valor da propriedade. Para isso, os bancos costumam exigir uma entrada de cerca de 20% do valor total do imóvel.

A porção final do pagamento é parcelada, e isso acarreta juros. Normalmente, o financiamento acumula juros de 11% ao ano, de acordo com o parcelamento. Além disso, o tempo de duração do pagamento pode chegar a até 30 anos.

Para não comprometer o orçamento mensal, as pessoas que compram um imóvel tendem a dividir o valor na maior quantidade de parcelas possível, de modo a pagar uma quantia menor todo mês. Isso faz com que a quitação do apartamento se prolongue por muito tempo.

Além disso, lidar com a documentação de compra é um processo trabalhoso e que leva tempo, podendo ser ainda mais complicado dependendo das características do imóvel escolhido.

Pensando nisso, é preciso levar em conta a sua atual situação e comparar as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um apartamento para acertar na escolha. Para facilitar a sua jornada, uma boa opção é contar com a ajuda de um portal imobiliário. A nossa sugestão é o Imovelweb.

Com essa ferramenta, você poderá criar filtros e dividir os imóveis por categorias. Além disso, é possível comparar os preços e as características de cada propriedade para encontrar a que mais se encaixe no seu orçamento e nas suas exigências.

Esperamos que este post tenha ajudado a clarear suas ideias sobre comprar ou alugar um apartamento. Não se esqueça de levar em conta cada um dos pontos que citamos para não errar na escolha e fazer bonito na hora de cumprir as suas metas de Ano Novo!

Aliás, não perca mais tempo! Acesse o nosso portal e veja as vantagens que só o Imovelweb pode oferecer para você!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos