Entenda sobre o consórcio de imóveis e quais são as suas vantagens

Entenda sobre o consórcio de imóveis e quais são as suas vantagens

Comprar uma casa ou apartamento é sonho de muitos brasileiros. No entanto, não é uma realidade para a maioria por falta de recursos disponíveis. Mas a boa notícia é que fazer essa compra está muito mais perto do que muitos imaginam. Afinal de contas, existem outras maneiras de tirar esse sonho do papel. Uma delas

Comprar uma casa ou apartamento é sonho de muitos brasileiros. No entanto, não é uma realidade para a maioria por falta de recursos disponíveis. Mas a boa notícia é que fazer essa compra está muito mais perto do que muitos imaginam. Afinal de contas, existem outras maneiras de tirar esse sonho do papel. Uma delas é fazer um consórcio de imóveis.

Quer simplificar a realização do seu sonho de ter sua própria casa ou então quer investir na ampliação do seu patrimônio? Então, você precisa entender como funciona um consórcio imobiliário.

Continue acompanhando este conteúdo, pois vamos explicar o funcionamento, as vantagens e também o que você deve considerar na hora de fazer o seu consórcio. Boa leitura!

Como funciona um consórcio de imóveis?

O consórcio trata-se de uma associação de duas ou mais pessoas ou entidades em uma mesma atividade. O consórcio de imóveis, por exemplo, é uma associação de indivíduos (tanto pessoas físicas quanto jurídicas) para a compra de uma propriedade de qualquer tipo, seja casa ou apartamento, na planta ou construída, comercial ou residencial.

É, portanto, uma modalidade de crédito realizada de forma coletiva por esses integrantes, que criam um fundo que deve ser gerenciado por uma instituição credenciada pelo Banco Central. Tal instituição vai emitir, via lances ou sorteios, cartas de crédito para que os consorciados possam pagar seu imóvel à vista.

A pessoa interessada vai selecionar o consórcio de imóveis que tem interesse, adquirir a cota e começar a pagar a mensalidade definida pela administradora, criando, assim, uma poupança compulsória e inserindo recursos no fundo com os demais cotistas.

Então, como você viu, existem duas maneiras de adquirir o bem pelo consórcio: dando um lance ou por sorteio. Assim, o participante sorteado vai receber a carta de crédito no valor determinado no início do consórcio, podendo usá-la para adquirir seu imóvel.

Agora, se o consorciado é daqueles que não querem aguardar pelo sorteio e pretendem adiantar o processo, eles podem dar um lance, lembrando que o maior lance leva a carta de crédito. Cada consorciado do grupo vai poder decidir quanto deseja antecipar do pagamento.

Para quem o consórcio de imóveis é uma boa opção?

Nos últimos anos, muitas pessoas têm visto no consórcio imobiliário uma grande chance de tirar seus sonhos da gaveta. Afinal de contas, a modalidade de compra é ideal para aqueles que não têm condições de fazer essa compra à vista ou então que não conseguem assumir as prestações de valores mais altos.

Quando falamos em consórcio, estamos nos referindo a um planejamento, mas de um modo diferente. Isso porque ele é uma ótima alternativa para as pessoas que não têm muita urgência em adquirir o bem ou que não têm muita disciplina para poupar.

Vale destacar que o consórcio de imóveis é uma opção de investimento para qualquer idade. Para as pessoas mais jovens, por exemplo, que têm o sonho de ter o primeiro imóvel, esse tipo de sistema é excelente, pois eles podem programar a aquisição.

Quais são suas vantagens?

Tem alguma dúvida a respeito da efetividade do consórcio? Então confira as principais vantagens para as pessoas que decidem usar esse modelo de compra na hora de investir!

Ausência de taxa de juros

Uma das maiores vantagens dos consórcios, quando comparamos com o financiamento, por exemplo, é a não incidência de juros. Isso quer dizer que a associação oferece a oportunidade de você gastar bem menos e conhecer o verdadeiro valor da compra do bem.

O consórcio pode ser entendido como uma forma de autofinanciamento. Isso porque nele o capital que você precisa para adquirir o bem vem da soma das parcelas de todos os participantes do grupo.

Assim, a única taxa que o consorciado precisa pagar é a de administração, ou seja, a remuneração do serviço de gestão que a administradora presta aos integrantes. Lembrando que essa taxa é bem inferior que as cobradas em outras modalidades de compra.

Sem entrada

Todo o valor que o consorciado escolher para o consórcio imobiliário vai ser parcelado integralmente, por isso não é preciso pagar uma porcentagem na entrada. Sendo assim, essa é uma modalidade muito viável para as pessoas que não têm o montante necessário para dar entrada em um bem ou que gostariam de utilizar o recurso que têm para outros fins e objetivos, como despesas de transferência ou reformas no imóvel.

Diversidade de planos

As administradoras de consórcios têm investido bastante na diversidade de planos e de prazos para permitir que o participante escolha o melhor consórcio de acordo com o seu perfil e com suas necessidades. Então, é possível determinar o valor da carta proporcional ao bem desejado, com as parcelas acessíveis, além de escolher o prazo mais adequado para pagar as mensalidades.

Poder de compra

Outro bom motivo para investir nessa modalidade de compra é que os valores são atualizados de forma constantes. Isso é ótimo, pois garante o poder de compra para todos os consorciados contemplados.

Assim, o participante de um consórcio paga prestações mensalmente, mas seu poder de compra continua igual ao de uma pessoa que paga um bem à vista. Assim que o integrante recebe a contemplação e, consequentemente, a carta de crédito, ele dispõe do valor total do imóvel pretendido. Dessa forma, ele consegue negociar com o vendedor e solicitar excelentes vantagens, descontos ou abatimentos.

Menor burocracia no processo de consórcio

A burocracia enorme para conceder o crédito é um grande problema dos financiamentos feitos em bancos e instituições financeiras. A vantagem do consórcio é que ele não funciona assim. Pelo contrário, ele costuma simplificar bastante todo o processo.

O que considerar para fazer o consórcio?

Após se decidir em relação ao consórcio de imóveis, é imprescindível que você tome alguns cuidados antes de escolher a administradora. O cuidado principal é verificar se a empresa está realmente registrada no Banco Central do Brasil, que é quem faz a fiscalização de todas as atividades das instituições de consórcios. Isso vai evitar que você participe de consórcio inexistente ou fraudulento.

Depois de fazer essa consulta e decidir contratar a empresa, é fundamental ter atenção a alguns pontos:

  • contrato de adesão: o ideal é ler atentamente o contrato de adesão, pois nesse documento constam todas as regras que regem a relação entre o consorciado e a administradora;
  • direitos e deveres: é fundamental conhecer bem as regras gerais para todos os consórcios. Lembrando que todas elas estão na Lei 11.795/2008, que regulamenta o sistema no país;
  • prazo de duração: não deixe de verificar o prazo de duração do consórcio. Ele vai variar de acordo com o bem que vai ser adquirido. O prazo, para a compra de imóveis, normalmente é de até 180 meses;
  • golpes e fraudes: fique bem atento em relação às ofertas que estão muito abaixo do comum e desconfie de vendedores que garantem contemplação em um curto prazo.

Bom, agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis e sabe que há muitas vantagens nessa modalidade de compra, procure uma administradora confiável para fazer a escolha do melhor plano e prazo, que sejam compatíveis com seu perfil.

A Embracon, por exemplo, está desde 1988 no mercado e passou a ser uma das maiores administradora de consórcio do Brasil. Esse já é um grande motivo para escolher essa empresa. Comprometida com a transparência e com os resultados dos seus serviços, a Embracon é amplamente conhecida nos mercados e nas categorias em que atua.

Lembrando que o Consórcio Embracon vai oferecer a você alguns produtos que a concorrência não tem, como modalidades de lances fixos de 25 e 50% e opção de dar até 25% do lance com o próprio crédito. Faça um consórcio de imóveis e tenha cada vez mais próxima de você a oportunidade de adquirir seu próprio imóvel e de aumentar o patrimônio.

E aí, gostou de saber mais sobre o consórcio de imóveis? Quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as novidades! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos