9 dicas para comprar uma casa em condomínio

9 dicas para comprar uma casa em condomínio

Pensando em comprar uma casa em condomínio? Então acompanhe o post e veja 9 dicas essenciais para considerar antes de fazer a escolha!

Comprar uma casa em condomínio é o sonho de muita gente. Afinal, quem não quer a comodidade de viver em um local seguro, com acabamentos de primeira e ainda com opções de lazer dentro do próprio lar? Nada como poder relaxar sem sair de casa, curtindo os atributos da área coletiva, como piscina e churrasqueira naquele dia ensolarado, não é mesmo?

Porém, só esses aspectos não bastam para encontrar o imóvel dos sonhos. A qualidade de vida em condomínios envolve também a infraestrutura do bairro, a logística de deslocamento, a rotina e os reais interesses da sua família. Tudo isso, é claro, aliado ao excelente planejamento financeiro e orçamento bem definido para a compra.

Pensando nesses aspectos, preparamos este post com 9 dicas essenciais para quem quer comprar uma casa em um condomínio. Acompanhe a leitura e planeje-se!

1. Obtenha pelo menos 20% do valor da casa

O financiamento imobiliário tem sido uma excelente alternativa para quem quer agilizar o sonho da casa própria. No entanto, é preciso se planejar muito bem para não correr o risco de ficar com o saldo no vermelho depois. Nesse sentido, especialistas indicam que o ideal é ter pelo menos 20% do valor total do imóvel para fazer a compra.

Em média, é esse o valor exigido para a entrada do financiamento imobiliário na maioria dos casos, embora isso possa variar conforme instituições específicas. Não se esqueça também de que o valor das parcelas restantes não deverá comprometer mais do que 30% da renda familiar. Assim, é garantido que as prestações caberão com folga no seu bolso.

2. Escolha um local com sistema de segurança

A segurança é um grande diferencial dos condomínios. Muitas pessoas optam por esse tipo de moradia justamente porque a consideram mais segura. Quando estiver pesquisando o imóvel ideal, observe com atenção os padrões do prédio e verifique qual sistema de segurança o condomínio oferece.

Câmeras de monitoramento eletrônico, cercas elétricas e controle de acesso aos visitantes são os principais mecanismos utilizados. Como infelizmente não podemos nos sentir seguros 100% do tempo, que pelo menos possamos escolher um lar com esses atributos, não é mesmo?

3. Considere sua privacidade no imóvel

Morar em condomínio já se tornou sinônimo de sossego e tranquilidade porque as pessoas se sentem em um ambiente familiar, onde conhecem toda a vizinhança. Afinal, não é todo mundo que está disposto ou com tempo suficiente para atender chamados que vêm da rua, como vendedores ambulantes, entregadores etc.

Nos condomínios, esse problema é resolvido pelos porteiros, sem que nenhum morador precise se incomodar. Os muros mais altos ou a distância entre um imóvel e outro são outra vantagem nesse tipo de moradia. Além da segurança, eles evitam que os imóveis fiquem expostos aos olhares de quem passa pela rua.

4. Avalie o transporte e serviços oferecidos

Escolha um bairro de fácil acesso e com boa oferta de serviços e transportes. Isso vai facilitar (e muito!) o seu dia a dia e a rotina familiar. Quando for pesquisar as opções, avalie o tráfego da região e veja se os horários de pico são muito complicados.

Verifique também se existem rotas alternativas para chegar ao bairro. Afinal, perder tempo no trânsito deve estar fora de cogitação para quem deseja morar bem de verdade.

5. Visite o condomínio e converse com moradores

Se você acha que encontrou o imóvel dos sonhos, mas ainda está com aquela pulguinha atrás da orelha, o melhor a fazer é visitar o condomínio e conhecer de perto as instalações e o padrão de acabamento.

Conversar com os moradores do local também faz toda a diferença para saber se o ambiente e a convivência são harmoniosos. Até porque ninguém merece um vizinho complicado, certo?

6. Pense no potencial de valorização do imóvel

Como se trata de um investimento de grande porte, é importantíssimo pensar no longo prazo e avaliar aspectos relacionados à valorização do imóvel.

Escolhendo um condomínio bem localizado, em um bairro com boa oferta de serviços e de fácil acesso, certamente o potencial de valorização da sua casa será enorme. Assim, seu futuro estará garantido caso você deseje revender a propriedade depois.

Principalmente se você está adquirindo um imóvel para constituir família, é preciso priorizar a segurança, o bem-estar e o conforto de todos. Portanto, nem pense em escolher imóveis situados em áreas de risco, consideradas perigosas ou suscetíveis a catástrofes ambientais, como enchentes e desmoronamentos.

7. Fique atento às necessidades de sua família

Antes de sair pesquisando os imóveis por aí, sente-se com sua família e veja quais são seus reais interesses e dos seus familiares. Uma casa em condomínio ideal é aquela que não compromete a rotina de ninguém.

De preferência, ela deve ser próxima ao local de trabalho e à escola dos filhos. Assim, fica muito mais fácil gerenciar seu tempo no dia a dia.

8. Veja tudo o que o condomínio oferece

Eis a dica queridinha para escolher uma casa em condomínio: avaliar a área de lazer. Até mesmo os condomínios menores costumam ter esse espaço, ainda que seja um pequeno jardim ou uma área de churrasqueira para os finais de semana.

Dependendo do porte, pode haver piscina, quadra, playground e até espaço de coworking ou academia no condomínio. Veja tudo o que o local oferece e avalie as melhores opções para sua qualidade de vida.

9. Informe-se sobre as regras do condomínio

Muita atenção a esta dica: fique de olho nas regras do condomínio. Já pensou comprar um imóvel com excelente área de lazer e só depois ver no estatuto que é proibido levar certo número de convidados?

Pois é! Antes de assinar o contrato, leia atentamente o estatuto, conferindo todas as regras de convivência e de uso dos espaços coletivos para avaliar se, de fato, o local atende as suas expectativas.

Seja quais forem os seus interesses, acertar na escolha de uma casa em condomínio é fundamental para sua qualidade de vida. Como estamos falando de um investimento alto, não dá para agir por impulso e correr o risco de se arrepender depois, não é verdade?

Inclusive, os portais de imóveis estão aí para ajudar você a encontrar uma boa oferta de casa em condomínio. Então, esteja atento e faça uma escolha inteligente!

Gostou da ideia? Então acesse o nosso portal e veja as melhores opções de imóveis pertinho de você!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos