Apartamento estúdio: confira 5 dicas para escolher um ideal

Apartamento estúdio: confira 5 dicas para escolher um ideal

Quem leva uma vida corrida e não para em casa pode se dar muito bem vivendo em um apartamento estúdio. Além da praticidade na hora da limpeza, esse tipo de imóvel tem diversas vantagens. Por exemplo: por serem menores, eles permitem morar nos bairros mais desejados, nos quais o metro quadrado costuma ser mais caro.

Quem leva uma vida corrida e não para em casa pode se dar muito bem vivendo em um apartamento estúdio. Além da praticidade na hora da limpeza, esse tipo de imóvel tem diversas vantagens. Por exemplo: por serem menores, eles permitem morar nos bairros mais desejados, nos quais o metro quadrado costuma ser mais caro. Decorá-los também é bem mais barato do que em unidades padrões, pois a metragem exige apenas poucos itens.

Quer saber como acertar na escolha de um apezinho cheio de facilidade e sob medida para suas necessidades? Então, continue a leitura!

O que é um apartamento estúdio?

O apartamento estúdio é a evolução da antiga kitnet, mas as semelhanças entre eles se limitam à metragem — em média, entre 30 a 40m².

Em vez de ficar em regiões afastadas, os studios (como são conhecidos) costumam ser muito bem localizados. Geralmente, eles estão em áreas abastecidas por bons comércios, serviços e diversas opções de transporte público.

Outra característica essencial é a estrutura completa dos prédios. Neles, os moradores dispõem de uma série de facilidades — de área de lazer à lavanderia coletiva, de academia de ginástica a espaço para coworking, e por aí vai. Dessa forma, é possível usufruir de tudo que um morador de uma casa ampla tem direito, mas sem os devidos custos e cuidados.

O principal público dos studios são solteiros e casais jovens, com carreiras em ascensão. Nesse tipo de empreendimento, eles encontram o conforto e a praticidade que tanto prezam e, ao mesmo tempo, conseguem economizar para os planos e projetos futuros.

O que diferencia o estúdio de outros tipos de apartamentos?

Muita gente tem dúvidas sobre o que diferencia um apartamento estúdio de outros tipos de imóveis, como kitnets, lofts e flats. Basicamente, é o seguinte:

  • as kitnets são unidades simples, pequenas e que, geralmente, ficam em prédios antigos e sem quaisquer atrativos;
  • os lofts são apartamentos amplos, sem paredes, com instalações aparentes e pé direito duplo (com ou sem mezanino), inspirados nos lofts originais (os quais eram, realmente, instalados em galpões industriais desativados);
  • os flats (também conhecidos como apart-hotéis) são apartamentos pequenos, mas com serviços de hotelaria (limpeza, restaurante, lavanderia, segurança etc.) cobrados junto à taxa condominial.

Quais são as principais vantagens dos estudios?

Uma característica marcante dos apartamentos estúdio é em relação à sensação de amplitude. Além do pé direito mais alto do que em imóveis padrões, um studio tem os ambientes sociais (sala de estar, cozinha e, muitas vezes, varanda) integrados.

Dessa forma, a arquitetura não só otimiza a área útil, como também garante uma boa luminosidade e ventilação naturais. Assim, há menos necessidade de acender luzes durante o dia ou ligar o ar-condicionado, o que ajuda a economizar na conta de luz.

Ao mesmo tempo, a existência de paredes delimitando o quarto garante a privacidade ao morador. A falta delas, aliás, é uma das maiores queixas dos que residem em lofts.

Outro ponto bacana dos studios é não precisar sair do condomínio para tirar o lazer com os amigos e familiares ou até mesmo trabalhar de casa. A grande maioria conta com estrutura de academia, espaço crossfit, churrasqueira, área gourmet, piscina, coworking, pet place, tudo isso e muito mais.

Como encontrar um apartamento estúdio ideal?

O imóvel ideal é aquele que atende às exigências dos futuros moradores. Se possível, também deve oferecer diferenciais que impactem, positivamente, no seu dia a dia, contribuindo para o bem-estar e a qualidade de vida. Sendo assim, veja 5 dicas para encontrar um apartamento estúdio perfeito para você!

1. Defina o orçamento disponível

Tudo começa com o orçamento. Além de as parcelas do financiamento ou do aluguel caberem na sua renda mensal, é preciso considerar o valor do condomínio e do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). Afinal, a moradia não pode ser motivo para você fechar o mês no vermelho.

Não esqueça de que também existem as despesas fixas. Os gastos com água, luz, gás e internet precisam ser considerados. Há, ainda, os custos que não são fixos, como com acabamento, decoração e manutenção periódica.

Mas graças ao tamanho reduzido, os studios costumam gerar menos despesas. Ainda assim, recomenda-se guardar uma reserva para eventuais necessidades.

2. Priorize suas necessidades

Avalie se a localização irá facilitar o deslocamento até seus compromissos diários. Veja, também, a infraestrutura. Observe se existem áreas de uso coletivo de boa qualidade, seja para o lazer ou para as demandas profissionais. O studio escolhido precisa satisfazer às suas necessidades.

3. Avalie a segurança

Apartamentos estúdios ficam em condomínios fechados, os quais têm a segurança reforçada. Entre os recursos existentes, destacam-se:

  • portão automático e credenciais nos veículos dos moradores;
  • portaria 24 horas;
  • câmeras de vigilância instaladas em áreas comuns abertas e fechadas;
  • sistemas de segurança conectados a centrais de monitoramento externas;
  • iluminação inteligente e estrategicamente posicionada;
  • entre outros.

4. Faça uma boa pesquisa

Procurar o imóvel ideal não é das tarefas mais fáceis. No entanto, a internet facilitou bastante essa busca. Se ficar em dúvida entre duas ou mais unidades, salve-as para analisar com calma quando estiver com tempo disponível.

5. Converse com especialistas

Gostou de um imóvel em especial? Marque uma conversa com o corretor de vendas ou o consultor de locação responsável. Assim, você pode visitá-lo pessoalmente ou, caso o empreendimento ainda esteja em fase de lançamento ou de obras, conhecer o decorado.

Não existe técnica melhor do que uma boa visita para encontrar o lar ideal! Nessas ocasiões, observe não apenas as características do apartamento, mas também a infraestrutura do condomínio e do entorno (atual e se há potencial de valorização).

Vale a pena, inclusive, visitá-lo em períodos diferentes, tanto durante a semana como no fim de semana. Dependendo do dia e horário, a variação de movimento pode ser surpreendente

Está convencido de que um apartamento estúdio é o tipo de imóvel perfeito para você morar? Não vê a hora de poder desfrutar de toda essa comodidade e eficiência? Então, agora é hora de procurar um que seja ideal. No Imovelweb, reunimos os melhores anúncios por região. O mais bacana é que eles podem ser filtrados conforme suas necessidades e desejos, facilitando a busca.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil. Aproveite para acessar nosso portal e boa pesquisa!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos