Quanto custa alugar um imóvel? Veja como saber o valor na sua região!

Quanto custa alugar um imóvel? Veja como saber o valor na sua região!

Em busca de um lugar para chamar de seu? Quer morar mais perto do trabalho ou em uma região que ofereça mais qualidade de vida? Está na hora de tirar as suas dúvidas sobre quanto custa alugar um imóvel. O preço varia dependendo de diversos fatores, que vamos conhecer mais adiante. Mas, de forma geral,

Em busca de um lugar para chamar de seu? Quer morar mais perto do trabalho ou em uma região que ofereça mais qualidade de vida? Está na hora de tirar as suas dúvidas sobre quanto custa alugar um imóvel.

O preço varia dependendo de diversos fatores, que vamos conhecer mais adiante. Mas, de forma geral, a localização, a infraestrutura da região e o estado do imóvel influenciam bastante na hora de definir o valor.

Neste post, além de conhecer em detalhes o que determina o preço de um apartamento ou uma casa para alugar, você também vai conhecer ferramentas que podem ajudar e muito na hora de fazer essa busca. Vamos começar?

Quais fatores influenciam no preço do aluguel de um imóvel?

Há uma série de questões que afetam o preço do aluguel de uma casa ou um apartamento. Geralmente essas condições aparecem em conjunto, exercendo influência sobre os imóveis de uma região inteira.

Mas sempre é possível descobrir exceções à regra. Por isso, vale a pena aprender a analisar cada um dos pontos que determinam esse preço para fechar o melhor negócio. Depois de conhecer os fatores a seguir, você verá também os pontos aos quais deve prestar atenção na hora de alugar o seu imóvel. Continue a leitura para conferir!

1. Localização

A localização é um dos principais fatores que afetam o preço do aluguel de uma casa ou de um apartamento.

O preço por metro quadrado dos imóveis varia conforme a região da cidade em que eles estão localizados por causa de dois pontos fundamentais:

  • infraestrutura oferecida pelo local: quanto mais comodidades o bairro oferece, mais cara tende a ficar essa conta. Imóveis em regiões nobres, com fácil acesso a centros comerciais, atividades culturais e transporte público tendem a ser mais caros;
  • movimento de procura por imóveis: quanto mais pessoas desejam morar ou fazer negócios em determinada região, mais caro fica o preço do aluguel no entorno, sendo que a própria infraestrutura dos bairros é quem determinada essa procura. Portanto, esses dois pontos estão diretamente relacionados.

2. Tamanho do imóvel

Alugar uma casa ou um apartamento de apenas um cômodo é mais barato que alugar um imóvel maior. Espaços adicionais, como o número de vagas na garagem, área de serviço ou de lazer e cômodos dedicados a funcionários também fazem grande diferença no preço final do aluguel.

3. Estrutura do local

Alguns detalhes da estrutura também podem influenciar em seu preço. Imóveis que oferecem pé direito mais alto — maior distância entre o chão e o teto —, por exemplo, podem incluir esse fator no preço final, uma vez que são mais visados.

A arquitetura e a decoração dos espaços também conta. Um imóvel mobiliado ou com itens planejados, como armários e prateleiras, também pode sair um pouco mais caro.

4. Conservação

Imóveis mais novos geralmente apresentam um preço de locação mais alto que imóveis antigos. É claro, tudo depende do estado de conservação: o local passou por alguma reforma recentemente? Há algum item na infraestrutura que pode gerar despesas no futuro, como vazamentos ou falhas na pintura?

5. Preço do condomínio

Um dos principais determinantes do preço do aluguel, principalmente nas regiões centrais das metrópoles, é o preço do condomínio.

E esse preço varia também conforme a estrutura que o local oferece. Locais que têm portaria 24 horas, academia, piscina, lavanderia, salão de beleza, salão de festas e áreas de esporte e de recreação geralmente têm preço mais alto.

6. Momento do mercado imobiliário

Lembra que falamos sobre a demanda por imóveis no primeiro item desta lista? Pois é, ampliando a análise para o mercado imobiliário, a movimentação no segmento também é determinante para os custos do aluguel.

Se o mercado está em um momento de baixa demanda, por exemplo, com um alto número de imóveis disponíveis para locação, o preço do aluguel vai se ajustar a essas condições. Isso porque os proprietários vão preferir alugar por preços menores do que deixar seus imóveis vazios.

Por outro lado, em momentos de alta procura e poucas unidades disponíveis, o preço do aluguel tende a subir, pois haverá mais pessoas dispostas a pagar mais caro.

O que é preciso saber antes de alugar um imóvel?

Fazer o aluguel de uma casa ou um apartamento é um processo relativamente simples.

O procedimento é feito por imobiliárias, que oferecem corretores para assessorar durante e depois do fechamento do negócio, desde a visita ao imóvel até a assinatura do contrato de locação. Também é possível alugar uma casa ou um apartamento diretamente com o proprietário do imóvel.

Os documentos necessários para alugar um imóvel geralmente são:

  • documentos pessoais;
  • comprovantes de renda;
  • comprovantes de que você pode arcar com a despesa, como seguro fiança ou carta de um fiador;
  • contrato de aluguel.

Antes de dar a palavra final, é importante analisar todas as características da propriedade e da região em que ela está localizada. Por isso, vale fazer uma visita pela região para conhecer melhor o local.

Se você não puder ir pessoalmente, experimente estudar a região em mapas online ou mesmo buscar notícias sobre a vizinhança, uma vez que isso pode dar insumos para negociar o preço ou mesmo ajudar a descobrir novos locais.

Na hora de negociar o preço, busque também saber qual é o valor médio de locação dos imóveis na região. Para isso, você pode usar índices de mercado como o ImovelWeb Index, por exemplo.

Outra ferramenta que vem ajudando bastante no processo de busca e no contato entre imobiliárias e proprietários são os sites de buscas de imóveis. O ImovelWeb, por exemplo, é uma dessas plataformas online.

Por meio dela você pode fazer uma busca detalhada pelo tipo e tamanho do imóvel desejado. Também é possível saber de antemão detalhes como localização, comodidades que o local oferece e, em alguns casos, até o preço.

Por isso, se você está buscando se informar sobre quanto custa alugar um imóvel, procurando uma casa ou um apartamento para ser seu novo lar, faça uma pesquisa antes. A ImovelWeb oferece 3,8 milhões de anúncios de imóveis para facilitar a sua procura e, com certeza, vai ajudar na sua escolha.

Quer saber mais? Visite o portal ImovelWeb e garanta a melhor escolha!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos