Conheça as melhores estratégias no processo de locação para fechar negócios

Conheça as melhores estratégias no processo de locação para fechar negócios

O mercado imobiliário envolve uma série de desafios, não é mesmo? Para quem atua na área, é fundamental buscar atualizações e alternativas para se aprimorar. O processo de locação exemplifica essa questão, porque é repleto de obstáculos e é normal sentir algumas dificuldades para finalizá-lo. Pensando nisso, elaboramos este texto. Durante a leitura, você encontrará

O mercado imobiliário envolve uma série de desafios, não é mesmo? Para quem atua na área, é fundamental buscar atualizações e alternativas para se aprimorar. O processo de locação exemplifica essa questão, porque é repleto de obstáculos e é normal sentir algumas dificuldades para finalizá-lo.

Pensando nisso, elaboramos este texto. Durante a leitura, você encontrará uma série de dicas valiosas para melhorar os resultados de sua imobiliária. Acompanhe o conteúdo até o fim e aproveite nossas recomendações!

Entenda o perfil de seus clientes

Concretizar processos de locação vai muito além de ter o produto ideal em mãos — você precisa entender o perfil de seus clientes. Sem essa noção, fica bem mais difícil saber o que eles realmente procuram.

A partir do momento em que você compreende o perfil dos inquilinos, há como operar com ofertas atrativas, o que aumenta a chance de fechar negócio. Imagine, por exemplo, uma empresa do ramo que aluga apenas imóveis de alto padrão, em bairros nobres, com um elevado custo de vida.

Para essa organização, não seria proveitoso atender estudantes que vêm do interior procuram apartamentos baratos, concorda? A lógica também se aplica à sua imobiliária. É imprescindível direcionar os esforços — marketing, planejamento, captação etc. — para um público-alvo que corresponda à sua área de atuação.

Crie uma rede de relacionamentos

Enxergar outras imobiliárias e corretores somente como concorrentes pode ser um grande erro. Afinal, se eles podem ser bons parceiros, por que tratá-los como rivais ou ameaças ao seu trabalho?

Muitas vezes, um consultor pode entrar em contato com alguém cujo perfil é diferente do que ele procura, como mencionamos no tópico anterior. Porém, nada impede que essa pessoa possa se interessar em seus produtos. O inverso pode ocorrer e, no final das contas, todas as partes podem se beneficiar desse relacionamento profissional.

Além disso, investir em networking é uma ótima maneira de se atualizar sobre o mercado e ficar por dentro das novidades mais recentes sobre o setor. Também é indicado criar parcerias com cartórios, escritórios de advocacia e empresas de contabilidade.

Use as mídias sociais com sabedoria

Não chega a ser nenhum segredo que aplicativos e recursos tecnológicos podem causar um impacto positivo em seus resultados, certo? Contudo, por mais que essas ferramentas sejam úteis, isso não quer dizer que você deva usá-las o tempo todo ou de qualquer jeito.

Nesse caso, o indicado é ir com calma, agir discretamente e compreender as funcionalidades por trás de cada solução. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada à formação de contatos e troca de informações profissionais.

Faz todo sentido que sua empresa esteja por lá, mas não para anunciar imóveis e tentar fechar um processo de locação. O espaço deve ser usado como uma forma de fortalecer a marca, encontrar talentos e acompanhar as tendências.

Utilize a tecnologia a seu favor

As mídias são poderosas, mas não é preciso se limitar a esses recursos. Para otimizar o alcance de seus anúncios e alugar mais, você pode criar um site para a sua imobiliária e contar com o suporte de um portal especializado em anunciar imóveis para locação.

Lembre-se de que só ter um endereço na web não adianta. Você deve atualizá-lo frequentemente, ter um design atrativo e se garantir de que ele funciona bem tanto em desktops quanto em dispositivos móveis — tablets e smartphones. Assim, os clientes terão a navegação facilitada e permanecerão por mais tempo em sua página.

Invista em marketing imobiliário

Todas as recomendações que você leu até agora podem ser impulsionadas por uma estratégia de marketing alinhada com os objetivos da empresa. Afinal, como você bem sabe, um processo de locação pode englobar diferentes durações, alvos e valores.

Além disso, um dos focos de qualquer direcionamento de marketing é atrair e manter uma boa relação com o público em geral. Ele também pode ajudar muito no sentido de conseguir indicações e vendas pelo tradicional boca a boca.

Dependendo das técnicas aplicadas, há como mensurar dados relevantes e entender se os seus anúncios estão sendo ou não efetivos. Porém, para que qualquer plano dê certo, é essencial estabelecer objetivos claros e tangíveis.

Apresente sua cidade/bairro de atuação

Se a sua imobiliária trabalha com nichos — uma cidade ou um bairro —, é viável tirar proveito de conteúdos variados dedicados a essas regiões. Acredite: essa é uma maneira eficiente de se aproximar do público-alvo, fazendo com que ele tenha uma boa quantidade de informações sobre determinadas localidades.

Um material fácil de ler e com boas imagens sobre Ubatuba, por exemplo, pode contribuir com a prospecção de clientes que estão em fase de consideração ou decisão sobre um aluguel de temporada.

Se a área de atuação for menor, vale a pena apostar manuais que indiquem opções de lazer, educação, saúde, transporte e comércio. Assim, você educa a clientela, qualificando-a ao longo do processo de locação.

Ofereça um atendimento personalizado

Mais do que estruturar diferentes canais para que os clientes encontrem sua imobiliária, é preciso fazer com que eles tenham uma excelente experiência ao entrar em contato, independentemente do meio utilizado. Na medida do possível, ofereça um atendimento personalizado e cordial.

Tente, ao máximo, entender quais são as necessidades apresentadas, pois as pessoas nem sempre têm certezas a respeito do que estão buscando. Ter paciência e prestatividade nesse momento de escolha tende a ser decisivo para fechar contratos.

Ao contrário de outros ramos, despertar o senso de urgência é uma prática um pouco arriscada. Tentar apressar a decisão a todo tempo pode soar como algo invasivo e até mesmo desrespeitoso.

Portanto, respeite a indecisão e atue de forma consultiva, sem passar por cima do tempo do cliente. Não abra mão imediatamente de alguém que ainda não sabe o que escolher — uma mensagem ou um e-mail podem fazer a diferença.

Enfim, o processo de locação é um desafio e tanto. Com boas estratégias, você fechará mais negócios e terá resultados melhores.

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