O que considerar na escolha de um aluguel mais barato?

O que considerar na escolha de um aluguel mais barato?

Quem não quer ter o privilégio de morar em um lugar ideal, que preencha suas expectativas e ainda pagar um aluguel mais barato? Esse é um dilema muitas vezes difícil de solucionar, afinal, nem sempre conseguimos unir o útil ao agradável. Muitas dúvidas podem surgir quando precisamos fazer escolhas, principalmente quando isso envolve a necessidade

Quem não quer ter o privilégio de morar em um lugar ideal, que preencha suas expectativas e ainda pagar um aluguel mais barato? Esse é um dilema muitas vezes difícil de solucionar, afinal, nem sempre conseguimos unir o útil ao agradável. Muitas dúvidas podem surgir quando precisamos fazer escolhas, principalmente quando isso envolve a necessidade de economizar dinheiro.

Pensando em tudo isso, selecionamos algumas sugestões que podem ajudar você a ponderar melhor na hora de escolher um novo imóvel para alugar. Fique com a gente e saiba mais!

Avalie o custo de vida da região

Avaliar com cuidado as opções de serviços e do comércio em torno do imóvel desejado é uma das boas estratégias para poupar não apenas no valor da locação, mas também em relação ao custo de vida total.

Por isso, é importante ficar de olho nesse detalhe, já que há o risco de aumentar as despesas pelo simples fato de o supermercado mais próximo ser o mais caro da região. Ainda que você faça compras mais volumosas em outro local, é bem provável que no dia a dia você recorra ao lugar mais caro e acessível. No final, o que era para ficar mais em conta acaba transbordando o seu orçamento.

Analise os meios de transporte disponíveis

Vamos supor que o preço do aluguel que você encontrou é mais que atrativo, afinal, você está em busca de um aluguel mais barato, no entanto, não deixe de analisar a localização. Dependendo do lugar que o imóvel estiver, o gasto com mobilidade pode representar um tiro no pé em longo prazo, caso você precise de mais dinheiro para ir a qualquer outro ponto da cidade. Nesse caso, vale mais a pena fazer as contas e ponderar se aquele aluguel um pouco mais caro não seria mais compensador, ao levar em conta as demais despesas fixas.

Estabeleça suas prioridades

Alugar um imóvel de acordo com as suas condições financeiras exigirá uma lista de prioridades, que podem fazer toda a diferença na sua qualidade de vida. Isso porque não adianta pagar menos na locação e gastar muito com transporte, conforme mencionamos.

O apê é pequeno? Tudo bem, mas pode ser aconchegante oferecer privacidade, conforto acústico, segurança e uma infinidade de outras qualidades, como a localização, por exemplo. Algumas dessas prioridades podem até ajudar ainda mais na redução das despesas com moradia. Afinal, tudo acaba influenciando nesse custo total. Sendo assim, considere o que mais importa para você antes de escolher.

Pesquise bastante

Ao definir as prioridades, chega a hora mais desafiadora: pesquisar as incontáveis ofertas de imóveis disponíveis em portais, sites, placas de aluga-se diretamente com o dono e por aí vai. Nessa hora, a paciência será a sua melhor conselheira; então, abuse dela, você vai precisar.

No entanto, isso tem seu lado bom: pode até ser divertido e, enquanto você procura, começa a se familiarizar com o mercado e muitos outros fatores, como os valores praticados, suas diferenças e critérios. Esse conhecimento se torna refinado e você vai se tornando especialista em distinguir o que realmente pode ser bom, até mesmo no momento de negociar o contrato.

Verifique as formas de garantias locatícias

As formas de garantia são um ponto muito importante, principalmente se a imobiliária ofertar variadas opções. Atente para a escolha que proporcione mais autonomia e não ofereça altos riscos de perdas.

Nesse sentido, é bom lembrar-se de que as garantias por fiança e depósito caução já são bastante ultrapassadas. Pense seriamente em dar preferência, se possível, a uma imobiliária que ofereça garantias mais atuais, sem exigência de fiador, caução nem comprovação de renda, bastando uma análise de crédito rápida e sem burocracia.

Agora você já tem um panorama mais amplo sobre algumas providências básicas a serem tomadas na hora de procurar por um aluguel mais barato. Atente para todas as sugestões para que o barato não se torne mais caro e, principalmente, deixe de oferecer a qualidade de vida que você busca em um novo lar.

Quer se aprofundar um pouco mais antes de tomar a sua decisão? Então, entenda o que você precisa saber para alugar um imóvel!

Imovelweb
ADMINISTRATOR
PROFILE

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos