Como saber quanto gastar na reforma do seu apartamento?

Como saber quanto gastar na reforma do seu apartamento?

Afinal, existem diversos fatores que interferem no valor final de uma reforma, como o estilo de decoração escolhido, produtos e materiais comprados, entre outros. 

Mas, não precisa se apavorar. Mesmo sendo difícil, vamos te dar as informações necessárias para montar o orçamento da sua obra e te ajudar a saber quanto vai gastar na reforma do seu apartamento. Vamos lá?

Tipos de custo 

Assim como o controle financeiro de um lar, dentro do orçamento da reforma do seu apartamento existem dois tipos de custo: os fixos e os variáveis

Custos fixos 

Os custos fixos da reforma de um apartamento correspondem a tudo que é indispensável para realização da obra, também conhecidos como a parte civil. 

Esses custos também vão variar de acordo com o que você pretende reformar dentro do seu apartamento, mas geralmente eles são os valores de serviços como demolição de paredes, instalações elétricas e hidráulicas, iluminação, remoção de entulho, pintura, instalação de ar condicionado, entre outros. 

Para calcular seus custos fixos, você deve levar em consideração a quantidade de mão de obra necessária e os materiais e produtos que você terá que comprar, como cimento, areia, pedra e etc. 

Falando sobre os custos fixos, o banheiro é o local que mais causa impacto no orçamento. lsso acontece porque ele é um cômodo que exige a participação de diversos profissionais e tem muitos processos, como hidráulica, louças, iluminação, revestimento e pintura. 

Custos variáveis

Os custos variáveis dependem única e exclusivamente do seu gosto pessoal. Por exemplo, para a bancada da cozinha, você tem diversas pedras como opção, além da torneira, marcenaria, piso e outros itens presentes na decoração. 

Todas essas escolhas podem aumentar ou diminuir o valor final da reforma do seu apartamento. 

Por isso, é importante escolher seus produtos e materiais baseados não só no seu gosto, como também na qualidade e durabilidade que aquele item pode oferecer. 

Se você está com dúvidas nessa questão ou não tem experiência na compra e escolha de materiais, o melhor profissional para te ajudar é um arquiteto. A partir das informações que você passar para ele, você terá algumas opções que cabem no seu bolso e que vão atender às suas necessidades. 

Um cômodo que demanda bastante investimento nos custos variáveis é a cozinha. Além de precisar de muitos profissionais e materiais, a marcenaria encarece o valor desse ambiente e precisa de mão de obra qualificada para que você não tenha dor de cabeça no futuro. 

Qual é o custo de uma reforma completa no apartamento?

Até agora, você já conheceu os custos fixos e variáveis de uma reforma, dois itens essenciais para ter um orçamento de obra mais assertivo. Mas como saber quanto gastar na reforma completa do seu apartamento?

Geralmente, o custo de uma obra completa no apartamento fica em torno de 15% do valor do imóvel. Nesse preço está incluso a parte hidráulica, elétrica, infraestrutura, piso e marcenaria. 

Como lidar com os problemas com a mão de obra?

Na hora de contratar os profissionais responsáveis pela realização da sua reforma, você tem várias opções. 

Você pode contratar um profissional para cada serviço, um empreiteiro, um arquiteto ou até mesmo uma empresa que cuida de toda reforma por você. É o caso da Decorati, empresa que oferece obras completas, do projeto até a execução. 

O mais importante é ter certeza que vai trabalhar com profissionais de confiança, que vão te ajudar a escolher os melhores materiais, realizar os processos corretamente, evitar o desperdício dos produtos e entregar sua obra no prazo pré-estabelecido.

Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado. Para facilitar seu trabalho ainda mais, é só baixar gratuitamente a calculadora da Decorati. Ela te dá o valor total da sua reforma de um jeito rápido, simples e real.

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos