Guia rápido para instalar prateleiras e ganhar mais espaço em casa

Guia rápido para instalar prateleiras e ganhar mais espaço em casa

A primeira coisa que você precisa considerar antes de instalar prateleiras é o tamanho do móvel em questão. Prateleiras grandes demais em ambientes pequenos, por exemplo, sobrecarregam a decoração e acabam não trazendo harmonia para o local. Sabemos que a intenção é justamente ganhar mais espaço e liberar a circulação, mas é fundamental estar atento às

A primeira coisa que você precisa considerar antes de instalar prateleiras é o tamanho do móvel em questão. Prateleiras grandes demais em ambientes pequenos, por exemplo, sobrecarregam a decoração e acabam não trazendo harmonia para o local. Sabemos que a intenção é justamente ganhar mais espaço e liberar a circulação, mas é fundamental estar atento às proporções.

Definido o tamanho, é hora de pensar na finalidade que você quer para as prateleiras. Na maioria das vezes, elas são utilizadas para abrigar objetos decorativos, valorizando os interiores da casa ou apartamento. Mas também podem ser utilizadas para guardar eletrodomésticos na cozinha ou itens pessoais no banheiro. Assim, dá para ganhar mais espaço de circulação. Este post vai ajudar você nesta tarefa. Confira! 

Equipamentos que você vai precisar

Não é preciso ser um expert em serralheria para instalar prateleiras. Se você tiver um pouquinho de habilidade com a furadeira, conseguirá fazer um bom trabalho.

Vamos às demais ferramentas necessárias para o “Do It Yourself” (DIY) — ou faça você mesmo:

  • 2 suportes para cada prateleira (normalmente são em formato de L, mas podem variar);
  • chave de fenda;
  • trena ou fita métrica;
  • ferramenta de nivelamento;
  • broca, buchas e parafusos;
  • lápis para fazer as marcações.

Também é interessante utilizar fita crepe na base do local onde serão feitos os furos. Assim, fica mais fácil conter a poeira da furadeira e fazer a limpeza do chão depois. Inclusive, convém forrar o chão com um plástico ou com jornais velhos para não espalhar a sujeira e também para evitar arranhões caso alguma ferramenta caia durante a instalação.

Passo a passo de como instalar prateleiras

Vamos agora à parte prática: o passo a passo da instalação.

Meça a altura do móvel

Com a trena ou fita métrica, defina a altura que você quer para a prateleira e avalie se a altura escolhida não interfere na funcionalidade do móvel. Explicamos: uma prateleira utilizada para apoiar a TV, por exemplo, precisa estar em uma altura compatível com a visão de quem assiste. Essa altura pode variar se a televisão ficar de frente para uma mesa, cama ou sofá.

Em linhas gerais, podemos dizer que uma média de altura padrão gira entre 1.65 e 1.75m, que seria uma medida visualmente confortável. Isso vale também para elementos de décor, embora há quem prefira instalar prateleiras decorativas em alturas maiores, principalmente quando elas servirão para apoiar objetos valiosos, como obras de arte. 

Nivele e faça a marcação

Com a ferramenta de nivelamento — o famoso nível de bolha — verifique se o local da instalação está devidamente equilibrado. Apesar de ser uma tarefa óbvia, na pressa de terminar logo o serviço, muita gente pula esta etapa e acaba confiando somente no olhar. Aí, na hora de ver o resultado, percebe que o móvel ficou levemente desnivelado. Então, não subestime o nível de bolha!

Para utilizá-lo, é bem simples: basta posicionar o nível sobre o móvel na altura prevista. Se a bolha estiver deslocada para a direita ou para a esquerda, quer dizer que a prateleira não está nivelada. Vá acertando a posição até confirmar que a bolha está inteiramente dentro do nível. Agora, é só fazer a marcação dos furos com o lápis e preparar a furadeira.

Verifique também a distância entre os suportes para ter certeza de que estão posicionados de maneira proporcional. Além da estética da decoração, isso é muito importante para garantir a segurança do móvel. Lembre-se também de respeitar os limites de peso estabelecidos. Por melhor que seja o material da prateleira, não ultrapasse o peso indicado no produto.

Fure os locais demarcados

O terceiro passo é fazer os furos, mas não sem antes escolher a broca ideal para os parafusos daquele móvel. Geralmente, a prateleira vem acompanhada dos parafusos específicos conforme o tamanho. Se não vier, basta comprá-los em uma loja de material de construção. Se tiver dúvidas quanto ao tamanho, peça ajuda ao lojista.

Reforçamos aqui a dica de forrar o chão para não espalhar a poeira dos furos. Afinal, todo mundo que já usou furadeira alguma vez na vida sabe que essa ferramenta faz uma sujeira considerável. Para facilitar o manuseio do equipamento e garantir a precisão dos furos, posicione a furadeira em um ângulo de 90º com a superfície.

Agora, é só furar e inserir as buchas nos buraquinhos, com cuidado para não alargá-los. Coloque os suportes no local e confira se o alinhamento está como previsto, permitindo que os parafusos entrem sem esforço.

Parafuse os suportes

Superfície alinhada, chegamos ao passo derradeiro, que é parafusar os suportes da sua prateleira. Cuidadosamente, vá inserindo os parafusos nos buracos e, ao mesmo tempo, verifique se o suporte continua bem alinhado. Estando tudo certo, aperte-os com a chave de fenda e encaixe a prateleira delicadamente sobre os suportes. Pronto: seu móvel está instalado com sucesso!

Uma dica extra é que você pode ainda puxar os parafusos antes de encaixar a prateleira para ter certeza de que as buchas se expandiram o suficiente, eliminando assim qualquer risco de queda do móvel. 

Utilização das prateleiras

Por último, mas não menos importante, trazemos algumas dicas simples para preservar a vida útil do seu móvel e evitar acidentes domésticos. Já falamos anteriormente sobre respeitar a sobrecarga de peso indicada na embalagem da prateleira. Além disso, queremos chamar atenção também para a limpeza do móvel. Dependendo do material, será necessário limpar as prateleiras de uma forma mais criteriosa.

Prateleiras de madeira, por exemplo, não podem ser molhadas e vão exigir manutenção com envernizamento periodicamente. Prateleiras de vidro temperado, por sua vez, podem ser lavadas à vontade. Inclusive, essas são as opções mais utilizadas nos banheiros, devido à constante umidade do cômodo. Outros materiais que fazem sucesso quando o assunto é instalar prateleiras são o aço e o alumínio, queridinhos do décor em estilo industrial.

Qualquer que seja sua opção, priorize o custo-benefício do material para aliar estética, durabilidade e funcionalidade em doses certas na sua decoração. Agora, é só escolher o que você quer guardar nas suas prateleiras e fazer desses cantinhos lugares especiais da casa — seja com seus objetos do dia a dia, seja com belas peças decorativas.

Se este post foi útil para você, compartilhe o passo a passo com seus seguidores e inspire-os a colocar a mão na massa!

Imovelweb
ADMINISTRATOR
PROFILE

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos