Classic Blue: como usar a cor Pantone 2020 na decoração da sua casa?

Classic Blue: como usar a cor Pantone 2020 na decoração da sua casa?

Quando o assunto é decoração, um dos elementos mais importantes para compor um conjunto harmônico de elementos é a tonalidade escolhida. Indicando uma nova tendência para o ano de 2020, a Pantone — a empresa mais influente quando se trata de consultoria de cores — apresentou, contrastando com o Living Coral (de 2019), a tonalidade Classic

Quando o assunto é decoração, um dos elementos mais importantes para compor um conjunto harmônico de elementos é a tonalidade escolhida. Indicando uma nova tendência para o ano de 2020, a Pantone — a empresa mais influente quando se trata de consultoria de cores — apresentou, contrastando com o Living Coral (de 2019), a tonalidade Classic Blue (número 19-4052).

Conforme a empresa relatou em seu próprio site, a escolha da cor foi direcionada pelo cenário da atualidade, que traz a necessidade de ter confiança e fé. Representando exatamente isso, a variação de azul elegida traz a sensação de aconchego e relaxamento, montando uma dualidade entre simplicidade e sofisticação. Graças a essas características, o tom permite uma série de combinações, desde composições com outras cores até disposição de elementos de forma clean.

Quer saber mais sobre as particularidades e como usar adequadamente a cor Pantone 2020 na decoração da sua casa? Continue conosco!

Quais são as características do Classic Blue?

O principal reflexo da cor Pantone 2020 na decoração de um ambiente é a sobriedade. Sua definição tem como base uma variação que vaga desde o azul vívido do céu até o tom profundo do mar, chegando à tonalidade mais marcante da cor azul. Por essa composição, o Classic Blue traz, principalmente, a ideia de introdução a uma nova era.

Por essas particularidades, a tonalidade cria possibilidades distintas para a composição do ambiente, já que mesmo pequenos elementos ou detalhes tendem a se destacar, desde que adequados às características da cor. Um grande diferencial é a possibilidade de montar uma disposição permeada pelo minimalismo, que remete à ideia de simplicidade e renovação, sem deixar de lado a elegância de uma formação bem planejada.

Como utilizar essa cor na decoração?

A primeira parte da decoração consiste em escolher as cores que formarão a composição dos ambientes. A grande vantagem, aqui, é que, por se tratar de um tom bastante marcante, o Classic Blue aceita uma gama de variações e combinações com outras tonalidades.

É possível, por exemplo, combinar a cor de 2020 com tons mais escuros, criando um visual dark, e agregar elementos com tons claros, como móveis ou almofadas, para criar destaque. Outra possibilidade que se encaixa perfeitamente é dispor tonalidades vívidas, como verde e rosa, junto ao azul, de modo a criar um contraste. É possível, ainda, optar por uma decoração monocromática, tendo o Classic Blue como elemento-chave da decoração.

Composição dos ambientes

Além de selecionar os tons que ornarão melhor com o Classic Blue, é fundamental entender como aplicar essa cor nos elementos presentes em cada ambiente. Pensando exatamente nisso, separamos algumas ideias para ajudar você na hora de decorar.

Quarto

Por se tratar de um cômodo que exige mais tranquilidade, é melhor aplicar o azul com um pouco mais de delicadeza. Com relação às paredes, uma boa opção é deixar apenas uma delas com a cor azul e combinar com outros tons, conforme citamos acima. Além disso, elementos como lençóis, fronhas e cortinas também aceitam muito bem a cor de 2020. Porém, tenha bastante cuidado para não cometer exageros.

Escritório

Mudando agora para um ambiente que exige um pouco mais de seriedade, é possível preencher parte do ambiente com o Classic Blue, mas sempre combinando com outras cores. Por criar a ideia de produtividade, optar por tonalidades mais claras, tanto nos elementos do seu office quanto no contraste das paredes, é uma boa escolha.

Sala de estar

Por estar associada à ideia de diversão, a sala de estar é onde você pode ousar e decorar conforme seu desejo. Isso fica ainda mais fácil com o Classic Blue, já que a cor tem muita personalidade. O principal ponto de atenção aqui é a iluminação da sala: caso se trate de um ambiente mais escuro, opte por aplicar o azul nos elementos decorativos e combiná-lo com cores mais claras; se for mais iluminado, é possível aplicar a cor nas paredes com mais intensidade.

A cor Pantone 2020 chegou para criar uma nova perspectiva na decoração, criando ainda mais possibilidades de composição. O destaque é para a decoração clean, que se mostra bastante valorizada quando combinada com o Classic Blue. Com tantas variações possíveis, os mais variados gostos e estilos foram privilegiados.

Aliás, para acertar na montagem do ambiente, não deixe de conferir as 9 principais tendências de decoração para 2020 que você não pode perder!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos