Como e onde usar móveis rústicos?

Como e onde usar móveis rústicos?

Mesa de madeira de demolição é o item que mais agrada na hora da escolha, mas há outras opções

Segundo o dicionário, rústico significa: “1- referente ao campo ou a vida no campo. 2 – diz-se do objeto que é simples, feito sem acabamento.” Os móveis rústicos conservam algo desse significado, mas apenas com as suas características positivas, afinal não há neles nada de grosseiro ou mal acabado.

Quando pensamos em móveis rústicos, nos vêm à cabeça móveis de madeira de demolição, madeira nobre e pesada, que remete ao campo, às fazendas e a um clima de aconchego e acolhimento, afinal os itens de madeira são escuros e quentes. Podem ser definidos como  grandes, robustos e que chamam atenção em qualquer ambiente. Possuem todo o charme e estilo e, apesar de remeterem a uma época antiga, há muito tempo não saem de moda e se mostram sempre atuais. Eles podem ser usados em diferentes ambientes e com diversas combinações. Quer saber como e onde usá-los? Acompanhe com a gente!

Não há limites!

Praticamente não há limitação para o uso de móveis rústicos. Uma casa inteira pode ser decorada com eles: a sala de estar, copa, cozinha, quartos, banheiro, escritório e área externa. Uma infinitude de peças em estilo rústico também está disponível nas lojas e marcenarias, como bancos, mesas, cadeiras, camas, armários para quarto e para sala, cômodas, criados, aparadores, espelhos e muitos outros.

Combinação com tecidos naturais

Esses móveis combinam com almofadas, cortinas, tapetes e mantas feitos de tecidos naturais, como linha, tricô e rendas. O ambiente fica com um toque ainda mais campestre, totalmente coerente entre si. Mas não há necessidade de limitar essa decoração apenas à casa de campo. É plenamente possível tê-la em seu apartamento na cidade. Uma dica mais suave para fazer na decoração rústica é apostar em jogos americanos feitos, por exemplo, de sisal. Fica um charme.

Mistura entre o rústico e o moderno

Não há problema algum em misturar móveis e decoração rústicos e modernos. Esse contraste é totalmente frutífero para ter um ambiente versátil, conectando passado, presente e futuro. A única recomendação é não pesar a mão. Você deve optar ou por uma decoração moderna com toques rústicos, ou uma decoração rústica com toques modernos. Manter a mesma proporção para ambos pode pesar o ambiente e até mesmo anular a presença de cada um dos estilos decorativos.

Usando itens decorativos

Como dissemos, é possível sim misturar elementos modernos aos móveis rústicos. Mas, se você deseja manter o conjunto uniforme, alguns adornos não podem faltar na sua decoração, tais como: esculturas de galinhas d’angola, bonecas do Vale do Jequitinhonha (MG), namoradeiras, lampiões decorativos, flores e louças antigas. Os próprios móveis muitas vezes ganham toques artísticos, trazendo um toque singelo e delicado a sua robustez, como pinturas florais, de arabescos ou pássaros e aplicação de uma técnica chamada pátina, perfeita para os móveis rústicos e que pode ser feita em diversas cores.

E então, o que achou de nossas sugestões sobre como e onde usar móveis rústicos? Já está pronto para investir nessa decoração e deixar a sua casa ainda mais charmosa e aconchegante?

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos