Apartamento com varanda ou sem? Veja as vantagens de cada um

Apartamento com varanda ou sem? Veja as vantagens de cada um

A dúvida entre morar em um apartamento com varanda ou sem é muito comum — ainda mais quando se está em busca do primeiro apê. Mas ainda que as unidades com áreas abertas encham os olhos, elas nem sempre são ideais. A melhor escolha depende, diretamente, do orçamento disponível e estilo de vida dos moradores.

A dúvida entre morar em um apartamento com varanda ou sem é muito comum — ainda mais quando se está em busca do primeiro apê. Mas ainda que as unidades com áreas abertas encham os olhos, elas nem sempre são ideais. A melhor escolha depende, diretamente, do orçamento disponível e estilo de vida dos moradores.

Neste post, apresentamos as principais vantagens de cada tipo de residência. Depois de conhecê-las, avalie qual se adéqua melhor aos seus objetivos, necessidades e desejos. Dessa forma, é mais fácil acertar na escolha do futuro lar!

O que significa ter um apartamento com varanda?

Ter um apartamento com varanda implica em pagar mais carodo que se optasse por um imóvel com condições semelhantes, mas sem a varanda. Isso significa que o investimento extra precisa “gerar retorno”.

Para valer a pena, deve-se fazer bom uso desse espaço. Dito de outra maneira, quanto maior a funcionalidade da varanda no dia a dia dos moradores, melhor.

É por isso que, quando se trata de escolher um imóvel, nenhuma particularidade deve ser menosprezada. Seja localização, metragem, área, entre outras características, tudo deve ser cautelosamente analisado.

Quais as vantagens dos apartamentos com varanda?

Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Conheça as vantagens do apartamento com varanda e veja o que faz dele a primeira opção de tantas pessoas!

Sensação de amplitude e bem-estar

A varanda passa sensação de amplitude — inclusive em imóveis com metragens reduzidas. Afinal, trata-se de um espaço aberto e integrado ao lar.

Ela também melhora a iluminação e a ventilação no local, impactando no bem-estar dos moradores. E tem mais: a luminosidade natural ajuda a diminuir a necessidade de acender lâmpadas durante o dia, reduzindo os gastos com a conta de luz.

Além disso, por deixar o imóvel bem arejado, a temperatura no verão é mais amena, eliminando a necessidade de usar o ar-condicionado. Mais um fator que ajuda a economizar energia elétrica.

Por fim, em apartamentos com varanda o risco de surgirem problemas relacionados à umidade diminui. Isso é notado não apenas na sala de estar, mas em todos os cômodos, pois o ar que entra pela varanda circula pelos ambientes, evitando o aparecimento de mofo.

Multifuncionalidade

Para algumas pessoas, a varanda é vista como o quintal do apartamento. Nela, é possível cultivar um jardim ou uma horta (principalmente as verticais), fazer atividades físicas, brincar com as crianças, com os pets ou apenas relaxar.

Para outras, trata-se de uma área de convivência privativa, idealizada sob medida para receber os amigos e confraternizar. Nesse caso, um espaço gourmet bem equipado (quase sempre, com churrasqueira) é indispensável.

Existem, ainda, as pessoas que transformam a área em um escritório e/ou local de estudo, montando o seu home office com vista. Ou aquelas que utilizam a varanda para criar um ateliê (de artesanato, bijuterias, vestuário etc), seja por hobby ou como uma forma de renda. Em ambos os casos, é importante fechar o ambiente com vidro, para evitar que as intempéries (sol e chuva) atrapalhem o uso do espaço.

Melhor valor de revenda

Tendência no mercado imobiliário há vários anos, as varandas agregam valor aos apartamentos. Ainda mais depois da pandemia do novo coronavírus, que levou as pessoas a passarem mais tempo dentro de casa. Assim, seja para venda ou locação, imóveis com terraços têm mais interessados do que os sem esse diferencial.

Quais as vantagens dos apartamentos sem varanda?

Engana-se quem pensa que escolher um apartamento sem varanda é vantajoso, somente, pelo custo mais baixo. Os benefícios desse tipo de imóvel vão muito além! Confira-os a seguir!

Menor valor de compra ou locação

Apartamentos sem áreas abertas têm valores mais atrativos. Ao analisar o impacto das parcelas do financiamento ou do aluguel no orçamento, muitas pessoas preferem imóveis sem varanda. Sem falar no custo para mobiliar e decorar o setor, bem como fazer o fechamento com vidro e instalar as redes de proteção (no caso de quem tem filhos pequenos ou animais de estimação).

Além disso, é preciso considerar os gastos com a manutenção (pintura, troca de pisos, problemas de encanamento etc) ao longo dos anos. Sendo assim, um imóvel sem esse espaço costuma ter a manutenção mais em conta.

Mais praticidade na hora da limpeza

Quem tem que lidar com o trabalho e as tarefas domésticas pode preferir as facilidades de um apartamento sem varanda. Além de ser um cômodo a menos para limpar e organizar, as varandas abertas costumam deixar toda a casa mais empoeirada. Já as envidraçadas precisam de um cuidado semanal especial, para deixar os vidros bem límpidos — o que dá um baita trabalho!

Mais privacidade no dia a dia

Ainda que existam cortinas e persianas, vez ou outra, os moradores podem esquecer de fechá-las. Assim, correm o risco de serem observados por bisbilhoteiros residentes em outros prédios.

Para quem não quer passar por esse tipo de inconveniente, apartamentos sem varanda são mais seguros. Sem uma abertura tão ampla, é mais fácil manter a privacidade dentro do lar evitando que terceiros vejam você, sua família e possíveis visitantes.

O que cada pessoa deve considerar para acertar na escolha?

Para acertar na escolha do imóvel ideal, primeiramente, considere o quanto pode investir. Calcule se o valor do metro quadrado no bairro desejado cabe no seu orçamento. Se estiver acima das suas possibilidades, avalie se é melhor abrir mão da varanda, escolhendo imóveis menores e mais baratos ou trocar de região.

Ao mesmo tempo, analise seu estilo de vida. Caso passe a maior parte do tempo fora de casa, é provável que a varanda não faça diferença para você. Já para quem faz várias atividades dentro do lar, contar com uma boa área aberta melhora a qualidade de vida.

E para além da rotina atual, tente fazer uma projeção para os próximos anos. Caso deseje ter um animal de estimação ou construir uma família, ter uma varanda pode ser interessante para seus pets e filhos brincarem.

Agora que você conhece as vantagens de cada tipo de moradia, analise seu orçamento, bem como estilo de vida e decida com consciência. Seja o apartamento com varanda ou sem, o importante é que ele atenda suas expectativas!

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Se você não se imagina vivendo em um imóvel sem área externa, aproveite para descobrir como varandas maiores vêm ganhando importância como área de lazer nos últimos tempos!

Imovelweb
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos