Alto da lapa

São Paulo - Alto da Lapa - São Paulo

R$ 2.152.297 Preço de venda R$ 6.934 Preço de locação

Construído nos anos de 1920, o Alto da Lapa foi projetado pelo arquiteto e urbanista inglês Barry Parker, com jardins internos, muitas praças e arborização. Foi desenvolvido para a população operária, mas acabou por atrair imigrantes com boas condições financeiras. Altamente residencial, o Alto da Lapa é considerado um bairro-jardim, ou seja, aqueles espaços altamente arborizados. O que atrai muitos estudantes para o bairro é a proximidade com a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO) que é sede da Universidade de São Paulo (USP) que ocupa a maior parte do campus na capital paulista. Para o Lazer, o bairro oferece uma ótima escolha para quem curte estar em contato com a natureza e respirar ar puro. O Parque Villa-Lobos é uma área de descontração, cultura e esporte e esta a disposição de todos os moradores e visitantes, com atividades para todas as idades.

Com mais de oito milhões de metros quadrados, a Cidade Universitária também é sede de alguns dos mais importantes institutos de pesquisa do Brasil, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal (CEPAM) da Fundação Prefeito Faria Lima, a Academia de Polícia e o Centro Tecnológico da Marinha do Brasil em São Paulo (CTMSP). O bairro preserva seu estilo horizontal por ter uma grande importância histórica para a cidade de São Paulo, com isso, casas do Alto da Lapa foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por causa de seus valores históricos e arquitetônicos. Por esse motivo, é muito difícil encontrar prédios de apartamentos no bairro. 

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

O Alto da Lapa é um bairro nobre da cidade de São Paulo. Construído nos anos de 1920, o bairro foi projetado pelo arquiteto e urbanista inglês Barry Parker, com jardins internos, muitas praças e arborização. Inicialmente o Alto da Lapa foi desenvolvido para a população operária, mas acabou por atrair imigrantes com boas condições financeiras.

Altamente residencial, o Alto da Lapa é considerado um bairro-jardim, ou seja, aqueles espaços altamente arborizados, com muitas praças, parques e árvores pelas calçadas, além de um traçado urbano diferenciado, tortuoso e cercado por avenidas amplas. Por conta da beleza e da sua excelente localização o bairro hoje é um dos mais procurados da capital por quem busca casas e apartamentos à venda ou para locação na cidade.

Por ter uma grande importância histórica para a cidade de São Paulo, o bairro preserva seu estilo horizontal. As casas do Alto da Lapa foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional por causa de seus valores históricos e arquitetônicos. Por esse motivo, é muito comum, ao invés de prédios de apartamentos, serem procuradas casas à venda ou para locação no bairro.

Cidade Universitária

A Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira (CUASO) é a sede da Universidade de São Paulo (USP) e é a maior parte do campus na capital paulista. A sede fica bem próxima do Alto da Lapa, o que atrai muitos estudantes para o bairro. É na CUASO que ficam localizados alguns dos principais centros de ensino, pesquisa e extensão da universidade, assim como o gabinete do reitor e as pró-reitorias.

Com mais de oito milhões de metros quadrados, a Cidade Universitária também é sede de alguns dos mais importantes institutos de pesquisa do Brasil, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto Geográfico e Cartográfico (IGC), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Centro de Estudos e Pesquisas em Administração Municipal (CEPAM) da Fundação Prefeito Faria Lima, a Academia de Polícia e o Centro Tecnológico da Marinha do Brasil em São Paulo (CTMSP).

Villa-Lobos, do lixo ao parque

Em uma parte da área do Parque Villa-Lobos havia um depósito de lixo da CEAGESP. Em outra parte era depositado o material dragado do Rio Pinheiros. Já no centro da região onde, hoje, é o parque, eram depositados entulhos da construção civil. No ano do centenário de nascimento de Heitor Villa-Lobos, 1987, os primeiros estudos para a implantação do parque foram apresentados. Hoje, o local é uma área de lazer, cultura e esporte.

Mas foi somente a partir de 2004 que o projeto do parque realmente passou a ser desenvolvido de maneira satisfatória, pois, antes desse período, o parque sofria com problemas de manutenção. Em 2006, cerca de 24 mil árvores já haviam sido plantadas em covas de mil litros de substrato, depois que todo o entulho foi removido da terra. Ainda hoje o parque passa por melhorias e é dos principais motivos para conhecer o Alto da Lapa.

Imóveis em Alto da lapa

2602115 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Alto da lapa

  • São Paulo

  • São Paulo

Continuar buscando imóveis