Vila Isabel

Rio de Janeiro - Vila Isabel - Rio de Janeiro

R$ 493.875 Preço de venda R$ 2.011 Preço de locação

Localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro a Vila Isabel é um bairro de classe média e de vida boêmia. O bairro é famoso por ser a terra do samba e lar de grandes nomes da música brasileira, como Noel Rosa e Martinho da Vila. Além disso, a Vila Isabel também é conhecida por ser sede da Escola de Samba Vila Isabel, uma das mais tradicionais do país.

Noel Rosa é a figura mais importante da Vila Isabel. Por esse motivo, em março de 1996 foi inaugurada a Estátua de Noel Rosa, uma referência no bairro e um dos lugares mais frequentados da Vila. Por ter sido o lar de um dos mais importantes sambistas do país, em no ano de 1965, em comemoração aos 400 do Rio, o arquiteto Orlando Magdalena decorou as calçadas do Boulevard 28 de Setembro com pedras portuguesas e desenhos de partituras de clássicos da MPB, instrumentos e nomes de compositores, chamadas de Calçadas Musicais. As calçadas se encontram nos dois lados de Boulevard 28 de Setembro, e vão da Praça Maracanã à Praça Drummond.

O nome Vila Isabel é uma homenagem a Princesa Isabel, que por conta da Lei áurea extinguiu a escravidão no Brasil. Além de ser um bairro clássico do Rio de Janeira, a Vila conta com uma excelente infraestrutura de serviços e comércio variado. O principal eixo é a Boulevard 28 de Setembro, onde se encontram agências bancárias, lanchonetes e mercados. Além disso, é no bairro que fica o Shopping Center Boulevard Rio, localizado nas ruas Barão de São Francisco e Teodoro da Silva.

 

Cheio de história, morar na Vila Isabel é garantia de qualidade de vida, lazer, diversão e boa localização. O bairro fica perto de lugares como Tijuca e Maracanã. Além disso, a Vila tem muitas opções de casas e apartamentos para aluguel e venda, para todos os gostos e bolsos. 

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

Bairro de classe média, localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro, Vila Isabel é famosa por ser a terra do samba e lar de grandes nomes da música brasileira, como Noel Rosa e Martinho da Vila. Também é conhecida por ser sede da Escola de Samba Vila Isabel, uma das mais tradicionais do país.

Bairro de vida boêmia, a Vila é lar de grandes compositores e sambistas e, por isso, no ano de 1965, em comemoração aos 400 anos da cidade maravilhosa, o arquiteto Orlando Magdalena teve a ideia de decorar as calçadas do Boulevard 28 de Setembro com pedras portuguesas e desenhando nelas partituras de clássicos da MPB.

Foi assim que surgiram as Calçadas Musicais. Além de partituras, elas formam instrumentos e nomes de compositores. As calçadas se encontram nos dois lados de Boulevard 28 de Setembro, e vão da Praça Maracanã à Praça Drummond. Entre as músicas desenhadas estão: Cidade Maravilhosa, Abre Alas, Feitiço da Vila, Aquarela do Brasil e muitas outras.

Um pouco da história do bairro

A terra pertencia à Companhia de Jesus desde 1565, mas a Coroa Portuguesa confiscou os bens dos jesuítas e as terras ficaram abandonadas, até a proclamação de Independência do Brasil, em 1822, quando passaram a pertencer ao Império Brasileiro.

Foi então que o Barão João Batista de Viana Drumond comprou as terras e idealizou o projeto que se transformaria na Vila Isabel, nome dado em homenagem à Princesa Isabel, por causa da lei que libertou os escravos. O Barão era um abolicionista.

Porque morar na Vila Isabel

Além de ser um bairro clássico do Rio de Janeira, a Vila conta com uma excelente infraestrutura de serviços e comércio variado. O principal eixo é a Boulevard 28 de Setembro, onde se encontram agências bancárias, lanchonetes e mercados. Além disso, é no bairro que fica o Shopping Center Boulevard Rio, localizado nas ruas Barão de São Francisco e Teodoro da Silva.

Morar na Vila Isabel é garantia de qualidade de vida, lazer, diversão e boa localização. O bairro fica perto de lugares como Tijuca e Maracanã. Além disso, a Vila tem muitas opções de casas e apartamentos para aluguel e venda, para todos os gostos e bolsos.

Noel, o poeta do botequim

 

Noel Rosa é a figura mais importante da Vila Isabel. Os sambas do compositor romperam as fronteiras do Rio e encantaram o Brasil e o mundo. Nada mais justo do que homenagear um dos grandes nomes da música brasileira, no bairro que ele morava e amava. Por esse motivo, em março de 1996 foi inaugurada a Estátua de Noel Rosa, em que a figura do compositor aparece sentada em uma cadeira de bar, com seu cigarro na mão, enquanto é servido por um garçom, em pé ao seu lago. Em pouco tempo, a estátua se tornou uma referência no bairro e um dos lugares mais frequentados da Vila.

Imóveis em Vila Isabel

161597 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Rio de Janeiro

  • Rio De Janeiro

  • Vila Isabel

Continuar buscando imóveis