Méier

Rio de Janeiro - Méier - Rio de Janeiro

R$ 397.075 Preço de venda R$ 1.517 Preço de locação

Bairro tradicional do subúrbio carioca, o Méier é uma mistura urbana entre uma área mais comercial e agitada, e outra mais calma e residencial. O bairro que carrega muito da história do Rio de Janeiro possui um clima de subúrbio, o que garante a tranquilidade dos moradores e dos visitantes e faz com que haja uma grande procura por casas e apartamentos no bairro.

O nome do bairro é uma adaptação abrasileirada do sobrenome de Augusto Duque Estrada que recebeu as terras, onde hoje está situado o bairro, de Dom Pedro II em 1884. Cortado pela famosa estrada de ferro Central do Brasil, a história do Méier é bastante ligada aos trens. Além disso, os primeiros habitantes da região foram os escravos fugidos de fazendas próximas. Eles formaram quilombos na serra conhecida como Pretos Forros.

O bairro é um dos mais completos do Rio de Janeiro, com uma grande variedade de opções de lazer, cultura, educação e saúde. Mas foi somente na década de 1950 que o bairro começou a crescer significativamente. Em 1954, a maior sala de cinema da América Latina, com mais de dois mil lugares, foi inaugurada no Méier. Pouco tempo depois, o bairro ganhou o Shopping do Méier, que trouxe mais desenvolvimento para toda a região.

Com uma excelente infraestrutura de serviços públicos e privados, o Méier é sede de algumas das principais escolas da capital carioca. Além disso, o bairro também abriga um grande numero de escolas de idiomas, pré-vestibulares e cursos de informática e dança. Na área da saúde, o Méier conta com um hospital municipal e um pronto socorro.

O bairro também possui ótimas áreas verdes para quem procura contato com a natureza como o Jardim do Méier. A praça, que é cartão postal do bairro, fica em um dos lugares mais movimentados da região e é cercada por importantes prédios da região. Além disso, o Méier também pode ser considerado um polo artístico do Rio de Janeiro. O bairro abriga o Centro Cultural João Nogueira e o Centro Coreográfico do Rio onde celebridades como Adriana Esteves e Fátima Bernardes estudaram dança.

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

O Méier é um bairro tradicional do subúrbio carioca. A região tem duas aparências urbanas bastante diferentes. Nas áreas próximas a Rua Dias da Cruz e a Estação Ferroviária, a região é mais comercial e agitada, já a outra parte do bairro é mais calma e residencial. O bairro é tradicional e tem um clima de subúrbio, o que garante a tranquilidade dos moradores e dos visitantes, por isso, a procura por casas e apartamentos no Méier é sempre grande.

A História do Méier

No ano de 1884, Dom Pedro II presenteou o amigo Augusto Duque Estrada Meyer com terras. Por esse motivo, a região ficou conhecida como “Meyer”, e, aportuguesando o termo, o nome do bairro ficou Méier. Cortado pela famosa estrada de ferro Central do Brasil, a história do Méier é bastante ligada aos trens. Além disso, os primeiros habitantes da região foram os escravos fugidos de fazendas próximas. Eles formaram quilombos na serra conhecida como Pretos Forros.

Foi somente na década de 1950 que o bairro começou a crescer significativamente. Em 1954, a maior sala de cinema da América Latina, com mais de dois mil lugares, foi inaugurada no Méier. Pouco tempo depois, o bairro ganhou o Shopping do Méier, que trouxe mais desenvolvimento para toda a região.

Educação e saúde

O bairro é um dos mais completos do Rio de Janeiro, com uma grande variedade de opções de lazer, cultura, educação e saúde. O Méier é sede de algumas das principais escolas da capital carioca, como o colégio Imaculado Coração de Maria e o colégio Metropolitano.

Outro fator que chama a atenção é a quantidade de escolas de idioma presentes na região. Alguns dos principais exemplos são: Brasas, Cultura Inglesa, CCAA, Ibeu, Fisk e Wizard. Muitos pré-vestibulares também marcam presença no bairro, além de cursos de informática e dança.

Na área da saúde, o Méier conta com um hospital municipal e um pronto socorro. O Salgado Filho tem um bloco principal de sete andares, além de dois anexos. O bairro, ainda, fica bem próximo do hospital Pasteur, que tem atendimento 24 horas, com emergência, clínica médica, ginecologia/obstetrícia, radiologia, cirurgia geral e ortopedia.

Cinema, lazer e Jardim do Méier

Com quatro cinemas, o Méier pode ser considerado um polo da sétima arte no Rio de Janeiro. Um desses espaços, o Centro Cultural João Nogueira conta, inclusive, com teatro, galeria de exposições e restaurantes. Além disso, foi no bairro, especificamente no Centro Coreográfico do Rio, que celebridades como Adriana Esteves e Fátima Bernardes estudaram dança.

Outro grande destaque e cartão postal do bairro é o Jardim do Méier, que fica em um dos lugares mais movimentados da região. A praça foi feita em uma antiga chácara e hoje é cercada por importantes prédios, como o Corpo de Bombeiros, o Hospital Municipal Salgado Filho e a estação Méier. O jardim tem um belo coreto no centro, que se destaca em meio à vegetação que o cerca.

Imóveis em Méier

168854 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Méier

  • Rio de Janeiro

  • Rio De Janeiro

Continuar buscando imóveis