Grajaú

Rio de Janeiro - Grajaú - Rio de Janeiro

R$ 717.583 Preço de venda R$ 1.831 Preço de locação

O Grajaú é um bairro bastante tradicional do Rio de Janeiro, localizado na região da Tijuca. Ao contrário da maioria dos bairros da capital carioca, o Grajaú foi planejado e surgiu de um loteamento feito no início do século XX. Considerado um bairro de classe média e classe média alta, o Grajaú é cortado por ruas importantes do Rio de Janeiro, como a Avenida Engenheiro Richard, a Rua Barão do Bom Retiro e a Avenida Menezes Cortes. Essas vias ligam o bairro a importantes lugares da cidade como Jacarepaguá, Tijuca e a região do Méier.

A região que abriga o bairro é conhecida como Vale dos Elefantes, próximo ao Pico do Papagaio. O bairro é essencialmente residencial possuindo poucos estabelecimentos comerciais. Sua principal característica são as ruas arborizadas e tranquilas, com casas nobres construídas no início do século XX e que preservam sua arquitetura antiga. Apesar disso, o bairro também possui vários prédios de apartamentos e alguns comerciais.

O Grajaú pode ser considerado um bairro completo e por isso atrai a atenção de muitas pessoas que estão à procura de casas e apartamentos na região, sejam eles, à venda ou para locação. O local abriga uma grande área verde, bons comércios, vasta oferta de serviços básicos e muitas opções de entretenimento e lazer. Os principais destaques são: a Associação Atlética Light e o Grajaú Country Club, o Grajaú Tênis Clube e a Reserva Florestal.

Os clubes são uma excelente opção para quem procura lazer e um bom lugar para praticar esportes. Já quem busca contato cokm a natureza, encontra na Reserva Florestal uma área aproximada de 55 hectares onde fica localizado ainda o fica localizado o Pico do Perdido, um lugar bastante procurado por montanhistas e estudantes de Educação Física. Além do Pico do Perdido, a região conta com outras excelentes opções para esportes radicais, como o Bico de Papagaio e a Pedra do Andaraí.

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

Considerado um bairro de classe média e classe média alta, o Grajaú é cortado por ruas importantes do Rio de Janeiro, como a Avenida Engenheiro Richard, a Rua Barão do Bom Retiro e a Avenida Menezes Cortes. Essas vias ligam o bairro a importantes lugares da cidade como Jacarepaguá, Tijuca e a região do Méier.

Essencialmente residencial, o Grajaú possui poucos estabelecimentos comerciais como escolas, botequins, entre outros. Sua principal característica são as ruas arborizadas e tranquilas, com casas nobres construídas no início do século XX e que preservam sua arquitetura antiga. Apesar disso, o bairro também possui vários prédios de apartamentos e alguns comerciais o que acaba atraindo muitas pessoas interessadas em casas e apartamentos à venda ou para locação.

História e infraestrutura

O Grajaú é um bairro bastante tradicional do Rio de Janeiro, localizado na região da Tijuca. Ao contrário da maioria dos bairros da capital carioca, o Grajaú foi planejado e surgiu de um loteamento feito no início do século XX. A região em que foi construído é conhecida como Vale dos Elefantes, próximo ao Pico do Papagaio.

O nome Grajaú é uma homenagem à uma cidade do Maranhão, terra natal do engenheiro que projetou e construiu o bairro. Por esse motivo, uma parte das ruas do Grajaú têm nomes de rios e cidades maranhenses. As outras ruas, por sua vez, têm nomes de cidades mineiras, pois muitos engenheiros de Minas Gerais trabalharam na construção do bairro.

O que conhecer no Grajaú

Um bairro encantador, o Grajaú possui várias opções de lazer e entretenimento. Os principais destaques são a Associação Atlética Light e o Grajaú Country Club, um clube social e desportivo, fundado no ano de 1940, que conta com quadras de tênis, academia de ginástica, ginásio, piscina e áreas de recreação.

Outro destaque é o Grajaú Tênis Clube, outro clube desportivo, bastante tradicional na cidade. Fundado em 1925, o clube tem muita história para contar, como conquistas de títulos em diversos esportes como natação, futebol de salão e tênis. O Tênis Clube já foi um dos lugares mais badalados do Rio de Janeiro, com apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais.

Reserva Florestal do Grajaú

O Grajaú pode ser considerado um bairro completo, com bons locais para visitar, uma excelente localização, construções históricas e belas casas para morar. Além de tudo isso, o bairro ainda é conhecido por sua imensa Reserva Florestal. No local, fica localizado o Pico do Perdido, um lugar bastante procurado por montanhistas e estudantes de Educação Física.

Com uma área aproximada de 55 hectares, a reserva faz fronteira com a área protegida do Parque Nacional da Tijuca. Além do Pico do Perdido, a região conta com outras excelentes opções para esportes radicais, como o Bico de Papagaio e a Pedra do Andaraí, que tem 442 metros de altitude.

Mas as vantagens do parque não param por ai. Ele, ainda, conta com uma área de lazer com tratamento paisagístico, que atrai turistas e moradores da comunidade.

Imóveis em Grajaú

159931 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Grajaú

  • Rio de Janeiro

  • Rio De Janeiro

Continuar buscando imóveis