Cidade Nova

Belo Horizonte - Cidade Nova - Minas Gerais

R$ 112.500 Preço de venda R$ 2.255 Preço de locação

Localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, o bairro Cidade Nova é movimentado, com excelente infraestrutura e qualidade de vida. O bairro fica um pouco distante do Centro, mas é muito fácil chegar até ele. O Cidade Nova é cortado pelas avenidas Cristiano Machado, José Cândido da Silveira, Otaviano Ferreira e Coronel Pedro Paulo Penido, importantes vias da capital mineira.

O bairro começou sua expansão a partir da década de 1960, quando a fazenda Retiro Sagrado Coração de Jesus, da Família Cândido da Silveira, foi loteada e começaram a surgir as primeiras casas. Mas foi somente a partir de 1977 com a construção dos primeiros prédios comerciais e de apartamentos que a antiga fazenda deixou de ser estritamente residencial.

A construção de diversos empreendimentos pelo bairro atraiu moradores e comerciantes de diversos setores. Foi depois dessa verticalização que surgiram os primeiros supermercados, shoppings, pizzarias, hotéis, clínicas, redes de fast food e agências bancárias. Igrejas, santuários e escolas foram erguidos no bairro, como a Paróquia Santa Luzia, o Santuário São Judas Tadeu, a Escola Estadual Ana de Carvalho, o Colégio São Miguel Arcanjo e a Escola Madre Paulina.

O Museu do Bordado é um mimo do bairro Cidade Nova, mas ele vai muito além de uma simples exposição cultural. Além de guardar obras do século XIX, no museu, também são realizados cursos e aulas de desenho artístico, pintura em tecido, pintura acrílica e pintura a óleo sobre tela.

Além disso, o bairro também conta com um parque de 14.080 metros quadrados. Ele foi criado no ano de 1990, o Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni. O nome foi dado em homenagem a um famoso artista plástico que morou por muito tempo no bairro Cidade Nova, e fez belas esculturas e peças de jardinagem para o parque. Por estar em uma área residencial muito edificada, o parque é um contraste com o restante do bairro. 

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

Um bairro movimentado, com excelente infraestrutura e qualidade de vida. É assim que se pode definir o Cidade Nova. Localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, o bairro é considerado de classe média e classe média-alta, e possui excelentes opções de casas e apartamentos à venda para diferentes gostos e necessidades.

O bairro fica um pouco distante do Centro, mas é muito fácil chegar até ele. O Cidade Nova é cortado pelas avenidas Cristiano Machado, José Cândido da Silveira, Otaviano Ferreira e Coronel Pedro Paulo Penido, importantes vias da capital mineira.

A história do Cidade Nova, do loteamento à verticalização

O Cidade Nova começou a se expandir na década de 1960, quando a fazenda Retiro Sagrado Coração de Jesus, da Família Cândido da Silveira, foi loteada e começaram a surgir as primeiras casas. Mas foi somente a partir de 1977 com a construção dos primeiros prédios comerciais e de apartamentos que a antiga fazenda deixou de ser estritamente residencial. Esses empreendimentos atraíram mais moradores e comerciantes de diversos setores.

Foi depois dessa verticalização do bairro que surgiram os primeiros supermercados, shoppings, pizzarias, hotéis, clínicas, redes de fast food e agências bancárias. Igrejas, santuários e escolas foram erguidos no bairro, como a Paróquia Santa Luzia, o Santuário São Judas Tadeu, a Escola Estadual Ana de Carvalho, o Colégio São Miguel Arcanjo e a Escola Madre Paulina nas proximidades de ótimas casas e apartamentos para locação, facilitando o dia do morador.

Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni

Localizado no bairro Cidade Nobre, o parque possui uma área totalmente cercada de 14.080 metros quadrados. Ele foi criado no ano de 1990, a partir de um Decreto Municipal, e em 2003, seu nome foi mudado para Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, em homenagem a um famoso artista plástico que morou por muito tempo no bairro Cidade Nova, e fez belas esculturas e peças de jardinagem para o parque.

Por estar em uma área residencial muito edificada, o parque é um contraste com o restante do bairro. Com uma vegetação variada, o lugar abriga exemplares de Ipês, Pimenta-de-macaco e Sucupira-preto, o Parque Ecológico, tem um pouco do Cerrado em sua vegetação, mas o que predomina são as árvores exóticas, ornamentais e frutíferas, que cobrem cerca de 70% do parque.

Museu do Bordado, um encanto do bairro Cidade Nova que precisa ser conhecido

O bordado é uma arte que esbanja cultura regional. Para registrar essa cultura, a artista Beth Lírio resolveu criar um lugar onde essa arte pudesse ser exposta. Foi dessa ideia que nasceu o Museu do Bordado, um lugar onde belas obras do século XIX estão guardadas. Entre os bordados do museu estão toalhas, lençóis, fronhas e camisolas. Além disso, também conta com a exposição de crochês. 

O Museu do Bordado é um mimo do bairro Cidade Nova, mas ele vai muito além de uma simples exposição cultural. No museu, são realizados cursos e aulas de desenho artístico, pintura em tecido, pintura acrílica e pintura a óleo sobre tela.

Imóveis em Cidade Nova

225212 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Belo Horizonte

  • Cidade Nova

  • Minas Gerais

Continuar buscando imóveis