Rio Vermelho

Salvador - Rio Vermelho - Bahia

R$ 1.218.838 Preço de venda R$ 5.841 Preço de locação

Situado entre os bairros de Ondina e Amaralina, o bairro do Rio Vermelho encontra-se numa localização privilegiada, onde é possível aproveitar os encantos de diversas praias, como Buracão, Mariquita, Santana, Paciência e Praia da Sereia. Famoso entre turistas e soteropolitanos por suas ruas estreitas e a predominância de casas ao invés dos altos prédios encontrados em outras partes da cidade, o bairro concede um charme maior ao bairro, onde se encontra a antiga residência do escritor Jorge Amado. Quando falamos sobre cultura, é inadmissível não mencionar uma das maiores celebrações religiosas que a cidade de Salvador promove e que acontece no bairro de Rio Vermelho. A Festa de Iemanjá, que acontece todos os anos no dia 02 de fevereiro em homenagem a rainha das águas é celebrada no Largo de Santana, onde se encontra a Igreja da Senhora de Sant’Ana, fundada no inicio do século 19 e que hoje sedia a paróquia de Santana.

O Rio Vermelho abriga unidades de importantes instituições de ensino de Salvador, como a Faculdade Ruy Barbosa e a UNIFACS, além da CAP, considerada uma das maiores escolas de TV e cinema do estado. Importante polo cultural de Salvador, o bairro acomoda grandes centros culturais, como o Teatro SESI Rio Vermelho, o Teatro Griô, o Espaço Cultural Bavna, a galeria de artes Prova do Artista e muitos outros. É no Rio Vermelho que estão as baianas de acarajé mais famosas do mundo, pessoas vindas de todos os cantos da cidade enchem os bares e, principalmente, estas famosas barracas de acarajé para apreciar a tradicional iguaria baiana. É comum encontrar gente da alta sociedade, políticos e diversos artistas pela região.

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

Famoso entre turistas e soteropolitanos, o Rio Vermelho é um bairro cheio de vida e alegria. Situado entre os bairros de Ondina e Amaralina, encontra-se numa localização privilegiada, onde é possível aproveitar os encantos de diversas praias, como Buracão, Mariquita, Santana, Paciência e Praia da Sereia.

A preservação do aspecto original, como as ruas estreitas e a predominância de casas ao invés dos altos prédios encontrados em outras partes da cidade, concede um charme maior ao bairro, onde se encontra a antiga residência do escritor Jorge Amado.

Assim como em outros locais da capital baiana com crescente valorização, a busca por imóveis no Rio Vermelho é alta. Seja para venda ou locação, as casas e apartamentos à venda presentes no bairro não costumam ficar disponíveis por muito tempo.

Lugar de Abundante Cultura

O Rio Vermelho abriga unidades de importantes instituições de ensino de Salvador, como a Faculdade Ruy Barbosa e a UNIFACS, além da CAP, considerada uma das maiores escolas de TV e cinema do estado. Importante polo cultural de Salvador, o bairro acomoda grandes centros culturais, como o Teatro SESI Rio Vermelho, o Teatro Griô, o Espaço Cultural Bavna, a galeria de artes Prova do Artista e muitos outros.

Entre todos esses, a Casa do Rio Vermelho é um dos locais que mais atrai a curiosidade e a admiração de artistas, turistas e fãs do casal Jorge Amado e Zélia Gattai. A casa, que se tornou museu, foi por muitos anos a morada desses dois importantes escritores baianos.

Celebração à Rainha do Mar

E por falar em cultura, seria inadmissível falar do Rio Vermelho sem mencionar uma das maiores celebrações religiosas que a cidade de Salvador promove. A Festa de Iemanjá, que acontece todos os anos no dia 02 de fevereiro.

A festa em homenagem à rainha das águas é celebrada no Largo de Santana, onde se encontra a Igreja da Senhora de Sant’Ana, fundada no inicio do século 19 e que hoje sedia a paróquia de Santana.

Durante os festejos, barcos seguem para o mar carregando os presentes enviados pelos devotos, que fazem seus pedidos e agradecem por graças alcançadas. Muita música, comidas típicas e procissões também marcam as homenagens à santa.

Diversão Por Toda a Noite

O Rio Vermelho é um bairro com inúmeros atrativos de cultura e lazer, no entanto é à noite que o movimento por largos e praças se intensifica. Pessoas vindas de todos os cantos da cidade enchem os bares e, principalmente, as famosas barracas de acarajé para apreciar a tradicional iguaria baiana.

É no Rio Vermelho que estão as baianas de acarajé mais famosas do mundo. É comum encontrar gente da alta sociedade, políticos e diversos artistas pela região.

 

Outro lugar de bastante movimento durante a noite do bairro é o Mercado do peixe ou Mercadão, como muitos costumam chamar. Aberto 24 horas, o mercado oferece pratos típicos do nordeste e diversos outros feitos de frutos do mar.

Imóveis em Rio Vermelho

97901 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Bahia

  • Rio Vermelho

  • Salvador

Continuar buscando imóveis