Itapuã

Salvador - Itapuã - Bahia

R$ 733.593 Preço de venda R$ 3.850 Preço de locação

O bairro é conhecido por ter sido inspiração da canção Tarde em Itapuã, composta por um dos maiores nomes da música popular brasileira, Vinicius de Moraes. Possui alguns dos grandes cartões postais da capital baiana, como o Farol de Itapuã e a lagoa do Abaeté, além de possuir belas praias como a praia de Placafor, a praia de Itapuã e a praia do Farol. Itapuã se tornou um local de referência para histórias e músicas, como é o caso do romance de Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos, onde a personagem principal desistiu da virgindade com o homem que se tornaria seu primeiro marido.

O bairro também foi a casa do grande poeta brasileiro Vinicius de Moraes e do compositor Dorival Caymmi, outro grande nome da música popular brasileira. Itapuã era uma vila de pescadores que cresceu em volta da igreja de Nossa Senhora da Conceição, erguida ali. A santa católica, que corresponde a Iemanjá no sincretismo religioso da Bahia, era objeto de festa e reunia os habitantes da vila. É um lugar de belas paisagens e alguns dos mais importantes pontos turísticos da Bahia, como o Farol de Itapuã, com 21 metros de altura e um alcance de 15 milhas náuticas, ou seja, 28 quilômetros e a praia de Itapuã, que possui águas verdes, coqueiros, pedras, piscinas naturais e areias claras, sendo uma das mais movimentadas de Salvador. O bairro também conta com um grande número de restaurantes e barracas de comidas típicas, como os quitutes do tabuleiro de Cira.

Tipos de imóvel

Atrativos do bairro

Um bairro com belas praias, bem frequentado e com uma linda vista do mar, assim se pode definir Itapuã, em Salvador. O bairro é conhecido por ter sido inspiração da canção Tarde em Itapuã, composta por um dos maiores nomes da música popular brasileira, Vinicius de Moraes.

É em Itapuã que estão localizados alguns dos grandes cartões postais da capital baiana: o Farol de Itapuã e a lagoa do Abaeté. Além disso, o bairro possui belas praias como a praia de Placafor, a praia de Itapuã e a praia do Farol.

A história de Itapuã

Em 1625, Itapuã era uma vila de pescadores que cresceu em volta da igreja de Nossa Senhora da Conceição, erguida ali. A santa católica, que corresponde a Iemanjá no sincretismo religioso da Bahia, era objeto de festa e reunia os habitantes da vila.

Itapuã se tornou um local de referência para histórias e músicas, como é o caso do romance de Jorge Amado, Dona Flor e Seus Dois Maridos. Na história, foi em Itapuã que a personagem principal desistiu da virgindade com o homem que se tornaria seu primeiro marido. O bairro também foi a casa do grande poeta brasileiro Vinicius de Moraes e do compositor Dorival Caymmi, outro grande nome da música popular brasileira.

Infraestrutura de serviços

O bairro e as praias de Itapuã possuem grandes empreendimentos hoteleiros, como o Hotel Deville Prime Salvador. Além disso, a área tem loteamentos luxuosos, com casas e apartamentos à venda de altíssimo nível. O bairro também conta com um grande número de restaurantes e barracas de comidas típicas, como os quitutes do tabuleiro de Cira.

Itapuã tem uma vida noturna agitada, com música e dança nos finais de semana, que acontecem geralmente na orla das praias e na Lagoa do Abaeté. Mesmo assim, para quem procura por tranquilidade, o bairro ainda possui uma vida calma, com suas ruas estreitas e comércio razoavelmente pequeno nos dias de semana.

Principais pontos turísticos

Itapuã é um lugar de belas paisagens e alguns dos mais importantes pontos turísticos da Bahia. É no bairro que se encontra o Farol de Itapuã, com 21 metros de altura e um alcance de 15 milhas náuticas, ou seja, 28 quilômetros. A praia de Itapuã, por sua vez, tem águas verdes, coqueiros, pedras, piscinas naturais e areias claras, e é uma das mais movimentadas de Salvador.

Outro destaque do bairro é o Parque Metropolitano do Abaeté. Ele foi criado em setembro de 1993 com o objetivo de proteger um dos principais cartões-postais da cidade, a Lagoa do Abaeté, que passava por uma forte degradação ambiental por conta do grande crescimento do bairro de Itapuã.

 

Com belas praias, cartões-postais e área de preservação ambiental, não há dúvida de que o bairro de Itapuã é um dos melhores locais na capital baiana para se morar ou fazer turismo.

Imóveis em Itapuã

138847 Imóveis

Informe seu e-mail

Filtros aplicados

  • Bahia

  • Itapuã

  • Salvador

Continuar buscando imóveis