O que é uma decoração minimalista? Confira suas características

Dicas para adotar o estilo minimalista na sua casa: desapego, móveis multifuncionais, limpeza, cores neutras, iluminação e objetos decorativos.

Por Redação - 06/04/2023

Atualizado: 23/06/2025 - 21:25

decoração minimalista

Um estilo que vem ganhando destaque é a decoração minimalista. Esse estilo, que tem como jargão “menos é mais”, transmite muito conforto, limpeza e praticidade para o seu dia a dia. Com a ideia de substituir o excesso de objetos decorativos e móveis sem utilidade por plantas e móveis multifuncionais, a tendência é tornar o ambiente muito mais espaçoso e aconchegante.

Quando pensamos em decoração minimalista, temos que pensar em um ambiente funcional e clean, onde nada está ali por acaso, mas sim porque tem uma razão para estar lá. Dessa forma, chega de futilidades espalhadas pela casa e então teremos uma casa muito mais organizada.

É impossível uma pessoa que conheça esse estilo não se apaixonar por ele, afinal, quem não gosta de coisas mais práticas e ambientes mais espaçosos? E é exatamente isso que o estilo minimalista propõe.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse estilo que vem se tornando tendência na decoração? Continue conosco!

O que é o estilo minimalista?

O conceito desse estilo é trazer toda a funcionalidade que aquele ambiente precisa com o mínimo possível de elementos, ou seja, “menos é mais”. Nesse estilo, praticamente não existem objetos decorativos, a menos que eles tenham de fato alguma função.

E isso se aplica aos móveis também, a menos que eles tenham realmente uma utilidade, não há razão para estarem ali. Ou seja, chega de móveis que só servem para apoiar objetos decorativos e ocupar espaço vazio. Aliás, nesse conceito, o espaço vazio é justamente o que é mais valorizado, quanto menos móveis e objetos você tiver no ambiente, melhor.

Isso não quer dizer que você deva abrir mão de todos os seus móveis e objetos e ficar com o ambiente vazio por completo, mas sim que quanto mais funções um objeto ou móvel suprir, melhor. Dessa forma, o ambiente deve ser decorado com móveis multifuncionais, de preferência discretos.

Ou seja, a decoração minimalista se destaca pela sua simplicidade, quanto menos espaço você ocupar com extravagâncias, mais confortável o ambiente ficará. Por exemplo, esse tipo de decoração é perfeito para um quarto de casal, onde você quer ter o mínimo de coisas possíveis à mostra.

Dicas para fazer uma decoração minimalista

Neste ponto, daremos algumas dicas para você começar a adotar este estilo de decoração em sua casa.

1. Desapego

O primeiro passo para adotar uma decoração minimalista em sua casa é desapegar de tudo que você tem em excesso, móveis, objetos, etc. Mantenha somente o que for essencial, desfaça-se de todo o resto, venda, doe ou jogue fora, mas tire de sua casa. Lembre-se de que na decoração minimalista só queremos as coisas que são utilizadas, então desfaça-se de tudo que você não usa.

2. Móveis multifuncionais

Lembre-se de que no conceito minimalista “menos é mais”, ou seja, optar por móveis que exerçam mais de uma função é o caminho para diminuir a quantidade de móveis em sua casa. Lembrando que o ambiente ainda deve ter sua funcionalidade. Ou seja, não adianta você tirar o sofá da sua sala de estar porque ele não é multifuncional ou tirar a cama do quarto porque ocupa muito espaço.

E isso também se aplica ao restante dos móveis pela casa, por exemplo, em sua sala de jantar, você pode ter apenas um móvel para guardar o aparelho de louça e ao mesmo tempo aparar algumas garrafas de bebidas, ao invés de ter um móvel para cada coisa.

3. Limpeza

Claro que qualquer ambiente deve ser limpo, mas especialmente em uma decoração minimalista, a limpeza é mais do que fundamental, e é isso que vai trazer a sensação de conforto e relaxamento. Por isso, é essencial manter o chão limpo e livre de objetos, assim como a superfície dos móveis do ambiente.

Como temos menos móveis e menos elementos, qualquer poeirinha já fica muito aparente, sendo necessária uma atenção redobrada na limpeza e manutenção do ambiente.

4. Cores

Aposte em cores neutras e claras, branco, bege e azul-claro

, são opções ótimas para esse tipo de decoração. Claro que se você se sente atraído por cores mais fortes, uma opção é escolher uma parede e pintar dessa cor mais intensa e as demais dê preferência para o branco.

5. Iluminação

Para uma decoração minimalista, é indicado ter muita luz natural. Uma grande janela ou varanda pode ser o que você precisa para isso. Porém, caso você não tenha uma entrada de luz natural tão boa assim, você pode utilizar plafons, que são luminárias embutidas que combinam super bem com esse estilo minimalista.

6. Objetos decorativos

Como dito anteriormente, nesse estilo de decoração, praticamente não se usam objetos decorativos. Porém, você pode usar um único e grande objeto de decoração no ambiente. Por exemplo, ao invés de muitas fotos pequenas no aparador, emoldure uma grande foto de um momento marcante e pendure na parede.

Você também pode usar plantas como no lugar de objetos decorativos, elas se destacam bastante em um ambiente minimalista. Além disso, as plantas comprovadamente trazem uma sensação de conforto e bem-estar para dentro de sua casa. Por isso, é uma ótima pedida apostar em diferentes tipos de plantas para decorar o seu ambiente minimalista.

7. Geometria

Tenha atenção à geometria do ambiente. Para uma decoração minimalista, recomenda-se apostar em linhas retas e objetos mais simétricos. É claro que se pode usar objetos com curvas, porém os objetos mais retos dão a impressão de um ambiente mais bem ocupado e “clean”.

Com todas essas dicas sobre o estilo de decoração minimalista, é impossível que você não consiga decorar a sua casa dessa forma. É claro que você também pode mesclar outros estilos de decoração, fazendo com que cada ambiente tenha um estilo diferente. O importante é que você se sinta confortável e feliz com a decoração de sua casa.

Se você gostou das nossas dicas de como funciona a decoração minimalista, não pode deixar de conferir esse outro post que separamos para você: O que muda depois de morar em uma casa à sua cara? e nos acompanhe no Instagram para mais dicas!



Carregando comentários...