Tendência: varanda gourmet se transforma em local ideal para receber amigos

Decorar a varanda com independência e aconchego favorece o uso do espaço

Possuir um espaço diferenciado, que possibilite receber amigos de maneira confortável para diversos eventos em casa, passou a ser um novo desejo de muitos que estão procurando um novo apartamento. Para suprir essa necessidade, as varandas têm ganhado destaque e uma nova utilização: elas têm sido transformadas em um espaço gourmet.

2526c_20170224_00203 (1280x853)

O conceito de varanda está presente na arquitetura nacional desde a época da colonização, quando influências portuguesas, mouras e orientais ditavam as regras das construções. Atualmente, ela ganhou uma infinidade de usos nas construções contemporâneas. “Espaço imprescindível nos projetos que realizamos, a varanda é um item de desejo do brasileiro”, conta Juliana Meda, arquiteta dos apartamentos decorados da construtora A.Yoshii.

Mas depois de selecionar o imóvel que melhor se enquadra no gosto do comprador, é preciso saber como a varanda será utilizada. O primeiro passo, de acordo com a arquiteta, é definir o propósito de uso para o espaço conforme os gostos e necessidades do comprador. “O principal é entender qual será a finalidade desse espaço. Se a ideia é ter um espaço para cozinhar e receber amigos, a varanda precisa oferecer a infraestrutura necessária para essa atividade. Já se a proposta é ter um espaço de lazer e leitura por exemplo, os móveis serão diferentes e precisam ser adequados para isso”, explica.

2526c_20170224_00208 (1280x853)

Apesar de simples, essas orientações são de grande importância na hora de equipar e decorar o espaço. Planejar antes será essencial para garantir a funcionalidade da varanda, que deve ter tomadas e iluminação adequadas para cada atividade. “Se na hora de receber amigos for preciso trazer tudo da cozinha, a varanda será um espaço difícil de usar e acabará sendo deixado de lado. Se fazer churrasco está entre os hobbies principais da família, então os móveis e a decoração terão que servir esse propósito. Ter espetos, tábuas e os ingredientes essenciais sempre à mão na varanda vai tornar mais prático o seu uso.”, analisa Juliana. A orientação é equipar o cômodo e deixar tudo à mão, garantindo a praticidade e comodidade que um espaço de lazer como esse pede.

A varanda gourmet, entretanto, também pode ser utilizada para outras finalidades no dia a dia. Se a opção for um recanto de leitura e lazer, os materiais serão mais aconchegantes e acolhedores, como tapetes, sofás reclináveis, almofadas e luzes de leitura. Se as crianças forem utilizar a varanda, o ideal é focar na segurança dos pequenos e na praticidade, com pisos emborrachados e materiais de fácil limpeza. Um espaço verde, com hortas verticais, também pode ser uma opção para quem quer ter um pouco mais de natureza dentro de casa.

2526c_20170224_00216 (1280x1009)

* A.Yoshii Engenharia desenvolve obras de grande porte, como usinas de açúcar e álcool e fábricas de papel e celulose. No segmento de incorporação, com empreendimentos residenciais e comerciais construídos em importantes cidades do Paraná, a A.Yoshii se destaca pela qualidade e pontualidade na entrega.

Compartilhe!

    Tags: , , , ,

    ©2017 IW Sua Casa – Decoração & Mercado - Mapa do Site
    mostrar
    Ao se registrar, você aceita e concorda com os termos e condições.
    onboarding_ok_titulo

    Estamos felizes em conhecê-lo

    Quer se mudar? Você tem uma busca grande pela frente, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar o imóvel ideal para você!

    Recuperar minha senha