WhatsApp Business: aprenda a usar a ferramenta no mercado imobiliário

WhatsApp Business: aprenda a usar a ferramenta no mercado imobiliário

Entenda como o aplicativo pode te ajudar a fechar mais negócios

WhatsApp para vender imóveis! Essa é sim uma das novidades do mercado imobiliário, mas será que dá certo? Bom, não é novidade que a internet mudou o jeito de fazer negócios e o modo como os clientes se comportam no mercado. Além disso, a tecnologia tem trazido muitas novidades que não devem ser ignoradas pelo setor.

 

O WhatsApp permite mais do que aproximação de pessoas no mundo virtual. O aplicativo também aproxima empresas, ajuda na prestação de serviços e traz velocidade a informação.

Com isso, é preciso que o corretor saiba os pontos positivos e aprenda como utilizar WhatsApp Business para dar um up no negócio.

Diferença entre WhatApp Comum e WhatApp Business

Exclusivo para pequenas e médias empresa, a versão Business do app tem recursos extras em relação a versão comum e que pode ser explorada com sucesso por imobiliárias.

Mensagens rápidas: na prática é a otimização das mensagens, onde o usuário pode lançar mão dos atalhos para criar texto padrão de agradecimento ou que passem ao cliente a imagem da sua empresa. Além de personalizar mensagens, essa opção é ideal para os períodos em que você estiver ausente e não puder responder seu cliente.

Perfil: uma etapa que pede cuidado, pois é uma espécie de cartão de visitas para seus clientes. Nesse passo é preciso informar endereço, site oficial, e-mail, horário de atendimento e até seu segmento de atuação.

Métricas: talvez uma das maiores vantagens, o corretor poderá acompanhar seus números com mais facilidade. O recurso é básico, mas ajuda ver quais as mensagens tiveram maior alcance, número de mensagens enviadas e quantas foram de fato abertas e lidas, entre outros. Com gráficos disponíveis, é ótimo para traçar estratégias de marketing.

Etiquetas: outra função prática para o corretor é poder etiquetar cada mensagem, separando por assuntos como clientes novos, negociação pendente, pagamento em aberto, entre outros. Ideal para se organizar. Você pode criar etiquetas ou usar os padrões: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado.

É preciso se adaptar a novidade

Obviamente o uso do aplicativo precisa de adaptação e não substitui o atendimento pessoal, além de ser necessário um cuidado para não cometer excessos.

Entenda que adotar métodos tecnológicos e investir em mensagens automatizadas em redes sociais não significa redução de quadro e menos gente atendendo. Por mais que se facilite um atendimento, sempre será necessária uma pessoa na ponta do negócio, garantindo a tirada de dúvidas e o fechamento da transação.

O WhatsApp Business deve ser enxergado como uma possibilidade de vender mais, otimizar seu tempo, se aproximar do seu cliente, ter agilidade no seu processo de atendimento e ter um diferencial no seu trabalho.

Autorização do cliente

Jamais se porte de maneira inconivente com seu cliente e saia enviando milhares de mensagem sem autorização, isso é um enorme erro.

O aplicativo pode ser bloqueado se houver abusos das empresas, além da imagem que você deseja para seu negócio. Tenha cuidado com essa imagem e com a credibilidade do seu negócio. Verifique as mensagens antes de enviá-las e tenha cuidado com os horários em eu elas serão enviadas.

Além disso, tenha uma foto profissional em seu perfil, cuidado com o uso de gírias e não seja afobado. Se já mandou uma mensagem, espere um tempo até enviar uma nova, caso contrário pode virar até uma perseguição.

É preciso sair do óbvio

Lembre-se que os clientes são bombardeados de e-mail, propostas e opções de ofertas durante todo o dia. Mesmo que ele tenha procurado contato, o corretor deve surpreender seus prospects para se destacar. Crie mensagens além de textos e letras, aposte em imagens, fotos e vídeos que mostrem seu empreendimento e reforcem sua fala, mas use material de qualidade.

Não misture as coisas

Uma das opções do aplicativo é separar a versão comum do aplicativo da versão business. Para que sua vida pessoal não atrapalhe a profissional e vice-versa, use números de telefones distintos em cada versão e garanta mais credibilidade e profissionalismo ao negócio.

Quem é o responsável?

Outro ponto importante, não deixe qualquer um responder seus clientes. Caso faça o trabalho sozinho, tenha um tempo para essa finalidade.
Já se trabalha junto a uma equipe, defina quem será o responsável por administrá-lo e quais são as tarefas dessa pessoa em relação a utilização do app.

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