Saiba como definir seu público-alvo no mercado imobiliário

Saiba como definir seu público-alvo no mercado imobiliário

Se você é corretor de imóveis e está procurando dicas para definir o seu público-alvo no mercado, não deixe de ler este artigo

Escolher o seu nicho e tipo de público pode parecer uma tarefa complicada, mas é possível resolver sem grandes dificuldades. Antes de tudo, é importante que você saiba que cada comprador tem um tipo de necessidade diferente, e que cabe ao corretor identificá-las e direcionar o atendimento para o tipo de negociação que mais faça sentido para o cliente.

Entender o tipo de público-alvo das negociações que você faz vai ajudá-lo a definir qual caminho você deve seguir dentro do setor de imóveis. Sua experiência dirá muito sobre qual o tipo de cliente que você tem mais facilidade para lidar.

Para delimitar os tipos de público que são encontrados no mercado é importante saber quem são seus clientes, o que eles buscam e quais são suas rotinas. Isso vai ajudar a traçar os perfis e, consequentemente, escolher o que você deseja para trabalhar. Se o que você procura são clientes que não buscam um endereço fixo ou desejam um lugar para morar por menos tempo, invista em quem procura por locação de imóveis. Se o foco são jovens que procuram o primeiro imóvel, trabalhe com unidades que tenham facilidade de pagamento, entrada ou financiamento. Caso queira famílias consolidadas com filhos, o seu tipo de cliente é quem procura unidades residenciais de 2 dormitórios ou mais, em regiões que possuem escolas e demais estabelecimentos úteis. O mesmo vale para investidores ou imóveis de alto padrão, tudo depende do “casamento” entre o que seus clientes procuram e quais deles você deseja atender.

Se o seu leque de unidades é grande e de tipos variados, pode ser possível atuar com mais de um público-alvo. O importante aqui é que você esteja ciente de como deve responder para cada um deles, com 100% do foco voltado para as necessidades que ele tem. Conheça das limitações de cada um e ofereça o que atende melhor ao tipo de demanda que ele procura.

O entendimento do target exige pesquisa, faça uma verificação dos negócios em que você obteve mais sucesso. Cruzando informações sobre perfis de clientes e tipos de negociação, converse com corretores que atuam na área que você deseja focar ou das áreas que você pretende abrir mão. Não tenha pressa, mas não deixe nunca de captar informações sobre o mercado para tomar a decisão mais acertada.

Ter um público alvo definido vai te ajudar a padronizar o atendimento, mantendo assim uma maior prática de negociação e evitando surpresas comportamentais que diferentes perfis de pessoas podem apresentar. Claro que cada caso é um caso, mas com o funil preparado a chance de você saber exatamente como levar a negociação é muito maior.

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