Qual a importância do contrato em uma locação por temporada?

Qual a importância do contrato em uma locação por temporada?

Confira neste artigo os principais pontos que devem constar no documento de locação por temporada e evite dores de cabeça

Intermediar a locação de um imóvel por temporada exige que corretor saiba todos os detalhes que envolvem essa negociação, no caso, locador, locatário e imobiliária. Isso ajuda a evitar possíveis problemas futuros, esclarecer as dúvidas que surgem no meio do caminho e, acima de tudo, impedir prejuízos e dores de cabeça. Para garantir que tudo saia como o combinado e evitar esse tipo de situação, é de extrema importância que seja feito um contrato de locação, mesmo se o aluguel for apenas para temporada.

A importância do contrato é firmar a negociação garantindo segurança para ambos os envolvidos, assim como descrever os direitos e deveres de cada um. É fundamental que estejam descritos todos os tipos de fatores passíveis de custos que serão de responsabilidade do locatário do imóvel além dos valores acordados para o aluguel, como por exemplo: cláusulas no caso de danificação do imóvel, quebra de contrato sem motivo aparente ou aviso prévio ao locador, desistência, entre outros.

O primeiro ponto do contrato que deve ser definido no contrato é a sua limitação de período. No caso dos imóveis de temporada, o locador cede o imóvel para uso do locatário com prazo determinado e que não ultrapasse 90 dias. Além disso, deve estar descrita também a finalidade do aluguel. A maioria das pessoas costuma alugar casas ou apartamentos por temporada em períodos como férias e feriados prolongados para lazer próprio. Após definição de todos os pontos importantes, o documento deve ser assinado pelas partes competentes, junto com testemunhas e fiadores, se for o caso.

O mercado de locação por temporada tem tido cada vez mais notoriedade devido às facilidades de se viajar dentro do país e é um ramo promissor com muito potencial para os corretores que querem investir na administração de imóveis. O estado de São Paulo, por exemplo, possui praias bastante visitadas tanto no litoral Norte, como Sul. Ubatuba e Praia Grande são dois dos destinos favoritos para quem procura aproveitar as folgas do trabalho no estado. Com sites de classificados de imóveis para aluguel de casas e apartamentos para temporadas, os próprios locadores tem anunciado seus imóveis para tirar uma renda extra.

Os usuários são exigentes e a procura leva muito em consideração o local onde o imóvel fica, a qualidade das imagens do anúncio e também as avaliações de quem alugou anteriormente. A melhor forma de garantir boas classificações e ter o imóvel recomendado é caprichar nos anúncios, dar todos os detalhes que fazem a diferença na escolha e tentar proporcionar a melhor experiência aos locatários.

Para ter negociações mais tranquilas e vantajosas, é essencial que o corretor, em parceria com o locador, atente-se aos pontos mencionados e capriche na divulgação. Fotos bem tiradas, nítidas e em ângulos que favoreçam o ambiente são sempre uma boa. Não esqueça de detalhar o que há de interessante para fazer na região, isso ajuda a valorizar a localização do imóvel e incentivar o usuário a fechar negócio.

Não deixe de ver os melhores destinos para temporada em: http://www.imovelweb.com.br/apartamentos-temporada.html

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos