Menos estresse! Aprenda a manter a qualidade de vida no trabalho

Menos estresse! Aprenda a manter a qualidade de vida no trabalho

Precisa melhorar sua qualidade de vida no trabalho? Confira algumas dicas importantes que separamos para você

A semana útil de trabalho é geralmente uma correria e, manter a cabeça fresca sem levar problemas para casa, muitas vezes é um desafio. Por várias vezes você já deve ter saído do expediente pensando em como resolver as pendências do dia na manhã seguinte, calculando o tempo para chegar àquela reunião ou até como conciliar as tarefas do cotidiano com as do trabalho sem deixar nada passar.

Acontece que, apesar de todas as tarefas que temos no dia a dia, precisamos desacelerar para manter a vida em ordem.

Uma das dicas mais valiosas para amenizar esses problemas é o planejamento. Parece óbvio, mas muitas pessoas se perdem nas suas tarefas e tem dificuldades para se organizar por falta de planejamento. Procure ter uma agenda para anotar os compromissos importantes que devem acontecer nos próximos dias. Escrever pode auxiliar no processo de memorização, ajudando você a se lembrar das coisas com mais facilidade no futuro. Criar o hábito de olhar a agenda diariamente no final do dia é o ideal para se preparar pros próximos dias da semana.

Anote suas tarefas em uma agenda virtual para complementar a agenda física. Esse tipo de anotação online te ajuda com lembretes minutos antes, dando tempo para você se organizar antes de começar a próxima atividade do dia. O celular é um grande aliado quando bem utilizado para o planejamento de datas e tarefas da semana. Utilize apps de organização sempre que necessário e configure os lembretes da melhor forma possível.

Faça pequenas pausas no seu dia de trabalho para tirar um pouco a cabeça da correria diária. Levante para ir ao banheiro, buscar uma água, café ou até saia do escritório por alguns minutos se houver oportunidade. Criar uma rotina de pausas é uma forma de desafogar o estresse em parcelas ao longo do dia.

Tente estipular um tempo para as tarefas diárias e distribuir melhor as demandas ao longo do dia. Sabemos que muitos imprevistos aparecem, mas é possível sim nos organizarmos para fazer com que eles afetem menos o nosso humor e saúde mental quando surgirem. Se o seu dia começa às 9h, pense na principal prioridade do dia e comece por ela, como por exemplo, ler e responder os e-mails até às 12h. Riscada a primeira tarefa, faça um intervalo ou saia para almoçar e retome o ritmo depois. Separar em blocos o seu dia ajuda a tranquilizar a cabeça, pois você realizará tudo o que precisa evitando interrupções de outras tarefas simultâneas. Dê tempo para cada coisa.

No seu tempo de folga, além de descansar para renovar as energias, você pode concentrá-las em algo que você goste de fazer, por exemplo, a prática de algum hobby. Você pode ler, pintar, tocar algum instrumento, escrever ou compor algo, enfim… Uma infinidade de coisas inspiradoras que ajudam a melhorar a qualidade de vida do corretor.

SóCorretor
COLUNISTA
PERFIL

Comente

Mais Matérias

Colunistas

Encontre aqui o imóvel
dos seus sonhos